Ao analisar o mapa dos Estados Unidos durante uma aula de Geografia, um aluno percebeu que o estado de Wyoming tem forma praticamente quadrada. Esse mapa utilizava uma escala 1: 25 000 000 e, ao medir o comprimento do lado que representava o estado com uma régua, o aluno encontrou 2 cm.
Assim, esse aluno pôde concluir corretamente que a área desse estado, em km2, vale, aproximadamente,
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
Já na segurança da calçada, e passando por um trecho em obras que atravanca nossos passos, lanço à queima-roupa:
— Você conhece alguma cidade mais feia do que São Paulo?
— Agora você me pegou, retruca, rindo. Hã, deixa eu ver... Lembro-me de La Paz, a capital da Bolívia, que me pareceu bem feia. Dizem que Bogotá é muito feiosa também, mas não a conheço. Bem, São Paulo, no geral, é feia, mas as pessoas têm uma disposição para o trabalho aqui, uma vibração empreendedora, que dá uma feição muito particular à cidade. Acordar cedo em São Paulo e ver as pessoas saindo para trabalhar é algo que me toca. Acho emocionante ver a garra dessa gente.
R. Moraes e R. Linsker. Estrangeiros em casa: uma caminhada pela selva urbana de São Paulo. National Geographic Brasil. Adaptado.
(FUVEST 2011 1° FASE) Ao reproduzir um diálogo, o texto incorpora marcas de oralidade, tanto de ordem léxica, caso da palavra “garra”, quanto de ordem gramatical, como, por exemplo,
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
Uma carreta carregada com 5000L de ácido nítrico, HNO3 (63g/mol) com uma concentração 0,1mol/L provocou um congestionamento de pelo menos 15 quilômetros, na BR 381, que liga Belo Horizonte a São Paulo. Desgovernada, bateu na mureta e capotou contaminando a pista da BR com o ácido. Os bombeiros, chamados ao local, agiram rapidamente, adicionando na pista Ca(OH)2 (74g/mol), para neutralizar o ácido, evitando a contaminação do local.
(Texto adaptado do jornal Estado de Minas, de 9 de maio de 2000).
A análise das informações permite inferir que a massa de base necessária para neutralizar todo ácido em questão é próximo de
- História | 6.03 Revolução Industrial
Nos romances clássicos do século XIX, sobretudo de Balzac ou Jane Austen, a equivalência entre capital e rendimento anual, por intermédio de uma taxa de rendimento de 5% (ou, mais raramente, de 4%), era uma evidência absoluta. Por esse motivo, com frequência os escritores omitiam a natureza do capital e se contentavam em indicar apenas o montante da renda anual produzida. Informavam-nos, por exemplo, que um personagem dispunha de 50 000 francos ou de 2 000 libras esterlinas de renda, sem precisar se eram rendimentos da terra ou de juros sobre a dívida pública. Pouco importava, já que a renda era segura e sistemática nos dois casos, permitindo reproduzir, ao longo do tempo, uma estratificação social conhecida.
PIKETTY, T. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014 (adaptado).
A equivalência destacada nas obras desses romancistas remete aos seguintes aspectos da dinâmica europeia naquele período:
- Matemática | 10. Estatística
(UFRGS) O orçamento do Fundo de Amparo ao Trabalhador para 2010 é de 43 bilhões de reais. Um pesquisador estudou a distribuição desse orçamento e representou o resultado em um gráfico de setores, como na figura a seguir.
Nesse gráfico, a quantia destinada ao abono para quem ganha até dois salários mínimos foi representada por um setor cujo ângulo mede 72º. O pesquisador verificou, então, que o gráfico não estava correto, pois a quantia destinada ao abono encontrada na pesquisa superava em 200 milhões de reais a representada pelo gráfico. Logo, o valor encontrado na pesquisa para aquele abono foi, em bilhões de reais:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Answer the questions about yourself.
(A) How long have you been studying English?
_________________________________________________________________________________
(B) How long have you been living in your house?
_________________________________________________________________________________
(C) How long have you been practicing a sport?
_________________________________________________________________________________
(D) How long have you been playing with computer?
_________________________________________________________________________________