Considere uma corda de violão, esticada e fixada nos pontos A e I, na qual são colocados pedacinhos de papel sobre os pontos D, E, F, G e H, conforme a figura a seguir. Observe que as distâncias entre cada ponto e seus vizinhos são todas iguais.
EPSTEIN, L. C. Thinking physics. São Francisco: Insight Press, 1995 (adaptado).
Com dois dedos de uma das mãos, comprime-se o ponto C e com um dedo da outra mão levanta-se a corda pelo ponto B, soltando-a em seguida. Nessa situação, os pedacinhos de papel que serão jogados para cima correspondem aos seguintes pontos da corda:
Questões relacionadas
- Biologia
(UPE) Leia o texto a seguir:
A elevada prevalência de parasitos intestinais nos países subdesenvolvidos se deve, principalmente, às precárias condições de saneamento básico e ao baixo nível de escolaridade da população. Num estudo realizado com 200 escolares da periferia de Salvador (BA), os pesquisadores identificaram cinco parasitos com maior frequência. São eles: Entamoeba coli (43,5%), Ascaris lumbricóides (25%), Endolimax nana (22%), Entamoeba histolytica/E. dispar (21,5%) e Giardia duodenalis (12,0%). O resultado apontou para a necessidade de implantação de programas de educação em saúde para a prevenção de infecções parasitárias e para a adoção de medidas que melhorem o estado nutricional das crianças.
Disponível em: http://ww.revistas.ufg.br/index.php/ iptsp/article/download/16762/10208. Adaptado.
Sobre os parasitas mencionados no texto, observe a sequência a seguir que representa o seu ciclo de vida.
1. Ingerir água ou alimento contaminado.
2. Haver liberação dos ovos no intestino delgado.
3. As larvas penetram no revestimento intestinal e caem na corrente sanguínea, atingindo fígado, coração e pulmões, onde sofrem algumas mudanças de cutícula e aumentam o tamanho.
4. As larvas permanecem nos alvéolos pulmonares, podendo causar sintomas semelhantes de pneumonia.
5. Ao abandonar os alvéolos, as larvas passam para os brônquios, a traqueia, laringe e faringe.
6. Em seguida, as larvas são deglutidas e atingem o intestino delgado, no qual crescem e se transformam em vermes adultos.
7. Após o acasalamento, a fêmea inicia a liberação dos ovos.
8. Os ovos são eliminados com as fezes. Dentro de cada ovo, ocorre o desenvolvimento de um embrião que, após algum tempo, origina uma larva.
9. Ovos contidos nas fezes contaminam a água de consumo e os alimentos utilizados pelo ser humano.
É CORRETO afirmar que o ciclo de vida acima pertence, exclusivamente, à:
- Física | C. Aparelhos de Medidas Elétricas
No circuito representado acima, as correntes Ig e Io assumem os valores indicados (zero e 1A respectivamente) quando a resistência variável é ajustada em um valor tal que R3=R2=2R1 ohms Sendo assim, quanto vale a soma,R1+R2+R3+R4 dos valores dos quatro resistores, em:
No circuito representado acima, as correntes Ig e Io assumem os valores indicados (zero e 1A respectivamente) quando a resistência variável é ajustada em um valor tal que R3=R2=2R1 ohms Sendo assim, quanto vale a soma,R1+R2+R3+R4 dos valores dos quatro resistores, em:
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(CFTMG) Dois corpos A e B de temperaturas TA e TB onde TA> TB são colocados em um recipiente termicamente isolado juntamente com um terceiro corpo C de temperatura Tc. Após atingido o equilíbrio térmico, as temperaturas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
(ENEM 2016 2ª APLICAÇÃO) Da corrida de submarino à festa de aniversário no trem
Leitores fazem sugestões para o Museu das Invenções Cariocas
“Falar ‘caraca!’ a cada surpresa ou acontecimento que vemos, bons ou ruins, é invenção do carioca, como também o ‘vacilão’.”
“Cariocas inventam um vocabulário próprio”. “Dizer ‘merrmão’ e ‘é merrmo’ para um amigo pode até doer um pouco no ouvido, mas é tipicamente carioca.”
“Pedir um ‘choro’ ao garçom é invenção carioca.”
“Chamar um quase desconhecido de ‘querido’ é um carinho inventado pelo carioca para tratar bem quem ainda não se conhece direito.”
“O ‘ele é um querido’ é uma forma mais feminina de elogiar quem já é conhecido.”
SANTOS, J. F. Disponível em: www.oglobo.globo.com. Acesso em: 6 mar. 2013 (adaptado).
Entre as sugestões apresentadas para o Museu das Invenções Cariocas, destaca-se o variado repertório linguístico empregado pelos falantes cariocas nas diferentes situações específicas de uso social.
A respeito desse repertório, atesta-se o(a):
- Biologia | 10.1 Características Gerais, Poríferos e Cnidários
(UEL) Muitas vezes, o processo de evolução por seleção natural é alvo de interpretações distorcidas. E quando o assunto é a evolução humana, a distorção pode ser ainda maior, pois o Homo sapiens é apresentado como o ápice do desenvolvimento. As ilustrações mais conhecidas da evolução estão todas direcionadas no sentido de reforçar uma cômoda concepção da inevitabilidade e da superioridade humanas. A principal versão dessas ilustrações é a série evolutiva ou escada de progresso linear. Esse avanço linear ultrapassa os limites das representações e alcança a própria definição do termo evolução: a palavra tornou-se sinônimo de progresso. A história da vida não é uma escada em que o progresso se faz de forma previsível e sim um arbusto ramificado e continuamente podado pela tesoura da extinção.
(Adaptado de: GOULD, S. J. Vida maravilhosa: o acaso na evolução e a natureza da história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p.23-31.)
A árvore filogenética, representada na figura a seguir, é construída com base nas comparações de DNA e proteínas.
Com base na análise dessa árvore filogenética, assinale a alternativa correta.