(UNICAMP) Fósseis do organismo Spriggina (em vista dorsal na figura a seguir), que viveu há 550 milhões de anos, foram descobertos nas montanhas de Ediacara, na Austrália. Tais fósseis estão entre os mais antigos vestígios de seres multicelulares já encontrados.
Esse animal primitivo, cuja classificação desafia os pesquisadores, possui algumas características ainda encontradas na maioria dos animais existentes hoje. Esse animal apresenta
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text.
Choose the best alternative.
What happened while John was sailing?
- Língua Portuguesa | Habilidade 18
A ciência do Homem-Aranha
Muitos dos superpoderes do querido Homem-Aranha de fato se assemelham às habilidades biológicas das aranhas e são objeto de estudo para produção de novos materiais.
O “sentido-aranha” adquirido por Peter Parker funciona quase como um sexto sentido, uma espécie de habilidade premonitória e, por isso, soa como um mero elemento ficcional. No entanto, as aranhas realmente têm um sentido mais aguçado. Na verdade, elas têm um dos sistemas sensoriais mais impressionais da natureza.
Os pelos sensoriais das aranhas, que estão espalhados por todo o corpo, funcionam como uma forma muito boa de perceber o mundo e captar informações do ambiente. Em muitas espécies, esse tato por meio dos pelos tem papel mais importante que a própria visão, uma vez que muitas aranhas conseguem prender e atacar suas presas na completa escuridão. E por que os pelos humanos não são tão eficientes como órgãos sensoriais como os das aranhas? Primeiro, porque um ser humano tem em média 60 fios de pelo em cada cm2 do corpo, enquanto algumas espécies de aranha podem chegar a ter 40 mil pelos por cm2, segundo, porque cada pelo das aranhas possui até 3 nervos para fazer a comunicação entre a sensação percebida e o cérebro, enquanto nós, seres humanos, temos apenas 1 nervo por pelo.
Disponível em: http://cienciahoje.org.br. Acesso em; 11 dez. 2018. (adaptado).
Como estratégia de progressão do texto, o autor simula uma interlocução com o público leitor ao recorrer à
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.09 Textos do Dia a Dia: Receita
Texto base: Leia a receita a seguir para responder a questão.
Cone de doce de leite
Ingredientes
10 discos médios de massa de pastel (9 cm)
manteiga para untar
100 g de doce de leite
4 unidades de paçoca esfarelada
Modo de preparo
1°- Corte 10 discos médios de massa de pastel ao meio enrole uma extremidade em direção a outra, formando cones. 2°- Numa assadeira untada com manteiga disponha os 20 cones com a abertura para baixo e leve ao forno médio, 180°C, até dourar (+/- 15 minutos). Deixe esfriar. 3°- Depois de frio, recheie os cones com 100 g de doce de leite, salpique 4 unidades de paçoca esfarelada e sirva em seguida. DICA: Para manter os cones em pé coloque açúcar dentro de copos e encaixe os canudos. Disponível em: http://www.receitas.com/maisvoce/cone-de-doce-de-leite-4ef313fa3a96256ffc002533. Acesso em 10 jan. 2012.
Enunciado:
A receita apresentada pode ser considerada um gênero textual? Justifique sua resposta com elementos do texto
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Antônio levou as seguintes moedas para a escola para comprar o lanche na hora do recreio:
Enunciado:
Qual foi o valor total que Antônio levou para comprar o seu lanche?
- Matemática - Fundamental | 10. Usando o Dinheiro
PEDRO FOI A UMA LOJA PARA COMPRAR UMA TELEVISÃO DE BRINQUEDO. AO CHEGAR LÁ, VEJA A SITUAÇÃO QUE ELE ENCONTROU.
BIGODE, Antonio Jose Lopes. Matemática do cotidiano & suas conexões. p.243.1. Ed. São Paulo: FTD. 2005
QUANTO FICOU FALTANDO PARA ELE COMPRAR A TELEVISÃO DE BRINQUEDO?