(FUVEST 2020 1º FASE) É de grande relevância aqui o fato de que uma grande proporção do trânsito de internet do mundo passa pelos Estados Unidos (...). Isso significa que a NSA (a agência de segurança nacional dos EUA) poderia acessar uma quantidade alarmante de ligações telefônicas simplesmente escolhendo as instalações certas. O que é ainda mais inacreditável: essas instalações não passam de alguns prédios, conhecidos como “hotéis de telecomunicação”, que hospedam os principais centros de conexão de internet e telefonia do planeta todo.
Stephen Graham, Cidades Sitiadas: o novo urbanismo militar, 2016. Adaptado.
A respeito da configuração espacial e geopolítica retratada no excerto e no mapa, é possível afirmar que
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Cordel resiste à tecnologia gráfica
O Cariri mantém uma das mais ricas tradições da cultura popular. É a literatura de cordel, que atravessa os séculos sem ser destruída pela avalanche de modernidade que invade o sertão lírico e telúrico. Na contramão do progresso, que informatizou a indústria gráfica, a Lira Nordestina, de Juazeiro do Norte, e a Academia dos Cordelistas do Crato conservam, em suas oficinas, velhas máquinas para impressão dos seus cordéis.
A chapa para impressão do cordel é feita à mão, letra por letra, um trabalho artesanal que dura cerca de uma hora para confecção de uma página. Em seguida, a chapa é levada para a impressora, também manual, para imprimir. A manutenção desse sistema antigo de impressão faz parte da filosofia do trabalho. A outra etapa é a confecção da xilogravura para a capa do cordel.
As xilogravuras são ilustrações populares obtidas por gravuras talhadas em madeira. A origem da xilogravura nordestina até hoje é ignorada. Acredita-se que os missionários portugueses tenham ensinado sua técnica aos índios, como uma atividade extra-catequese, partindo do princípio religioso que defende a necessidade de ocupar as mãos para que a mente não fique livre, sujeita aos maus pensamentos, ao pecado. A xilogravura antecedeu ao clichê, placa fotomecanicamente gravada em relevo sobre metal, usualmente zinco, que era utilizada nos jornais impressos em rotoplanas.VICELMO, A. Disponível em: www.onordeste.com. Acesso em: 24 fev. 2013 (adaptado).A estratégia gráfica constituída pela união entre as técnicas da impressão manual e da confecção da xilogravura na produção de folhetos de cordel:
- História - Fundamental | 13. A Nova Ordem Econômica e o Imperialismo
Para resolver a questão, leia o trecho.
Para justificar a ação imperialista, apresentaram-se razões humanitárias, que deram origem à Teoria do "Fardo do Homem Branco", segundo a qual as nações mais adiantadas tinham uma missão [...] a cumprir: levar o progresso às regiões mais primitivas, onde ele não poderia se desenvolver sozinho. Caberia ao "homem branco" livrar a África do canibalismo e do primitivismo. A pseudociência também foi utilizada para justificar a superioridade racial do homem branco em relação ao homem não branco e a expressão "darwinismo social" tornou-se comum entre os defensores do imperialismo.
Disponível em: <historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=551>. Acesso em: 12 mar. 2013.
O “fardo do homem branco” fazia parte contexto característico do século XIX conhecido como
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
Um líquido ferve quando a pressão de vapor do mesmo torna se igual a pressão atmosférica local. A igualdade dessas duas pressões acontece em uma dada temperatura a qual será chamada de temperatura de ebulição. Um estudante residente na cidade de Brasília mediu a temperatura de ebulição da água na sua cidade e percebeu que a mesma ferveu a uma temperatura de 90°C.
Ao observar a curva da pressão de vapor da água em função da temperatura pode entender que ele reside em uma cidade
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
O que mais a impressionou no passeio foi a miséria geral, a falta de cultivo, a pobreza das casas, o ar triste, abatido da gente pobre. [...] Havendo tanto barro, tanta água, por que as casas não eram de tijolos e não tinham telhas? Era sempre aquele sapê sinistro e aquele “sopapo” que deixava ver a trama de varas, como o esqueleto de um doente. Por que ao redor dessas casas não havia culturas, uma horta, um pomar? [...] Não podia ser preguiça só ou indolência. Para o seu gasto, para uso próprio, o homem tem sempre energia para trabalhar relativamente. [...] Seria a terra? Que seria? E todas essas questões desafiavam a sua curiosidade, o seu desejo de saber, e também a sua piedade e simpatia por aqueles párias, maltrapilhos, mal alojados, talvez com fome, sorumbáticos!...
BARRETO, L. Triste Fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
O trecho exposto é da personagem Olga, de Triste Fim de Policarpo Quaresma. Em Lima Barreto, a sequência grande de perguntas ao longo do texto configura o
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(UEFS)
A mistura de dihidrogeno-pirofosfato de sódio com hidrogenocarbonato de sódio, de acordo com a equação química, é utilizada como fermento químico na produção industrial de bolos, pães e biscoitos. Essa é uma forma rápida de fazer expandir, durante o aquecimento, a massa para o preparo desses alimentos, em relação à utilizada com fermento biológico.
Considerando-se essas informações, é correto afirmar: