Algumas escolas estão exigindo avaliação oftalmológica como item de matrícula, objetivando evitar problemas com o aprendizado, tendo em vista que, em muitos casos, o mau aproveitamento escolar do aluno decorre de dificuldades visuais. A miopia é um defeito visual que pode ser causado por uma deformação do globo ocular ou por uma excessiva vergência do cristalino, e pode ser corrigida utilizando-se uma lente divergente.
A formação da imagem (i) de um objeto distante, em um olho míope, está melhor representa em:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o poema abaixo:
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
[...]
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
Vinícius de Morais. A rosa de Hiroshima. Rio de Janeiro , 1954. Disponível em: http://bit.ly/2RPv4S0. Acesso em: 10 fev. 2019.
O poema se refere a um dos acontecimentos mais marcantes da 2ª Guerra Mundial, chamado:
- Física | C. Indução Eletromagnética
60.(UESB) As leis do eletromagnetismo fundamentam boa parte da nossa tecnologia mecânica e eletroeletrônica. Os campos magnéticos e suas interações elétricas fazem funcionar desde um secador de cabelos até os complexos sistemas de telecomunicações, desde os poderosos geradores elétricos das usinas nucleares até os minúsculos componentes utilizados nos circuitos eletrônicos.
Com base nos conhecimentos sobre o Eletromagnetismo, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) No gerador elétrico, a movimentação de uma bobina em relação a um ímã não produz uma corrente elétrica, enquanto, no motor elétrico, uma corrente elétrica produz a movimentação de uma bobina em relação ao gerador.
( ) Sendo a massa e a carga do elétron, respectivamente, iguais a e é necessário um campo magnético uniforme de módulo igual a aplicado, perpendicularmente, a um feixe de elétrons que se move a para fazer com que os elétrons percorram uma trajetória circular de raio igual a 45,0cm.
( ) A corrente elétrica induzida em uma espira circular é, inversamente, proporcional à variação do fluxo magnético com o tempo.
( ) Um solenoide, quando percorrido por uma corrente, produz um campo magnético com polos Norte e Sul, igual a um ímã natural.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia o texto a seguir. Disponível em: <http://loja.ligahq.com.br/niquel-nausea-siga-seus-instintos.html>. Acesso em: 31 out.2014.
Enunciado:
O diálogo intertextual na tirinha se estabelece por meio
- Biologia | 8.6 Verminoses
(UNIME) Três quartos do total das doenças emergentes, incluindo hantavírus, a doença da vaca louca, e várias outras, historicamente importantes, como a malária, são causadas por patógenos zoonóticos.
Em relação a esses patógenos zoonóticos, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa
FOLHA – Seus estudos mostram que, entre os mais escolarizados, há maior preocupação com a corrupção.
O acesso à educação melhorou no país, mas a aversão à corrupção não parece ter aumentado. Não se vê mais mobilizações como nos movimentos pelas Diretas ou no Fora Collor. Como explicar?
ALMEIDA – Esta questão foi objeto de grande controvérsia nos Estados Unidos. Quanto maior a escolarização, maior a participação política. Mas a escolaridade também cresceu lá, e não se viu aumento de mobilização. O que se discutiu, a partir da literatura mais recente, é que, para acontecerem grandes mobilizações, é necessária também a participação atuante de uma elite política. No caso das Diretas-Já, por exemplo, essa mobilização de cima para baixo foi fundamental. O governador de São Paulo na época, Franco Montoro, estava à frente da mobilização. No Rio, o governador Leonel Brizola liberou as catracas do metrô e deu ponto facultativo aos servidores. No caso de Collor, foi um fenômeno mais raro, pois a mobilização foi mais espontânea, mas não tão grande quanto nas Diretas. Porém, é preciso lembrar que Collor atravessava um momento econômico difícil. Isso ajuda a explicar por que ele caiu com os escândalos da época, enquanto Lula sobreviveu bem ao mensalão. Collor não tinha o apoio da elite nem da classe média ou pobre. Já Lula perdeu apoio das camadas mais altas, mas a população mais pobre estava satisfeita com o desempenho da economia. Isso fez toda a diferença nos dois casos. A preocupação de uma pessoa muito pobre está muito associada à sobrevivência, ao emprego, à saúde, à própria vida. Para nós, da elite, jornalistas, isso já está resolvido e outras questões aparecem como mais importantes. São dois mundos diferentes.(Adaptado de: GOIS, Antonio. Mais conscientes, menos mobilizados. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br//fsp/mais/fs2607200914.htm>. Acesso em: 26 jul. 2009).
Assinale o período em que ocorre a mesma relação de sentido indicada pelos termos destacados em “Quanto maior a escolarização, maior a participação política.”.