(FUVEST 2005 1ª FASE) Indicadores Sociais
http://www.pnud.org.br/2003. Acessado em julho de 2004
A análise do gráfico permite afirmar que a América Latina apresenta
Questões relacionadas
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UESC) É fornecida uma potência de 420,0W durante 20,0s a um bloco de cobre de massa igual a 0,50kg. Sabendo-se que apenas 60% do calor gerado sejam absorvidos pelo bloco, que o calor específico do cobre é igual a 0,1 cal/g°C e que 1 cal = 4,2J, o aumento de temperatura do bloco é igual, em °C, a
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UERN) Uma bola de massa m = 0,2kg é abandonada do repouso de uma altura de 2,3m e, após atingir o solo, volta a uma altura de 1,8m. Desprezando-se a resistência do ar e sabendo-se que o módulo da aceleração da gravidade local é 10,0 m/s2, é correto afirmar que a energia perdida pela bola, devido ao impacto com o solo, em J, é igual a
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2021 2° APLICAÇÃO) No se raje, chicanita (para Missy Anzaldúa)
No se raje, mi prietita,
apriétese la faja aguántese.
Su linaje es antiquisimo,
sus raíces como las de los mesquites,
bien plantadas, horadando bajo tierra
a esa corriente, el alma de tierra madre —
tu origen.
[...] Y sí, nos han quitado las tierras
Ya no nos queda ni el camposanto
donde enterraron a Don Urbano tu vis-visabuelo.
Tiempos duros como pastura los cargamos derechitas caminamos.
Pero nunca quitarán ese orgullo
de ser mexicana — chicana — tejana
ni el espíritu indio.
Y cuando los gringos se acaban —
mira como se matan unos a los otros —
aquí vamos a parecer
Quizá muriéndonos de hambre como siempre
pero una nueva especie
piel entre negra y bronces
segunda pestaña bajo la primera
con el poder de mirar al sol ojos desnudos.
Y vivas, m’ijita, retevivas.
ANZALDUA, G. Borderlands/la frontera: the new mestiza
San Francisco: Aunt Lute Books. 1987 (fragmento).
O poema expressa os sentimentos de uma chicana nos Estados Unidos. Nesse cenário o eu lírico faz um apelo fundamentado na
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Sem acessórios nem som
Escrever só para me livrar
de escrever.
Escrever sem ver, com riscos
sentindo falta dos acompanhamentos
com as mesmas lesmas
e figuras sem força de expressão.
Mas tudo desafina:
o pensamento pesa
tanto quanto o corpo
enquanto corto os conectivos
corto as palavras rentes
com tesoura de jardim
cega e bruta
com facão de mato.
Mas a marca deste corte
tem que ficar
nas palavras que sobraram.
Qualquer coisa do que desapareceu
continuou nas margens, nos talos
no atalho aberto a talhe de foice
no caminho de rato.
FREITAS FILHO, A. Máquina da escrever: poesia reunida e revista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.
Nesse texto, a reflexão sobre o modo criativo aponta para uma concepção de atividade poética que põe em evidência o(a):
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
(FCMMG) O gráfico abaixo refere-se à quantidade de 100 gramas de um determinado alimento:
Pelos valores fornecidos, podemos concluir que se trata de: