(FUVEST 2010 1ª FASE) Leia a charge a seguir:
A charge chama a atenção, principalmente, para a
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
• Tinta nanquim preta
• Copinhos de plástico para café
• Pincéis de diferentes tamanhos
• Água
• Papel toalha para limpar os pincéis
• Pincéis atômicos de ponta fina coloridos
• Cartolinas em tamanho A4
• Lixa dágua fina
• Caderno de desenho
Desenvolvimento:
1 - Em 5 copinhos com água pela metade misture gotas crescentes de nanquim: no primeiro copo 1 gota, no segundo 2 e assim sucessivamente. Distribua os copinhos para grupos pequenos de alunos. Entregue primeiro a cartolina lixada (veja item 2) , os pincéis e só depois que explicar como será feita a atividade, distribua os copinhos com nanquim.
2 – Prepare, anteriormente, as cartolinas, passando uniformemente e de forma suave a lixa d’água sobre ela apenas para deixá-la mais porosa.
3 - Ao receber os papéis, os alunos deverão fazer pequenas manchas no papel. De vez em quando poderão colocar cores escuras sobre as mais claras e deixar que as manchas se formem sozinhas obtendo um resultado parecido com este:
4 - Os alunos poderão fazer pingos, enfim, deve-se conseguir várias manchas de tamanhos e formas o mais variadas possível.
5 - Colocar nome nas folhas e deixar secar.
6 - Na aula seguinte cada aluno deverá experimentar olhar para as manchas feitas e ver dentro delas a forma de um personagem. Não precisa ser necessariamente humano. Pode ser um animal, uma planta, um extraterrestre, um robô, um carro, enfim, interessa aqui fazer surgir um personagem da mancha de nanquim. Assim que descobri-lo, contornar sua forma com canetinha. As formas serão intuídas, mas poderão ser completadas com linhas que não estão presentes nas manchas.
7 - Transferir o desenho do personagem para o caderno de arte a fim de definir olhos, cabelo, etc.
8 - Assim que o personagem estiver definido, realizar seu desenho definitivo em uma cartolina tamanho A4, inserir um balão (daqueles de desenho animado) e escrever uma frase criativa.
9 - Uma exposição poderá ser montada com as diferentes fases do processo.
Observações:
1 - Se o professor julgar conveniente, poderá incentivar os alunos a escrever uma pequena história em quadrinhos com seu personagem. Sugiro, no máximo, uma sequência de quatro quadrinhos. Neste contexto o aluno poderá inserir um cenário, se quiser. Poderá também montar sua história de modo que seu personagem dialogue com o personagem do colega.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Enunciado:
- Sociologia - Fundamental | 4. Grupos e Instituições Sociais
Upe-ssa 3 2016) Leia o texto a seguir:
Tendo em vista que um dos principais sujeitos da sociedade civil organizada são os movimentos sociais, é importante registrar que os movimentos pela educação têm caráter histórico, são processuais e ocorrem, portanto, dentro e fora de escolas e em outros espaços institucionais. As lutas pela educação envolvem a luta por direitos e são parte da construção da cidadania. Movimentos sociais pela educação abrangem questões tanto de conteúdo escolar quanto de gênero, etnia, nacionalidade, religiões, portadores de necessidades especiais, meio ambiente, qualidade de vida, paz, direitos humanos, direitos culturais etc. Esses movimentos são fontes e agências de produção de saberes
.A Educação é considerada um aspecto integrador do indivíduo com o grupo social e funciona como um instrumento de transmissão do patrimônio cultural de uma sociedade. No texto, a forma de transmissão da educação é denominada de
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.13 Anúncio Publicitário: Cartaz
Leia o texto.
Criança menor de 5 anos deve ser vacinada no dia 10 de junho para
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
. Leia a dedicatória do romance de Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas, em que o narrador expõe fatos de sua vida, após sua própria morte:
Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas Memórias Póstumas
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.
O fato de o narrador dedicar o livro ao verme tem como finalidade: