TEXTO I
MONTEIRO, V do R. Atirador com arco, 1925. Disponível em: https://artsandculture.google.com. Acesso em: 20 jul. 2020.
TEXTO II
PORTINARI, C. Café, 1935. Disponível em: https://www.graogourmet.com. Acesso em: 20 jul. 2020.
As obras em destaque reforçam os ideais modernistas e representam uma mudança na estética brasileira, uma vez que
Questões relacionadas
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
No universo Marvel, Wakanda é uma espécie de utopia afrofuturista: lar da personagem Pantera Negra e localizado no continente africano, nos quadrinhos, é o país mais avançado do mundo. Pois é basicamente isso que o cantor Akon irá construir (mas na vida real): uma cidade apontando para o futuro, com hospital, shopping, universidade, escola, usina, parque, estádio e mais, movida por energia renovável funcionando de forma 100% sustentável. Akon City ficará no Senegal, e o terreno de 809 hectares já foi cedido pelo músico para o governo senegalês.
PAIVA, V. “Wakanda” de Akon será cidade na África e terá energia 100% renovável. Hypeness.
Disponível em: https://www.hypeness.com.br. Acesso em: 17 set. 2020. (adaptado)
Sabendo que 1 hectare equivale a 10 000 m2, suponha que os responsáveis pelo projeto da Akon City irão produzir uma maquete da cidade, incluindo todo o terreno em que ela será construída, na escala 1 : 5000.
Na maquete, a área desse terreno, em dm2, será
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Uma coisa sobre o futuro do mercado é certa: ele será marcado por mudanças, impulsionadas pelos avanços tecnológicos – que “avançam” cada vez mais rápido. Para se manterem competitivos em um cenário de completa imprevisibilidade, as empresas e as pessoas precisam se adaptar. Entre as competências que se mostram cada vez mais necessárias está a habilidade de resolução de problemas.
Sua relevância se dá por alguns motivos. Primeiro, em meio às incertezas, há um fato garantido, que é o surgimento de novos problemas. Com esses novos problemas, o mundo precisará de profissionais aptos para os resolverem. Segundo Luiz, sócio e líder da área de inovação da FALCONI as tendências futuras apontam para a valorização de um profissional “resolvedor de problemas adaptativo criativo”.
Disponível em: https://www.napratica.org.br. Acesso em: 25 ago. 2020.
A abordagem sobre o futuro do mercado revela ao leitor que
- Física | 3.6 Termodinâmica
Um gás ideal e monoatômico contido em uma garrafa fechada com 0,1 m3 está inicialmente a 300 K e a 100 kP Em seguida, esse gás é aquecido, atingindo 600K.Nessas condições, o calor fornecido ao gás, em kJ foi:
- Língua Portuguesa
Onde há maior engajamento das pessoas no trabalho? Para responder essa pergunta, a consultoria Marcus Buckingham Company fez uma pesquisa em 13 países, entrevistando cerca de mil pessoas de várias empresas em cada um. Os Estados Unidos e a China estão empatados em primeiro lugar (com de engajamento total cada), o que não chega a ser uma surpresa diante da potência de suas economias. Mas aí começam as novidades: em segundo lugar está a Índia, com e em terceiro, o Brasil, com de engajamento, acima de países como a Inglaterra, o Canadá, a Alemanha, a Itália e a França. Solicitou-se aos entrevistados hierarquizar oito afirmações básicas, como “no trabalho, sei claramente o que esperam de mim” ou “serei reconhecido se fizer um bom trabalho”. Para os autores, a diferença de engajamento em cada país seria explicada de acordo com o grau de confiança que o entrevistado teria sobre a utilização de suas capacidades pessoais no trabalho. Mas há nuances: no Brasil, assim como na França, Canadá e Argentina, a afirmação “meus colegas me apoiam” recebeu também grande destaque, enquanto na Inglaterra e na Índia se valoriza mais o fato de ter colegas que compartilhem os mesmos valores.(Adaptado de: NOGUEIRA, P. E. A preguiça é mito? Época Negócios. ago. 2015. n.102. p. 21.)
Com base no trecho “Solicitou-se aos entrevistados hierarquizar oito afirmações básicas”, assinale a alternativa que apresenta a sua correta reescrita:
- Matemática | 12.2 Arcos e Ciclos
(FUVEST) Uma das primeiras estimativas do raio da Terra é atribuída a Eratóstenes, estudioso grego que viveu, aproximadamente, entre 275 a.C. e 195 a.C. Sabendo que em Assuã, cidade localizada no sul do Egito, ao meio dia do solstício de verão, um bastão vertical não apresentava sombra, Eratóstenes decidiu investigar o que ocorreria, nas mesmas condições, em Alexandria, cidade no norte do Egito. O estudioso observou que, em Alexandria, ao meio dia do solstício de verão, um bastão vertical apresentava sombra e determinou o ângulo entre as direções do bastão e de incidência dos raios de sol. O valor do raio da Terra, obtido a partir de e da distância entre Alexandria e Assuã foi de, aproximadamente, 7500 km.
O mês em que foram realizadas as observações e o valor aproximado de são
(Note e adote: distância estimada por Eratóstenes entre Assuã e Alexandria ≈ 900 km, π=3.)