Diabetes melito tipo 1 é um distúrbio biológico em que há ausência de produção de insulina, hormônio que promove a retirada de glicose da corrente sanguínea e seu encaminhamento para o interior das células dos tecidos muscular, adiposo e hepático. Esse problema de saúde decorre de uma disfunção em uma glândula que atua no controle dos níveis de glicose no sangue.
A glândula que apresenta relação direta com a doença citada é o(a)
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
- Professor, leia com os alunos o texto a seguir.
DILEMAS MORAIS: O QUE VOCÊ FARIA? [...]
Agora os dilemas morais estão virando objeto de estudo de cientistas. E, para alguns deles, talvez os filósofos tenham trabalhado em vão ao se esforçar tanto para montar teorias morais. É que, segundo novas pesquisas, raramente usamos a razão para decidir se devemos tomar uma atitude ou não. Analisando o cérebro de pessoas enquanto elas pensavam sobre dilemas, os pesquisadores perceberam que muitas vezes decidimos por facilidade, empatia ou mesmo nojo de alguma atitude. Duvida? [...]
OS LIMITES DA PROMESSA
Um amigo quer lhe contar um segredo e pede que você prometa não contar a ninguém. Você dá sua palavra. Ele conta que atropelou um pedestre e, por isso, vai se refugiar na casa de uma prima. Quando a polícia o procura querendo saber do amigo, o que você faz?
( ) Conta à polícia
( ) Não conta à polícia
O antropólogo holandês Fonz Trompenaars realizou pesquisas em diversos países com dilemas como esse. O mais interessante é que as respostas variaram de acordo com o povo. A maioria dos russos acusaria o amigo na lata. Outros mentiriam para protegê-lo, dando dicas ambíguas à polícia, como os americanos. Já os brasileiros inventariam histórias malucas para dizer que a culpa não era do amigo, mas do pedestre [...]
Os gregos antigos já tinham consciência de que cada cultura tem noções diferentes sobre o que é certo ou errado: diziam que havia tantas morais quanto povos no mundo. A princípio, saber que a moral muda de acordo com a cultura é importante para não julgarmos costumes de um povo como se fossem os nossos, descobrindo suas razões particulares. Foi o que propôs o antropólogo Franz Boas (1858-1942), considerado o pai do relativismo cultural – a ideia de que nenhuma cultura é melhor que outra. Mas, quando duas culturas diferentes se chocam, surgem dilemas morais ainda mais difíceis [...]
Disponível em: <http://super.abril.com.br/cultura/dilemas-morais-o-que-voce-faria/>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Para este dilema, o holandês Fonz Trompenaars encontrou formas de condutas diferentes, de acordo com uma maioria de pessoas pesquisadas em cada país. Solicite aos alunos:
- a análise sobre o que leram, uma resposta individual para o dilema apresentado no texto e o registro das atividades.
- Estimule o debate e pergunte aos alunos:
- Vocês seguiram uma das tendências de ações detectadas pela pesquisa: dos russos, dos americanos ou dos brasileiros? Qual? Requisite as justificativas para as escolhas.
- A forma de conduta dos brasileiros, apresentada pela pesquisa, reflete a corrupção em nosso país? Requisite as justificativas para as respostas.
- Como a corrupção surge na sociedade?
- Solicite uma análise da charge e a resposta para a pergunta.
- O que a charge lhe comunica?
- Organize a turma em grupos e requisite a criação de dilemas morais fundamentados nas situações do cotidiano escolar.
Disponível em: <https://goo.gl/CT5iHO>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Geografia | 5.3 Urbanização
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) A mais profunda objeção que se faz à ideia da criação de uma cidade, como Brasília, é que o seu desenvolvimento não poderá jamais ser natural. É uma objeção muito séria, pois provém de uma concepção de vida fundamental: a de que a atividade social e cultural não pode ser uma construção. Esquecem-se, porém, aqueles que fazem tal crítica, que o Brasil, como praticamente toda a América, é criação do homem ocidental.
PEDROSA, M. Utopia: obra de arte. Vis – Revista do Programa de
Pós-graduação em Arte (UnB), Vol. 5, n. 1, 2006 (adaptado).As ideias apontadas no texto estão em oposição, porque
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- Pedir ao grupo que recolha em seus acervos de fotografias pessoais, aquelas que mais
gostem de si mesmo , não importando a idade que apareça na foto.
- Trazer estas fotografias para a sala de aula.
- O professor deverá fazer fotocópias das mesmas e entregar para cada aluno.
- Explicar para os alunos que eles irão recortar e colar a foto xerocada sobre uma folha branca.
- A proposta para esta atividade será realizar interferências na foto, cortando elementos,
acrescentando desenhos e outras imagens retiradas de revistas, colorindo a fotocópia, ou
seja, alterando a imagem original e recriando sobre ela uma nova.
- Auxilie os alunos quando achar necessário
- Vai ser uma atividade muito legal!
- Faça uma exposição dos trabalhos.
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5148
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Explique como os povos indígenas nativos do Brasil eram vistos pelos colonizadores.
Além da exploração da mão de obra indígena, de que outras formas os colonizadores se impuseram frente à população nativa brasileira?
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Uma administração municipal encomendou a pintura de dez placas de sinalização para colocar em seu pátio de estacionamento.
O profissional contratado para o serviço inicial pintará o fundo de dez placas e cobrará um valor de acordo com a área total dessas placas. O formato de cada placa é um círculo de diâmetro d = 40 cm, que tangencia lados de um retângulo, sendo que o comprimento total da placa é h = 60 cm, conforme lustrado na figura. Use 3,14 como aproximação para π
Qual é a soma das medidas das áreas, em centímetros quadrados, das dez placas?