(UEL) Além da simetria, os tecidos embrionários e a origem das cavidades corporais podem auxiliar na compreensão das principais relações evolutivas existentes entre os diferentes grupos animais.
Com base nos conhecimentos sobre as tendências evolutivas nos grupos animais, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Nasceu o dia e expirou.
Já brilha na cabana de Araquém o fogo, companheiro da noite. Correm lentas e silenciosas no azul do céu, as estrelas, filhas da lua, que esperam a volta da mãe ausente.
Martim se embala docemente; e como a alva rede que vai e vem, sua vontade oscila de um a outro pensamento. Lá o espera a virgem loura dos castos afetos; aqui lhe sorri a virgem morena dos ardentes amores.
Iracema recosta-se langue ao punho da rede; seus olhos negros e fúlgidos, ternos olhos de sabiá, buscam o estrangeiro, e lhe entram n’alma. O cristão sorri; a virgem palpita; como o saí, fascinado pela serpente, vai declinando o lascivo talhe, que se debruça enfim sobre o peito do guerreiro.
José de Alencar, Iracema
(FUVEST 2017 1° FASE) É correto afirmar que, no texto, o narrador
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Em vários países, a criança é protegida da exploração de seu trabalho por meio de leis, portanto, as atividades infantis devem ser
- História | 6.08 Imperialismo
(UFSM)
Na pintura de John Gast (Figura 1), Colúmbia, a mulher angelical, carrega a "luz da civilização" para iluminar os caminhos e guiar homens e carroças na marcha para o oeste dos Estados Unidos; enquanto ela avança e expande os cabos do telégrafo nos caminhos por onde passa, tanto os indígenas nativos como os animais selvagens fogem amedrontados.
No centro do cartaz (Figura 2), a mulher com armadura (uma referência à heroína Joana d'Arc) traz, na mão direita erguida, um ramo de oliveira, símbolo da sabedoria universal; a mão esquerda segura o escudo com as cores da bandeira francesa e o lema "progresso - civilização - comércio". É a alegoria da França conquistadora que se expande para a Ásia e África distantes, levando as luzes do progresso e do comércio para os povos que, por desconhecerem o majestoso brilho da civilização europeia, vivem na escuridão.
Essas imagens são alegorias de duas ideologias imperialistas do século XIX sintetizadas, respectivamente, nas expressões históricas.
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Para a produção de etanol combustível, as usinas retiram água do leito de rios próximos, reutilizando-a nas suas instalações. A vinhaça, resíduo líquido gerado nesse processo, é diluída para ser adicionada ao solo, utilizando uma técnica chamada de fertirrigação. Por meio desse procedimento, o fósforo e o potássio, essenciais à produção de cana-de-açúcar, são devolvidos ao solo, reduzindo o uso de fertilizantes sintéticos.
Essa intervenção humana no destino da vinhaça tem como resultado a diminuição do impacto ambiental referente à:
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UPE) Henrietta Lacks era uma mulher negra.
Em 1951, foi diagnosticada com um câncer no colo do útero, falecendo nesse ano. Dr. Gey recebeu amostras de células de Henrietta. Estas eram capazes de dobrar de quantidade em cerca de 24h, sendo batizadas como Células HeLa, iniciais do nome da mulher que lhes deu origem. Células normais sofrem os efeitos do envelhecimento ao longo do tempo, no processo de senescência celular. A capacidade de se replicarem é controlada por diversos mecanismos biológicos e também pelas extremidades dos cromossomos através de uma enzima. As células cancerígenas têm mutações, que permitem o crescimento descontrolado, não respondendo aos mecanismos naturais de controle e podendo se replicar indefi nidamente, a exemplo das células HeLa, razão pela qual são chamadas de “imortais”. Essas células sofreram uma mutação, que produz uma enzima, impedindo a entrada em senescência e morte. Assim, depois de 70 anos, essas células continuam a se replicar por laboratórios do mundo
HeLa, as células imortais Curiosidades – (farmaceuticodigital.com). Adaptado. Acesso em: 22 jul. 2021
Qual alternativa abaixo apresenta CORRETAMENTE o nome dessa extremidade cromossômica e da enzima envolvida nesse controle?