(FUVEST 2005 1ª FASE) Observe o mapa: Ferrovias no Brasil - 1999.
Adapt. IBGE, 2003.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente a expansão da malha ferroviária no Brasil nas Regiões I e II.
Região I Região II
Produto Porto Produto Porto
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Releia a outra parte da letra da música:
“[...] E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa
Assume o jogo
Faz questão de se cuidar [...]”
Faça uma comparação entre a letra da música e os papéis assumidos pelas mulheres na atualidade.
Escreva o papel da mulher em relação:
Ao contexto familiar.
À sua educação.
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
(UECE) “Toda a obra de Francis bacon se destina a substituir uma cultura do tipo retórico-literário por uma do tipo técnico-científico. Bacon está perfeitamente consciente de que a realização deste programa de reforma comporta numa ruptura com a tradição. De que tal ruptura diz respeito não só ao modo de pensar, mas também ao modo de viver dos homens. O tipo de discurso filosófico elaborado no mundo clássico pressupõe, segundo Bacon, a superioridade da contemplação sobre as obras, da resignação diante da natureza sobre a conquista da natureza, da reflexão acerca da interioridade sobre a pesquisa voltada para os fatos e as coisas.”
ROSSI, Paolo. Os filósofos e as máquinas:1400-700. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p.75/adaptado.
A passagem acima expõe a relação entre o pensamento filosófico moderno, representado por Francis Bacon, e o pensamento filosófico clássico. Sobre essa relação, é correto afirmar que
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
Entrei numa lida muito dificultosa. Martírio sem fim o de não entender nadinha do que vinha nos livros e de que o mestre Frederico falava. Estranheza colosso me cegava e me punha tonto. Acho bem que foi desse tempo o mal que me acompanha até hoje de ser recanteado e meio mocorongo. Com os meus, em casa, conversava por trinta, tinha ladineza e entendimento. Na rua e na escola — nada; era completamente afrásico. As pessoas eram bichos do outro mundo que temperavam um palavreado grego de tudo.
Já sabia ajuntar as sílabas e ler por cima toda coisa,mas descrencei e perdi a influência de ir à escola, porque diante dos escritos que o mestre me passava e das lições marcadas nos livros, fique sendo um quarta-feira de marca maior. Alívio bom era quando chegava em casa.
BERNARDES, C. Rememórias dois. Goiânia: Leal, 1969.
O narrador relata suas experiências na primeira escola que frequentou e utiliza construções linguísticas próprias de determinada região, constatadas pelo
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2017 LIBRAS) A cidadania exige um elo de natureza diferente, um sentimento direto de participação numa comunidade baseado numa lealdade a uma civilização que é um patrimônio comum. Compreende a lealdade de homens livres, imbuídos de direitos e protegidos por uma lei comum.
MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
A vigência do pacto político mencionado está vinculada à
- Literatura | 5.3 Contemporâneo
TEXTO I
Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2019/07/a-negra-de-tarsila-e-esfinge-que-perturba-boas-intencoes-do-masp.shtml. Último acesso 20 ago 19.
TEXTO II
Tarsila do Amaral pintou a tela “A Negra” quando estudava em Paris. A artista buscou mostrar em sua arte um ambiente tipicamente tropical do Brasil, fato este facilmente identificável através da gigantesca folha da bananeira em diagonal semicurvada que se entrelaça à figura da negra.
http://artefontedeconhecimento.blogspot.com/2010/07/negra-tarsila-do-amaral.html
As concepções racionalistas, oriundas do Darwinismo social do século XIX dominavam a burguesia europeia e brasileira.
O espírito iconoclasta de Tarsila e do Modernismo se manifesta na