(FUVEST 2005 1ª FASE) Observe o mapa: Ferrovias no Brasil - 1999.
Adapt. IBGE, 2003.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente a expansão da malha ferroviária no Brasil nas Regiões I e II.
Região I Região II
Produto Porto Produto Porto
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: O gráfico a seguir representa o tempo de vida de algumas espécies de animais: Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br/img/matematica/tempo-aproximado-vida-animais.jpg>. Acesso em: 11 mar. 2014.
Enunciado:
De acordo com o gráfico, as afirmações a seguir são comprovadas pelo gráfico, menos uma delas. Descubra qual.
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
O fordismo equivaleu ao maior esforço coletivo para criar, com velocidade sem precedentes e com uma consciência de propósito sem igual na história, um novo tipo de homem. Os novos métodos de trabalho são inseparáveis de um modo específico de viver.
HARVEY, D. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola, 1992 (adaptado)
O fordismo é considerado o sistema de produção que mais se desenvolveu e se espalhou no século XX. Segundo Harvey, o modo de produção fordista potencializou o surgimento de um homem consumista ao possibilitar que o(a)
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto a seguir. A criação do mito Quando no homem desperta a consciência humana e verifica que no seu habitat coabitam outras espécies diferentes da sua, que lhe causam problemas, e que outros grupos humanos são hostis entre si; quando se sente aterrorizado pelas forças da natureza como o mar tempestuoso; quando as tempestades lhes destroem os seus bens, começa a intuir que existem causas que obedecem a leis misteriosas que desconhece; e tendo dificuldade em determinar que causas são essas, o homem passa a atribuí-las ao destino, à divindade e aos deuses da terra e dos céus, porque são estas forças misteriosas que explicam como tudo acontece. Inicia-se, então, um longo processo de organização dos espaços, nascendo, em simultâneo, o desejo de dominação entre grupos para afastar o medo e a insegurança face a ataques exteriores de animais ou pessoas. Perante esta realidade, os povos encontram nos mitos a força anímica bastante para os unir no seio das suas comunidades. Disponível em:<http://eurosophia.com/mito/mito.htm> Acesso em 15 out. 2014 (fragmento)
Enunciado:
A) Que situações e sentimentos, de acordo com o texto, levaram o homem à criação do mito?
B) Vivemos hoje em um mundo com uma grande diversidade em relação às questões religiosas. Muitas práticas e crenças se espalharam pelo território brasileiro. Que atitudes as pessoas devem ter diante das opções religiosas de cada cidadão?
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Leia um trecho de uma reportagem a seguir.
Decibel é uma medida usada para a intensidade do som.
RUÍDO DO MAL
O silêncio é um ilustre desconhecido das grandes cidades. Até nos momentos em que os serviços públicos param, os sons urbanos permanecem. E eles fazem mal à saúde. Pelos critérios da Organização Mundial de Saúde, ruídos constantes acima de 55 decibéis durante o dia e 40 decibéis durante a noite são prejudiciais. No cotidiano, um cidadão enfrenta diversas situações que ultrapassam esses limites, de restaurantes cheios a ruas movimentadas. (...)
Disponível em <http://veja.abril.com.br/231209/ruido-mal-p-150.shtml> Acesso em 10/04/2010 - adaptação
Com relação aos ruídos mostrados na reportagem, podemos dizer que o maior e o menor ruído são provocados por:
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
(UECE) “[É] uma coisa bem notável que não haja homens [...] que não sejam capazes de arranjar em conjunto diversas palavras e de compô-las num discurso pelo qual façam entender seus pensamentos; [...] os homens que, tendo nascido surdos e mudos, são desprovidos dos órgãos que servem aos outros para falar, [...] costumam inventar eles próprios alguns sinais, pelos quais se fazem entender por quem, estando comumente com eles, disponha de lazer para aprender a sua língua.”
DESCARTES, R. Discurso do método, V.
A passagem acima informa sobre a relação entre pensamento e linguagem no racionalismo moderno.
Sobre essa relação, pode-se afirmar corretamente que