(FUVEST 2010 1ª FASE) Sobre os muçulmanos que vivem na África e Ásia é correto afirmar:
África - Ásia
Questões relacionadas
- Matemática | 15.3 Circunferência
(EEAR) As posições dos pontos A (1, 7) e B(7, 1) em relação à circunferência de equação (x – 6)² + (y – 2)² = 16 são, respectivamente:
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
As cidades industrializadas produzem grandes proporções de gases como o CO2. o principal gás causador de efeito estufa. Isso ocorre por causa da quantidade de combustíveis fósseis queimados, principalmente no transporte, mas também em caldeiras industriais. Além disso, nessas cidades concentram-se as maiores áreas com solos asfaltados e concretados, o que aumenta a retenção de calor, formando o que se conhece por "ilhas de calor". Tal fenômeno ocorre porque esses materiais absorvem o calor e o devolvem para o ar sob a forma de radiação térmica.
Em áreas urbanas, devido à atuação conjunta do efeito estufa e das "ilhas de calor", espera-se que o consumo de energia elétrica:
- Física
A figura representa uma parte de um toca-discos que opera nas frequências de 33rpm, 45rpm e 78rpm. Uma peça metálica, cilíndrica C, apresentando três regiões I, II e III de raios, respectivamente, iguais a R1,R2 e R3, que gira no sentido indicado, acoplada ao eixo de um motor. Um disco rígido de borracha D, de raio RD, entra em contato com uma das regiões da peça C, adquirindo, assim, um movimento de rotação. Esse disco também está em contato com o prato P, sobre o qual é colocado o disco fonográfico. Quando se aciona o comando para passar de uma frequência para outra, o disco D desloca-se para cima ou para baixo, entrando em contato com outra região da peça C.
A análise da figura, com base nos conhecimentos sobre movimento circular uniforme, permite afirmar:
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
O armazenamento de líquidos em recipientes deve prever a sua volatilidade. A tabela seguinte traz alguns líquidos que foram armazenados em recipientes iguais, de 1 litro de capacidade, ocupando 80% de seu volume, fechados devidamente com uma tampa. A seguir esses recipientes foram expostos ao sol, e, passado algum tempo, ouve-se um estampido devido ao arremesso da tampa, de um dos recipientes, provocada pelo aumento da pressão de vapor.
A tampa arremessada foi do recipiente
- Química | 2.6 Eletroquímica
A calda bordalesa é uma alternativa empregada no combate a doenças que afetam folhas de plantas. Sua produção consiste na mistura de uma solução aquosa de sulfato de cobre(II), CuSO4, com óxido de cálcio, CaO, e sua aplicação só deve ser realizada se estiver levemente básica. A avaliação rudimentar da basicidade dessa solução é realizada pela adição de três gotas sobre uma faca de ferro limpa. Após três minutos, caso surja uma mancha avermelhada no local da aplicação, afirma-se que a calda bordalesa ainda não está com a basicidade necessária. O quadro apresenta os valores de potenciais padrão de redução (E0) para algumas semirreações de redução.
MOTTA, I. S. Calda bordalesa: utilidades e preparo. Dourados: Embrapa, 2008 (adaptado).
A equação química que representa a reação de formação da mancha avermelhada é: