(UFJF) Em um campo experimental na Zona da Mata Mineira, uma pastagem foi queimada e abandonada. Com o passar do tempo, pesquisadores observaram a colonização por gramíneas, depois por ervas e arbustos, e finalmente por árvores. É CORRETO afirmar que se trata de uma sucessão ecológica:
Questões relacionadas
- História | 6.16 Conflitos no Oriente Médio
(PUC-RJ) O Estado de Israel, que completou 60 anos em maio deste ano, teve suas fronteiras definidas a partir de várias guerras com países vizinhos. A esse respeito, avalie as afirmativas a seguir:
I - O plano de Partilha da ONU (Resolução 181) de 1947 previa a retirada das tropas do Império russo, a criação de um Estado judaico e de um Estado independente árabe-palestino na região da Palestina.
II - Os árabes rejeitaram o plano de partilha da Palestina aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas e atacaram o recém-formado Estado de Israel em 1948: era o começo dos conflitos árabe-israelenses e do dilema dos refugiados palestinos.
III - A vitória israelense na Guerra dos Seis Dias (1967) permitiu a ocupação de quase toda a Palestina, isto é, do Sinai, da Faixa de Gaza, da Cisjordânia, de Jerusalém e o do Iraque.
IV - A partir de 1987, a população civil palestina começou a série de levantes (Intifada) contra a ocupação israelense usando paus, pedras e atentados.
Assinale a alternativa CORRETA.
- História
Observe a figura.
O ícone, pintura sobre madeira, foi uma das manifestações características da Civilização Bizantina, que abrangeu amplas regiões do continente europeu e asiático. A arte bizantina resultou
- Arte - Fundamental | 03.2. Artesanato indígena
12. História do Vídeoarte
Surgiu na década de sessenta, como meio artístico, num contexto no qual os artistas procuravam uma arte contrária à comercial. O surgimento deste tipo de linguagem na arte está intimamente associado com as inovações tecnológicas, assim, o ano 1974 ficaria marcado com o lançamento da primeira câmera portátil de gravação de vídeo: a Portapack, da Sony.
Entre seus princípios está a crítica à televisão a reconfiguração de sua linguagem através dos trabalhos de integrantes do grupo Fluxus, e pioneiros como Nam June Paik e o alemão Wolf Vostell.
Antes disso, o vídeo era usado apenas para fins comerciais, como para a televisão e treinamento em empresas. Seu início foi marcado pelo alto preço dos equipamentos o que limitou essa linguagem a artistas de países desenvolvidos, onde o acesso à tecnologia era menos custoso.
Os artistas do Fluxus procuraram, através dos novos suportes audiovisuais, criar uma espécie de “contra-televisão” e justamente fazer uma crítica aos ideais desse meio e dos modelos comerciais da época, subvertendo seu uso mais frequente.
Foi com as câmeras usadas no exército americano que Bill Viola começou suas experimentações video-artísticas. Originalmente um escultor, seus trabalhos permeiam o universo do zen e contém temas como água- sonho- vida- morte. Tratou-se de forçar a tecnologia a trabalhar ao subjetivo, criando uma tensão tal que abriga-se o fechar-se numa abstração total.
1968 - Bruce Nauman cria a instalação Bouncing in the corner . O vídeo-artista volta a câmera para si usando seu corpo como a própria obra num movimento de repetição.
1971 – O poeta nova-iorquino Vito Aconcci ao final dos anos sessenta volta-se para o lado performático e recria a ligação do espectador-obra em vídeos como Association area e The red tapes.
1973 – Richard Serra faz uma crítica social à mercantilização da imagem e seus processos políticos.
Em “Television” sentimos uma tensão entre o som e a imagem
1971 – John Baldessari cria o video Im making art, uma irreverente crítica à facilidade do meio.
1975 – Crítica ao discurso de gênero, à violência em prol da beleza. Em “Art must be beautifull” Marina Abramović lança mão também do discurso do belo: paradigma da arte.
1993 – Tall Ships foi a primeira instalação interativa. Gary Hill
Durante os anos oitenta, as imagens utilizadas por esta arte procuram provocar na audiência estados anímicos e evocar sensações.
Na atualidade, os avanços da tecnologia, permitem ampliar o leque de suas possibilidades criativas.
http://videarte.wordpress.com/historia-da-video-arte/
Converse com a turma sobre essa manifestação da arte contemporânea, o vídeoarte, e peça para pesquisarem a respeito em livros, revistas, jornais e sites. Depois das pesquisas realizadas, abra uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o material coletado. Enfatize nessa conversa a importância da mensagem que o artista quer passar através desse tipo de obra, uma crítica ao meio de comunicação mais popular que é a televisão.
Proponha aos alunos que criem um roteiro para um pequeno vídeo que consiga passar uma mensagem semelhante, uma crítica à televisão, um dos meios de comunicação de massa mais popular. Esse pequeno vídeo pode ser feito utilizando celulares ou câmeras fotográficas digitais compactas que gravam.
Organize com a turma uma mostra de videoartes.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Enunciado
Leia o texto a seguir.
A Declaração dos Direitos da Criança
Todo mundo diz que as crianças têm direito a um montão de coisas. Foi durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 20 de novembro de 1954, que representantes de centenas de países aprovaram a Declaração dos Direitos da Criança. Ela foi adaptada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, só que voltada para a criançada! Mas, é muito difícil a luta para que esses direitos sejam respeitados. A Declaração dos Direitos da Criança tem 10 princípios que devem ser respeitados por todos para que as crianças possam viver dignamente, com muito amor e carinho.
Disponível em: <http://sunnysthings.blogspot.com.br/2012/07/declaracao-dos-direitos-da-crianca-todo.html>.
A) Há quanto tempo existe a Declaração dos Direitos da Criança?
B) A existência dessa declaração é garantia para o seu cumprimento por todos os indivíduos no Brasil? Justifique sua resposta.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia o texto a seguir.
Mais do que um recurso natural. Mais do que um artigo de exportação. O que se descobriu em Minas, depois de dois séculos de colonização, foi uma fortuna em estado puro. Ao contrário do que ocorria com a cana-de-açúcar no Nordeste, o metal extraído dos leitos dos rios mineiros não dependia da variação de preço imposto por outros países; já vinha em forma de dinheiro. E era tão abundante que, embora quase sempre tivesse Portugal como destino, causou enorme impacto econômico e social também deste lado do Atlântico. Uma verdadeira corrida pelo ouro tomou de assalto a capitania, até então pouco habitada, e foram os escravos dos grandes proprietários que mais se dedicaram à mineração. E se nos primeiros tempos da corrida do ouro a riqueza ficava com quem chegasse primeiro e defendesse melhor o seu quinhão, com o tempo a exploração gerou forte concentração de renda...
REVISTA DE HISTÓRIA DA BIBLIOTECA NACIONAL, nov. 2008. Adaptado.
A partir das informações do texto sobre uma das atividades econômicas desenvolvidas no Brasil no período colonial, é correto afirmar que