Disponível em: https://www.arnereismueller.com. Acesso em:28 jun. 2020.
Na tirinha acima vemos uma cena cotidiana sobre um diálogo entre pai e filho sobre assuntos escolares. O uso da expressão “I’m not buying it” nos leva a perceber que o garoto
Questões relacionadas
- Matemática
O conjunto-solução da inequação no conjunto dos números reais, é:
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
(UNINORTE) Vários processos fisiológicos, como crescimento e metabolismo, são coordenados pela ação de hormônios específicos.
Considerando-se as relações entre os órgãos produtores, seus respectivos hormônios e suas ações específicas, marque as afirmativas verdadeiras com V e com F, as falsas.
( ) pâncreas: produz adrenalina, que atua no metabolismo da glicose.
( ) hipófise: produz ocitocina, que provoca contrações uterinas.
( ) tireoide: produz serotonina em resposta às situações de estresse.
( ) adrenal: produz insulina, que estimula o metabolismo celular.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:
- Química | 2.8 Radioatividade
(UNICENTRO)
I. 21084Po → 42α + X II. 22688Ra → Z + 22286Rn
O ano de 2011 foi escolhido pela UNESCO e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada, IUPAC, como o Ano Internacional da Química, em homenagem ao centenário do prêmio Nobel de 1911, recebido por Marie Curie, uma das responsáveis pela descoberta dos radionuclídeos polônio e rádio, cujas reações de desintegração nucleares estão representadas, respectivamente, pelas equações I e II.
Considerando-se as informações do texto e as equações que representam a desintegração dos radionuclídeos polônio e rádio, é correto afirmar:
- Química | 1.3 Classificação Periódica
Leia o fragmento abaixo e responda à(s) questão(ões).
No capítulo Raios Penetrantes, Oliver Sacks relembra de um exame de úlcera do estômago que presenciou quando criança.
“Mexendo a pesada pasta branca, meu tio continuou: ‘Usamos sulfato de bário porque os íons de bário são pesados e quase opacos para os raios X’. Esse comentário me intrigou, e eu me perguntei por que não se podiam usar íons mais pesados. Talvez fosse possível fazer um ‘mingau’ de chumbo, mercúrio ou tálio – todos esses elementos tinham íons excepcionalmente pesados, embora, evidentemente, ingeri-los fosse letal. Um mingau de ouro e platina seria divertido, mas caro demais. ‘E que tal mingau de tungstênio?’, sugeri. ‘Os átomos de tungstênio são mais pesados que os do bário, e o tungstênio não é tóxico nem caro.’”
(SACKS, O. Tio Tungstênio: Memórias de uma infância química. São Paulo: Cia. das Letras, 2002).
Analise as seguintes afirmações sobre os elementos citados no texto.
I. O bário forma o cátion Ba2+, logo o íon, citado no texto, apresenta 56 prótons e 54 elétrons.
II. Chumbo, mercúrio e tálio pertencem à mesma família da tabela periódica, o que explica que apresentam propriedades semelhantes.
III. O tungstênio apresenta maior número atômico que o bário, logo, o raio atômico do tungstênio é maior que o raio atômico do bário.
Está(ão) correta(s):
- Física
Considere hipoteticamente duas bolas lançadas de um mesmo lugar ao mesmo tempo: a bola 1, com velocidade para cima de 30 m/s, e a bola 2, com velocidade de 50 m/s formando um ângulo de 30° com a horizontal. Considerando g = 10 m/s2, assinale a distância entre as bolas no instante em que a primeira alcança sua máxima altura.