(UFSM)
SOARES, J. L. “Biologia: Os seres vivos, estrutura e funções”. São Paulo: Scipione, vol. 2, 2000. p. 91.
Considere as afirmações sobre o desenho:
I. A seta 1 aponta para uma cavidade do tipo pseudoceloma.
II. O organismo se reproduz por alternância de gerações e de formas.
III. As setas 2 e 3 apontam, respectivamente, para um coanócito e um porócito.
Está(ão) correta(s):
Questões relacionadas
- Física
(UTFPR) Um tipo de bate-estaca usado em construções consiste de um guindaste que eleva um objeto pesado até uma determinada altura e depois o deixa cair praticamente em queda livre. Sobre essa situação, considere as seguintes afirmações:
I. na medida em que o objeto cai, aumenta sua energia cinética.
II. na medida em que o objeto cai, aumenta sua energia potencial.
III. na queda, ocorre um aumento de energia mecânica do objeto.
IV. na queda, ocorre a conservação da energia potencial.
Está correto apenas o que se afirma em:
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Revista Mad. No 68, 1980.
O ser humano é responsável pela seleção de características, por exemplo, tipo e cor da pelagem dos animais domésticos, muitas das quais não eram observadas nos indivíduos selvagens das espécies. Cientistas das universidades de Uppsala (Suécia) e Durham (Reino Unido) explicam que o homem selecionou de forma ativa e proposital os animais domésticos com pelagens curiosas.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 7 abr. 2010 (adaptado).
A partir de suportes diferentes, os quadrinhos e o texto apresentado abordam o mesmo tema, que se refere à seleção:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Observe as imagens.
As imagens retratam duas relações sociais nas quais os escravos africanos estavam submetidos nos espaços de convívio no Brasil, a partir do século XVI. Essas relações sociais são, respectivamente:
- Matemática | 3.1 Introdução
O ganho real de um salário, r, é a taxa de crescimento do poder de compra desse salário. Ele é calculado a partir do percentual de aumento dos salários e da taxa de inflação, referidos a um mesmo período. Algebricamente, pode-se calcular o ganho real pela fórmula
em que i é o percentual de aumento no valor dos salários e f é a taxa de inflação, ambos referidos a um mesmo período.
Considere que uma categoria de trabalhadores recebeu uma proposta de aumento salarial de 10%, e que a taxa de inflação do período correspondente tenha sido 5%. Para avaliar a proposta, os trabalhadores criaram uma classificação em função dos ganhos reais conforme o quadro.
Ganho real
Classificação
Igual ou superior a 5%
Boa
Maior ou igual a 1,5% e menor do que 5%
Regular
Maior do que 0% e menor do que 1,5%
Ruim
Igual ou menor do que 0%
Inaceitável (ganho real negativo significa perda do poder de compra dos salários)
Eles classificaram a proposta de aumento e justificaram essa classificação apresentando o valor do ganho real que obteriam.
A classificação, com sua respectiva justificativa, foi
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O governo de um país pode se organizar na forma de uma monarquia ou na forma de uma república.
Apresente um aspecto que diferencia um governo monárquico de um governo republicano.