É Negócio Casar
Ataulfo Alfes e Felisberto Martins
O Estado Novo
Veio para nos orientar
No Brasil na falta nada
Mas precisa trabalhar
Tem café, petróleo e ouro
Ninguém pode duvidar
E quem for pai de quatro filhos
O presidente manda premiar
É negócio casar!
Disponível em: https://www.vagalume.com.br. Acesso em: 15 maio 2020.
Durante o Estado Novo, Vargas fez um pacto com a Igreja Católica com o objetivo de restabelecer uma ética cristã baseada na valorização da família, do bom comportamento em grupo, do trabalho e da obediência ao Estado. No contexto histórico retratado pelo samba, a relação entre governo e a Igreja Católica tinha a intenção de
Questões relacionadas
- Química | A. Cálculos Químicos
(UNIT) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, aprovou resolução que reduz os limites de iodo adicionado no sal de consumo humano, NaCl. De acordo com a Agência, há indícios de que o consumo excessivo da substância química possa aumentar o número de casos de hipotireoidismo e tireoidite de Hashimoto. A norma anterior aprovada pela ANVISA recomendava a faixa entre 20,0mg e 60,0mg de iodo adicionado por kg de sal. Com a nova resolução, a faixa permitida passa para entre 15,0mg e 45,0mg. A adição de iodo ao sal de cozinha previne a deficiência na oferta de alimentos ricos em iodo em várias áreas do país. O processo de iodação do sal é uma medida adotada em todo o mundo com objetivo de prevenir distúrbios, como retardo mental grave e irreversível, surdo-mudez em crianças, anomalias congênitas e bócio.
As informações referidas no texto e os dados apresentados na tabela e suas relações com a ingestão diária desse nutriente permitem afirmar:
- História
A ilustração sintetiza a sociedade egípcia. A partir das informações que ela contém, é possível afirmar:
I. Na base da sociedade, encontrava-se o rio Nilo, cujas águas podiam ser aproveitadas para o cultivo sem necessidade de técnicas específicas nem aprimoramento de organização social.
II. O ecossistema do Nilo tinha como um dos elementos o sol, o qual está representado na figura de um deus, com disco solar sobre a cabeça, transmitindo a ideia de que ele ilumina e aquece o rio, a terra e os homens.
III. As árvores frutíferas e as cenas de plantio e colheita ocupam o centro da pintura, indicando a importância tanto das águas do rio quanto da luz da divindade solar para o ecossistema.
IV. A pintura é uma representação alegórica e não realista, não indicando informação sobre a estrutura política e administrativa (o faraó e seus funcionários), por isso não serve como fonte para o estudo da história e sociedade egípcias.
Está(ão) correta(s)
- Arte
(ENEM 2012 2º APLICAÇÃO)
As imagens representam, respectivamente, as obras Futebol, do artista plástico Nelson Leirner; eSuperhomens, de Rubens Gerchman. São obras representativas de um movimento denominado Pop Art, que ecoou no Brasil na década de 1960, no qual artistas se apropriaram de imagens da vida diária e da cultura de massa, tornandoas objetos de arte. A partir de uma perspectiva ampliada e crítica sobre o esporte, interpretada como um elemento da cultura corporal de movimento, as imagens
- Biologia | 12.6 Populações
O gráfico abaixo representa a ação de uma grave doença epidêmica sobre a população de ratos de uma pequena cidade.
Os períodos de tempo, numerados de I a IV, indicam, respectivamente.
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(UNIFACS) As cavernas que muitos consideram inóspitas e ameaçadoras são essenciais para a conservação da biodiversidade, servindo de abrigo e de fonte primária de alimento para grande número de espécies. Entre todas as interações que acontecem nesses ambientes, nenhuma é tão intrigante quanto as mantidas com os morcegos. Sem as cavernas, boa parte das espécies desses animais não existiria, e sem os morcegos muitas cavernas estariam condenadas. Portanto, não se pode associá-las apenas a trevas e malefícios: as cavernas contêm mais vida do que se imagina. Normalmente, os ambientes cavernícolas oferecem condições físicas ideais de temperatura e umidade para a ocupação por morcegos.
Quando se fala na preservação da diversidade desses animais, é comum surgir a pergunta: conservar morcegos para quê? Um argumento relevante vem dos Estados Unidos. Todos os anos, esse país economiza mais de US$4,5 milhões em pesticidas graças aos morcegos insetívoros que, todos os dias, no fim da tarde, voam em direção às fazendas em busca de alimento. Esses grandes grupos podem consumir, em apenas uma noite, mais de 200 toneladas de insetos causadores de pragas agrícolas. Alguns trabalhos indicam que esses pequenos mamíferos são os principais responsáveis pela entrada de nutrientes nas cavernas e que a matéria orgânica trazida por eles é a única fonte de energia utilizada por diversos invertebrados cavernícolas.
Os restos de alimentos levados para a caverna, juntamente com as fezes dos morcegos, acumulam-se no chão das cavernas, formando uma espessa e nutritiva camada de matéria orgânica em decomposição, chamada guano. O guano abundante oferece uma dieta rica para invertebrados, e esses atraem predadores vertebrados não residentes, que frequentam as cavernas apenas para se alimentar. Essa situação torna a presença dos morcegos indispensável para a existência de vida nesse ambiente: eles fornecem a matéria orgânica que dá início à cadeia alimentar, gerando um microssistema ecológico complexo, de vital importância para grande número de espécies. (NOVAES, 2012, p. 41-43).
Tratando-se de propriedades físicas das ondas ultrassônicas, como as emitidas pelos morcegos, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O ultrassom é representado por uma onda transversal que se propaga no vácuo com velocidade máxima de aproximadamente 3,0.108 m/s.
( ) O ultrassom se propaga com velocidade de módulo constante em uma região do corpo humano, que preserva a intensidade do sinal.
( ) O ultrassom, ao se propagar em um meio elástico, com interfaces de densidades diferentes, pode se refratar e se refletir.
( ) A onda sonora com frequência 20 kHz que se propaga no osso do corpo humano, com velocidade de 3.500 m/s, tem comprimento de onda igual a 17,5 cm.
( ) A energia de vibração mecânica transmitida por um feixe ultrassônico de intensidade 100 mW/cm² que incide sobre uma área de 1,0 cm² a cada segundo é igual a 1,0.10-1 J.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a