(UERN) Uma criança, moradora da zona rural de Mossoró-RN, apresentou os seguintes resultados em um hemograma.
Elementos | Nível |
Hemácias | Normal |
Hemoglobina | Inferior ao Normal |
Neutrófilos | Normal |
Eosinófilos | Superior ao Normal |
Linfócitos | Normal |
Plaquetas | Normal |
Assinale a alternativa que apresenta o quadro clínico dessa criança.
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(COLÉGIO NAVAL) A equação k²x – kx = k² - 2k – 8 + 12x, na variável x, é impossível. Sabe-se que a equação na variável y dada por 3ay + a-114y/2 = 17b+2/2 admite infinitas soluções. Calcule o valor de ab+k/4, e assinale a opção correta.
- Geografia | 5.2 Migração
A perseguição aos judeus e a outros grupos étnicos e religiosos, durante a Segunda Guerra Mundial, alertou o mundo para a necessidade de ampliar a proteção internacional às vítimas de perseguição e de estruturar um programa de asilo que envolvesse o maior número possível de países. Em meados dos anos 2010, o mundo conheceu o início de uma crise provocada pelo deslocamento geográfico de pessoas em dimensões globais. Trata-se da maior crise desta natureza desde a Segunda Guerra Mundial. Segundo dados da ONU, o número de pessoas deslocadas por guerras, perseguições de toda ordem e conflito, além daquelas que se deslocam devido a eventos ambientais extremos, atingia cerca de 60 milhões, considerando os que se deslocaram interna e externamente. Um dos maiores fluxos dessas pessoas passou a ocorrer do Oriente Médio e da África em direção à Europa.
LUCCI, A. et al. Território e Sociedade no Mundo Globalizado. Ensino Médio, 3. São Paulo: Saraiva, 2017, p. 185. Adaptado.
O deslocamento mencionado no texto refere-se à categoria demográfica especificamente denominada
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
As fábulas eram característica cultural de assírios e babilônios, contudo, graças a Esopo, um escravo grego que viveu no século VI a.C., essas histórias se consagraram como um gênero. Ele é considerado por Martins (1986), o “pai” do gênero. Suas fábulas atravessaram séculos, e em seus textos utilizava animais com características humanas objetivando dar exemplos através de ações e comportamentos de animais. Estas fábulas são conhecidas ainda hoje. O gênero fábula pode ser definido do Latim – fábula, narração. Narrativa curta, não raro, identificada com o apólogo e a parábola, em razão da moral implícita ou explícita, que deve encerrá-la, e de sua estrutura dramática. Em geral, é “protagonizada por animais irracionais, cujo comportamento, preservando as características próprias, deixa transparecer uma alusão, via de regra, satírica ou pedagógica, aos seres humanos” (MOISÉS, 1999, p. 226). Podemos ver as fábulas como gênero universal devido a sua íntima ligação com o saber popular. Esse gênero refere-se então a “uma pequena narrativa que serve para ilustrar algum vício ou alguma virtude, e termina, invariavelmente, com uma lição de moral” (BAGNO, 2006, p. 51). Percebe-se que este gênero tem acompanhado a humanidade nas mais diversas sociedades. A produção ou a reprodução de histórias dentro de determinado momento pode dizer muito sobre o pensar ou sobre a vida de uma sociedade em certa época.
Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br. Acesso em: 20 out. 2021.
O texto apresenta caracterizações do gênero “fábula”. Considerando-se as informações abordadas no texto, a fábula
- Biologia | 10.1 Características Gerais, Poríferos e Cnidários
(UCS) Analise a árvore filogenética abaixo, referente aos macacos antropoides, em que A representa a espécie humana.
Com base nessa figura, considere as afirmações a seguir.
I. As letras B, C e D correspondem, respectivamente, aos chimpanzés, aos gorilas e aos orangotangos.
II. A letra E corresponde a um ancestral comum a todos os macacos antropoides.
III. Não existe parentesco genético entre os homens e os chimpanzés.
Das afirmações acima,
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Uma empresa de ônibus utiliza um sistema de vendas de passagens que fornece a imagem de todos os assentos do ônibus, diferenciando os assentos já vendidos, por uma cor mais escura, dos assentos ainda disponíveis. A empresa monitora, permanentemente, o número de assentos já vendidos e compara-o como número total de assentos do ônibus para avaliar a necessidade de alocação de veículos extras.
Na imagem tem-se a informação dos assentos já vendidos e dos ainda disponíveis em um determinado instante.
A razão entre o número de assentos já vendidos e o total de assentos desse ônibus, no instante considerado na imagem, é