SIMIELLI, M. E. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2009.
A elaboração regional do país nos chamados “Quatro Brasis”, tem como objetivo
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
Disponível em: https://www.contioutra.com. Acesso em: 20 out. 2021.
A tirinha faz referência a uma situação muito comum nas salas de aula: a discrepância entre o interesse do aluno e a abordagem do professor. Buscando convencer o seu interlocutor, o aluno da tira faz uso, enquanto estratégia argumentativa, de
- Matemática | 13.6. Circunferência
O atletismo é um dos esportes que mais se identificam com o espírito olímpico. A figura ilustra uma pista de atletismo. A pista é composta por oito raias e tem largura de 9,76 m. As raias são numeradas do centro da pista para a extremidade e são construídas de segmentos de retas paralelas e arcos de circunferência. Os dois semicírculos da pista são iguais.
Se os atletas partissem do mesmo ponto, dando uma volta completa, em qual das raias o corredor estaria beneficiado?
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(FUVEST 2020 1ª FASE) A reação de cetonas com hidrazinas, representada pela equação química
pode ser explorada para a quantificação de compostos cetônicos gerados, por exemplo, pela respiração humana. Para tanto, uma hidrazina específica, a 2,4-dinitrofenilhidrazina, é utilizadas como reagente, gerando um produto que possui cor intensa.
Considere que a 2,4-dinitrofenilhidrazina seja utilizada para quantificar o seguinte composto:
Nesse caso, a estrutura do composto colorido formado será:
- Geografia | 2. Cartografia
(ENEM 2017 2ª APLICAÇÃO) Projeção cartográfica é uma transformação que faz corresponder, a cada ponto da superfície terrestre, um ponto no plano.
GASPAR, J. A. Cartas e projeçõe. Lisboa: Lidel, 2005.
As relações do plano de projeção à superfície projetada mostradas nas figuras são identificadas,respectivamente em:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Pobre Isaura! Sempre e em toda parte esta contínua importunação de senhores e de escravos, que não a deixam sossegar um só momento! Como não devia viver aflito e atribulado aquele coração! Dentro de casa contava ela quatro inimigos, cada qual mais porfiado em roubar-lhe a paz da alma, e torturar-lhe o coração: três amantes, Leôncio, Belchior, e André, e uma êmula terrível e desapiedada, Rosa. Fácil lhe fora repelir as importunações e insolências dos escravos e criados; mas que seria dela, quando viesse o senhor?!...
GUIMARÃES, B. A escrava Isaura. São Paulo: Ática, 1995 (adaptado).
A personagem Isaura, como afirma o título do romance, era uma escrava. No trecho apresentado, os sofrimentos por que passa a protagonista: