Para a construção de uma escultura que ficará na frente de um prédio, um arquiteto fez o seguinte modelo, composto por um cubo de aresta b. Em cada vértice desse cubo maior, será fixado um cubo menor de aresta a.
A expressão que fornece o volume de toda a estrutura é:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: O Guia dos curiosos publicou uma tabela informando o número de atletas necessários à prática de alguns esportes. Leia as informações. NÚMERO DE ATLETAS EM CADA EQUIPE Guia dos curiosos. Disponível em: <http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/3320/1/curiosidades.html>. Acesso em: 20 set. 2014.
Enunciado:
De acordo com as informações da tabela, o esporte que necessita de mais atletas para a sua prática é o
- Biologia
Procurando bem
Todo mundo tem pereba
Marca de bexiga ou vacina
E tem piriri, tem lombriga, tem ameba
Só a bailarina que não tem
Edu Lobo e Chico Buarque, Ciranda da bailarina.
A bailarina dos versos não contrai as doenças causadas por dois parasitas de importância para a saúde pública: a lombriga (Ascaris lumbricoides) e a ameba (Entamoeba histolytica). Todo mundo, porém, pode-se prevenir contra essas parasitoses, quando
- Física
A indústria de produção de bens materiais vive em permanentes pesquisas no intuito de usar materiais cada vez mais leves e duráveis e menos agressivos ao meio ambiente. Com esse objetivo, é realizada a experiência descrita a seguir. Trata-se da determinação experimental da massa específica de um sólido e da densidade absoluta de um líquido. Um bloco em forma de paralelepípedo, graduado em suas paredes externas, feito do material cuja massa específica se deseja obter, é imerso, inicialmente em água, de densidade absoluta 1g/cm3 em que consegue se manter flutuando em equilíbrio, com metade de seu volume imerso (figura 1). A seguir, esse mesmo bloco é imerso em outro líquido, cuja densidade se deseja medir, passando a nele flutuar com 80% de seu volume imerso (figura 2).
O experimento conduz aos resultados da massa específica do material do bloco e da densidade absoluta do líquido, em g/cm3 respectivamente:
- Ciências - Fundamental | 03. Energia Térmica, Vida e Novos Materiais
Pedro é um turista que viajou para uma praia no Nordeste do Brasil. Quando chegou lá, ele ficou impressionado com a diferença de temperatura entre a água do mar e a areia. Ele percebeu que a água estava mais fria do que a areia, mesmo com o sol quente. Qual é a possível explicação para esse fenômeno percebido por Pedro?
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
A pegada hídrica é um indicador ligado à responsabilidade ambiental que leva em consideração o uso da água doce de forma direta e indireta, tanto do consumidor quanto do produtor, e define o volume total de água doce utilizado para produzir bens e serviços. Esse indicador se divide em três tipos: azul, verde e cinza.
Pegada azul – Calcula a quantidade de água superficial ou subterrânea evaporada, incorporada em produtos, devolvida ao mar ou lançada em outra bacia.
Pegada verde – Refere-se ao volume de água da chuva que evapora ou que é incorporada em um produto durante a produção deste.
Pegada cinza – Mede o volume de água necessário para diluir a poluição gerada durante o processo produtivo.
A imagem apresenta alguns dados da pegada hídrica do pão.
FERREIRA, P. Água Invisível. EBC. Disponível em: http://www.ebc.com.br. Acesso em: 22 ago. 2019 (adaptado).
Com base nessas informações, a pegada verde de 1 kg de pão equivale a quantos litros de água?