(FUVEST 2005 1ª FASE)
A representação ao lado circulou na rede mundial de computadores em 2003.
Ela caracteriza o mundo segundo a visão
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Enunciado:
Na região nordeste do Brasil há muitas frutas deliciosas. A turma do 2º ano fez uma pesquisa para descobrir qual era a fruta preferida dos alunos. Observe o gráfico que mostra o resultado dessa pesquisa.
a) Complete a tabela com o número de votos que cada fruta recebeu.
b) Quantos tipos de frutas foram escolhidos pela turma do 2º ano? _______________________
c) Qual das frutas foi a preferida dos alunos? _____________________________
d) Qual é o total de votos da turma? __________________________
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o trecho a seguir. Seu êxito (de Hitler) foi possível pelo caos e (pela) desintegração do governo alemão que se seguiram à crise econômica de 1929 e foi resultado da complacência política de conservadores e comunistas para com o “fenômeno grotesco e transitório” do nazismo. FAUSTO, Boris. Folha de S. Paulo, 11 dez. 2007. (Fragmento)
Enunciado:
Com base no texto, estabeleça a relação entre a situação da Alemanha no contexto pós-Primeira Guerra Mundial e a ascensão do Partido Nazista.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Los niños ya han empezado, casi todos, su rutina en el colegio. Ahora ya iremos pensando que clases extraescolares van a escoger este año para completar su formación o sus ratos de diversión. Aunque un gran número de niños prefieren hacer algo totalmente lúdico o relacionado con el deporte, nunca está de más que observemos con detenimiento sus capacidades y sus preferencias, pues hay ciertas modalidades artísticas que nos suelen pasar por alto.
Una de ellas es la música. Aunque en el plan de estudios dan algunas clases para conocer el lenguaje musical, hay niños que presentan ciertas habilidades especiales para la ejecución de un instrumento. Según los estudios realizados hasta ahora, la música aporta muchísimos beneficios para el desarrollo, no solo interior del niño, sino también hacia el exterior. Según una última investigación, practicar música les ayuda a resolver problemas, al mismo tiempo que los convierte en seres más sociables.
Disponible en: < http://www.elbloginfantil.com/musica-ayuda-ninos-resuelvan-mejor-problemas.html>
Acceso el: 06 mar.2014. Fragmento
De acuerdo a la noticia, la música hace bien a los niños porque les ayuda a
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Capítulo LIV - A PÊNDULA
Saí dali a saborear o beijo. Não pude dormir; estirei-me na cama, é certo, mas foi o mesmo que nada. Ouvi as horas todas da noite. Usualmente, quando eu perdia o sono, o bater da pêndula fazia-me muito mal; esse tique-taque soturno, vagaroso e seco parecia dizer a cada golpe que eu ia ter um instante menos de vida. Imaginava então um velho diabo, sentado entre dous sacos, o da vida e o da morte, a tirar as moedas da vida para dá-las à morte, e a contá-las assim:
— Outra de menos...
— Outra de menos...
— Outra de menos...
— Outra de menos...
O mais singular é que, se o relógio parava, eu dava-lhe corda, para que ele não deixasse de bater nunca, e eu pudesse contar todos os meus instantes perdidos. Invenções há, que se transformam ou acabam; as mesmas instituições morrem; o relógio é definitivo, é perpétuo. O derradeiro homem, ao despedir-se do sol frio e gasto, há de ter um relógio na algibeira, para saber a hora exata em que morre.
Naquela noite não padeci essa triste sensação de enfado, mas outra, e deleitosa. As fantasias tumultuavam-me cá dentro, vinham umas sobre outras, à semelhança de devotas que se abalroam para ver o anjo-cantor das procissões. Não ouvia os instantes perdidos, mas os minutos ganhados. De certo tempo em diante não ouvi cousa nenhuma, porque o meu pensamento, ardiloso e traquinas, saltou pela janela fora e bateu as asas na direção da casa de Virgília. Aí achou no peitoril de uma janela o pensamento de Virgília, saudaram-se e ficaram de palestra. Nós a rolarmos na cama, talvez com frio, necessitados de repouso, e os dous vadios ali postos, a repetirem o velho diálogo de Adão e Eva.
Capítulo LV - O VELHO DIÁLOGO DE ADÃO E EVA
BRÁS CUBAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .?
VIRGÍLIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
BRÁS CUBAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
VIRGÍLIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .!
BRÁS CUBAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
VIRGÍLIA. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . .? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
BRÁS CUBAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
VIRGÍLIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
BRÁS CUBAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ! . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ! . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .!
VIRGÍLIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ?
BRÁS CUBAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .!
VIRGÍLIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . !
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. In: Obra completa.
Rio de Janeiro: Aguilar, 1994, v. I – Romance. p. 569.
Considere as afirmações a seguir:
I. O adjetivo singular (§ 6), pelo contexto, deve significar “simples”.
II. A palavra deleitosa (§ 7) significa “que causa delícia, prazer”, já que se opõe a “sensação de enfado”, usada anteriormente, na mesma frase.
III. O significado do verbo abalroar (§ 7) é “apressar”, e pode ser deduzido a partir de uma expressão usada anteriormente, na mesma frase.
IV. A expressão dous vadios (§ 7) refere-se aos pensamentos das duas personagens – Brás Cubas e Virgília.
Estão corretas apenas as afirmações:
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
No início de 2020, houve intensa divulgação sobre a Síndrome Nefroneural, causada pela contaminação da cerveja por dietilenoglicol (2-(2-hidróxi-etóxi)-1-etanol). Tal substância é usada para reduzir o ponto de congelamento da água em processos de refrigeração industrial. Este efeito está relacionado com a lei de Raoult, em consequência da variação da temperatura de congelamento das soluções com a constante criométrica.
O uso do dietilenoglicol é justificado por esse soluto