(FUVEST 2005 1ª FASE) Observe o mapa: Ferrovias no Brasil - 1999.
Adapt. IBGE, 2003.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente a expansão da malha ferroviária no Brasil nas Regiões I e II.
Região I Região II
Produto Porto Produto Porto
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Era melhor chorar diante da pia do banheiro. Porta trancada para ninguém perceber. Não podia chorar. Até podia, mas ninguém podia saber. Ou ver. Era alto, forte, chamava a atenção das garotas. A franja de lado dava um ar de superioridade. Era definitivamente invejável. Tinha tudo que um garoto da sua idade queria ter. Até a moto, com que ia à escola e depois dava carona para uma menina bonita. Garoto assim não tem fraqueza. Garoto assim não tem por que chorar. Chora quem tem fome, quem sofre, quem não tem o que quer. Se o vissem chorando iam pensar o quê? Era preciso manter a imagem diante de todos.
Disponível em: https://www.google.com. Acesso em: 12 mar. 2022.
As narrativas são conduzidas por um narrador, que apresenta as cenas utilizando determinadas perspectivas, determinadas formas de olhar. No texto, a descrição da personagem é orientada por um olhar que
- Língua Portuguesa
Cineclube em SP realiza feira de trocas mensalmente
1No último domingo (7), a associação Cineclube Socioambiental Crisantempo, localizada na Vila Madalena, bairro da zona oeste de São Paulo, realizou uma feira em que os moradores puderam trocar objetos entre si. 2A iniciativa busca incentivar o consumo 3consciente e levar para o espaço o conceito de economia solidária.
4A feira de trocas acontece uma vez por mês, sempre aos domingos. O grupo aconselha levar livros, roupas, CDs, DVDs, aparelhos eletrônicos, brinquedos, objetos de decoração, objetos em geral que estejam em bom estado.
Segundo os organizadores, o objetivo é “promover um espaço de reflexão sobre o consumo, trocar diversos tipos de objetos, saberes e sabores”. Por isso, também podem ser levados alimentos e plantas, além de “serviços e saberes”. Tudo para a troca de ideias e divulgação de utilidades.
O evento funciona da seguinte maneira: 5cada um coloca seus bens num local e utiliza uma etiqueta com seu nome. Após a organização dos espaços pessoais, os participantes circulam para conhecer os espaços dos outros e 6num determinado momento (ao tocar do sino) começam as trocas.
7O espaço também promove o desapego através da doação. Há uma área destinada apenas para doar objetos às instituições que necessitam. Para finalizar, acontece um lanche 8compartilhado com alimentos levados pelos próprios participantes. 9Uma 10experiência colaborativa agradável, que questiona o 11individualismo imposto nas grandes cidades.
Fonte: http://cicIovivo.com.br/noticia/cinecIube-em-sp-realiza-feira-de-trocas-mensaImente/. Acesso em 03/10/2016.
Releia o trecho a seguir, destacado do texto:
“(...) num determinado momento (ao tocar o sino) começam as trocas.” (referência 6)
Em relação ao elemento sublinhado nesse trecho, é possível afirmar que a preposição “a” introduz uma oração adverbial reduzida com valor de:
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UNICENTRO) Grandes expoentes da nanotecnologia, os nanotubos de carbono mostraram-se capazes de concentrar 100 vezes mais energia captada dos raios do Sol em relação aos tradicionais painéis solares. Ao juntar 30 milhões desses tubos compostos por folhas de átomos de carbono, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, formaram antenas que concentram a energia solar em pequenos espaços. Se tudo der certo, os grandes painéis solares instalados no telhado de casas que possuem esse tipo de energia poderão ser trocados por pequenos artefatos semelhantes a luminárias de jardim... (ANTENAS solares..., 2010).
Analise as alternativas a seguir relacionadas às distintas fontes energéticas utilizadas pelos seres humanos e os possíveis impactos ambientais ocasionados pela sua utilização.
I. A energia hidrelétrica é uma das alternativas energéticas mais poluentes devido à intensa liberação de CO2 durante a movimentação das turbinas movidas pelo fluxo de água.
II. A utilização dos combustíveis fósseis pelos seres humanos tem elevado o CO2 atmosférico, contribuindo, assim, para a elevação da temperatura média da Terra.
III. A utilização de energia solar como fonte alternativa apresenta-se em crescente desenvolvimento, apesar dos impactos ambientais gerados a partir da sua utilização.
IV. Dentre as fontes alternativas de energia, destaca-se a energia nuclear como geradora de menor risco ambiental.
A alternativa que apresenta apenas a(s) afirmativa(s) correta(s) é a:
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
(UEG) Analise a tabela e o gráfico a seguir.
A tabela e a figura acima são relativas às concentrações hormonais durante as fases do ciclo menstrual. Sobre a interpretação das informações apresentadas, pode-se afirmar:
- Literatura | 8. Obras Literárias
I. Surge então a pergunta: se a fantasia funciona como realidade; se não conseguimos agir senão mutilando o nosso eu; se o que há de mais profundo em nós é no fim de contas a opinião dos outros; se estamos condenados a não atingir o que nos parece realmente valioso –, qual a diferença entre o bem e o mal, o justo e o injusto, o certo e o errado? O autor passou a vida a ilustrar esta pergunta, que é modulada de maneira exemplar no primeiro e mais conhecido dos seus grandes romances de maturidade.
II. É preciso todavia lembrar que essa ligação com o problema geográfico e social só adquire significado pleno, isto é, só atua sobre o leitor, graças à elevada qualidade artística do livro. O seu autor soube transpor o ritmo mesológico para a própria estrutura da narrativa, mobilizando recursos que a fazem parecer movida pela mesma fatalidade sem saída. (...) Da consciência mortiça da personagem podem emergir os transes periódicos em que se estorce o homem esmagado pela paisagem e pelos outros homens.
(FUVEST 2019 1° FASE) Nos fragmentos I e II, aqui adaptados, o crítico Antonio Candido avalia duas obras literárias, que são, respectivamente,