A disciplina é uma técnica de poder que implica uma vigilância perpétua e constante dos indivíduos. Não basta olhá-los às vezes ou ver se o que fizeram é conforme a regra. É preciso vigiá-los durante todo o tempo da atividade de submetê-los a uma perpétua pirâmide de olhares. É assim que no exército aparecem sistemas de graus que vão, sem interrupção, do general chefe até o ínfimo soldado, como também os sistemas de inspeção, revistas, paradas, desfiles, etc., que permitem que cada indivíduo seja observado permanentemente.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2010.
Foucault, ao caracteriza a sociedade disciplinar, apresentou-nos o seu conceito de
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- Língua Portuguesa | A. Acentuação
(UFRGS) Darwin passou quatro meses no Brasil, em 1832, durante a sua 2célebre viagem a bordo do Beagle. Voltou impressionado com o que viu: "5Delícia é um termo 17insuficiente para 19exprimir as emoções sentidas por 28um naturalista a 8sós com a natureza em uma floresta brasileira", escreveu. O Brasil, 11porém, aparece de forma menos 21idílica em 27seus escritos: "Espero nunca mais voltar a um 12país escravagista. O estado da enorme população escrava deve preocupar todos os que chegam ao Brasil. Os senhores de escravos querem ver o negro romo outra espécie, mas temos todos a mesma origem."
Em vez do gorjeio do 6sabiá, o que Darwin guardou nos ouvidos foi 30um som 3terrível que 29o acompanhou por toda a vida: "13Até hoje, se eu ouço um grito, 39lembro-me, com 22dolorosa e clara memória, 43de quando passei numa casa em Pernambuco e ouvi urros 14terríveis. Logo entendi que era algum pobre escravo que estava sendo torturado,"
Segundo o 4biólogo Adrian Desmond, “a viagem do Beagie, para Darwin, foi 40menos 41importante pelos 15espécimes coletados do que pela 16experiência de 25testemunhar os horrores da 23escravidão no Brasil. 47De certa forma, ele escolheu focar na 20descendência comum do homem justamente para mostrar que 32todas as raças eram iguais e, 31desse modo, enfim, 44objetar 36àqueles que 18insistiam em dizer que os negros pertenciam a uma espécie diferente e inferior à dos brancos". 1Desmond acaba de lançar um estudo que mostra a paixão abolicionista 35do cientista, 26revelada por 33seus 7diários e cartas 42pessoais. “A extensão de 34seu interesse no combate à ciência de cunho racista 9é surpreendente, e pudemos detectar um ímpeto moral por 10trás de seu trabalho sobre a evolução humana - urna crença na ‘irmandade racial’ que 38tinha 37origem em 45seu ódio 46ao 24escravismo e que o levou a pensar numa descendência comum."
Adaptado de: HAAG, C. O elo perdido tropical. Pesquisa FAPESP, n. 159, p. 80 - 85, maio 2009.
Assinale a alternativa em que as três palavras são acentuadas graficamente pela mesma razão:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 6.2 Aliteração, Assonância e Onomatopeia
. Analise o quadrinho.
A expressão “NHAM! NHAM! NHAM!” quer dizer que o animal está
- Língua Inglesa | 2.07 Conjunções
(UCS) Special delivery
The other day in our mailbox there was a letter from Auntie Anne. She is nearing 80 and does not know how important Facebook has become. She is not interested in Twittering and does not see the use of Internet. She is addicted to pen and paper.
Every other week for the past 30 years I have sat down and written a letter to her. I started writing to her when I was 10 and she was living at Lake Ranch in the interior of British Columbia. Her letters were full of what Uncle Willi was doing. He was a cowboy and he rode quarter horses every day, moving cattle and watching out for rattle-snakes.
Her correspondence was like a novel 1whose main characters were my family, and I still have every letter. My letters were full of school in Victoria and family and ballet. I learned to 2pack mine with 3whatever I thought was important. She would write back with questions and slowly I learned how to tell a story. I also learned about the paraphernalia of letter writing, keeping my address book current, having a ready supply of paper, envelopes and stamps.
I caught the letter-writing bug myself. While still home in Victoria and studying at university, I wrote to friends who were studying and living in France and China. We shared our 4hopes and travels, and chronicled our love lives. I have boxes filled with their letters.
Once graduated from university, I packed my backpack and traveled around the world. My letters reached Auntie Anne from Asia and Europe. Places she had never seen, but 7was keen to hear all about. When 8I was homesick, letters from my family would find me everywhere and I would feel like the world was smaller. Someone out there cared.
Nowadays most wired people muse that 9snail mail is not all that relevant any more. Nobody uses the mail these days, they say. When was the last time someone 5actually wrote a letter? But what about postcards when you travel? What about the small businesses who rely on cheques in the mail? What about all those charities needing funds to carry on? What about all those things you order online? Who makes them come right to your door?
Now that the kids are out of school it seems the perfect time to get them to write to Auntie Anne. I coach them on the rules of writing to her. She does not like fancy paper any more. She thinks it is better to recycle a flyer from the mailbox or the back of the newsletter from my daughter´s preschool. We need to always use the formal salutation “dear” and formal closing “love”, because being dear to someone and telling them we love them is what we all want to get in the mail.
Auntie Anne always includes a note for each child with questions of their own to answer in a letter back to her. They usually carry her notes around and use them for bookmarkers for days afterward or dance around holding the letter in their hands.
I keep an addressed envelope on the kitchen counter ready in case I see a clipping from the newspaper I know Auntie Anne will be interested in, or a nice bit of artwork from the children or perhaps even a note written by them.
10As I mail my 6parcel to Auntie Anne, perhaps in the next week or so we will receive another letter from her. Because if we want a letter, we must first write one.
(KOVACH, P. R. Special delivery. The globe and the mail, Canada, July 12, 2011. – Texto adaptado.)
É possível afirmar que o segmento As I mail my parcel to Auntie Anne... (ref. 10) encerra a ideia de
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
exto base: Leia a frase a seguir e responda à questão. Toda criança, para realizar suas atividades do dia a dia, possui rotina. A rotina são as tarefas que fazemos todos os dias como: acordar, escovar os dentes, tomar café da manhã, entre outros...
Enunciado:
Preencha o quadro com as informações solicitadas sobre a sua rotina diária.
- Matemática
Os ambientalistas estimam que em uma cidade a concentração média diária de monóxido de carbono no ar será c(p) = 0,5p + 1 partes por milhão quando a cidade tiver uma população de p mil habitantes. Um estudo demográfico indica que a população da cidade dentro de t anos será p(t) = 10 + 0,1t2 mil habitantes.
Daqui a quanto tempo a concentração de monóxido de carbono atingirá o valor de 6,8 partes por milhão?