(FUVEST 2014 1° FASE) O gráfico abaixo exibe a distribuição percentual do consumo de energia mundial por tipo de fonte.
Com base no gráfico e em seus conhecimentos, identifique, na escala mundial, a afirmação correta.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Texto base: Considere o paralelogramo seguinte para responder às questões 12 e 13.
Enunciado:
No paralelogramo ABDG, o ângulo mede 123º. Nessas condições, a medida do ângulo é igual a:
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(FCMSCSP) Analise a ilustração de um experimento em que uma membrana separa uma solução hipotônica de uma solução hipertônica, ambas soluções contidas no interior de um tubo formado por duas colunas A e B.
Considerando o transporte de substâncias entre as duas soluções, se a membrana for
- História - Fundamental | 04. A Independência dos Estados Unidos
Texto base: Leia o texto a seguir: A independência e a construção do novo regime republicano foi um projeto levado adiante pelas elites das colônias. [...] a independência norte-americana é um fenômeno branco, predominantemente masculino e latifundiário ou comerciante. Washington é o pai dessa pátria, uma parte da nação que, em 1776, identificou-se com a noção de toda a pátria. KARNAL, L. Estados Unidos: da colônia à independência. São Paulo: contexto, 1990. p. 67
Enunciado:
O texto apresenta uma análise sobre a independência das Treze Colônias.
Justifique o fato de a independência estadunidense ser considerada um fenômeno elitista.
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. [...]
Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. [...]
BRASIL. Lei n. 8 069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da criança e do adolescente.Disponível em: www.planalto.gov.br (fragmento).
Para cumprir sua função social, o Estatuto da criança e do adolescente apresenta características próprias desse gênero quanto ao uso da língua e quanto à composição textual. Entre essas características, destaca-se o emprego de:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Estudos revelam que, independentemente de etnia, idade e condição social, as pessoas têm padrões estéticos comuns de beleza facial e que as faces consideradas bonitas apresentam-se em proporção áurea. A proporção áurea é a constante Φ = 1,618...
Uma agência de modelos reconhece a informação citada e utiliza-a como critério de beleza facial de suas contratadas. Para entrevistar uma nova candidata a modelo, a referida agência pede uma fotografia de rosto no ato da inscrição e, com ela, determina as medidas mostradas na figura.
Analisando a fotografia de cinco candidatas, I, II, III, IV e V, para a seleção de uma única garota, foram constatadas estas medidas:
• Candidata I: M1 = 11 cm; M2 = 5,5 cm e M3 = 7 cm.
• Candidata II: M1 = 10,5 cm; M2 = 4,5 cm e M3 = 6,5 cm.
• Candidata III: M1 = 11,5 cm; M2 = 3,5 cm e M3 = 6,5 cm.
• Candidata IV: M1 = 10 cm; M2 = 4 cm e M3 = 6,5 cm.
• Candidata V: M1 = 10,5 cm; M2 = 4 cm e M3 = 6,5 cm.
CONTADOR, P. R. M. A matemática na arte e na vida. São Paulo: Livraria da Física, 2007 (adaptado).A candidata selecionada pela agência de modelos, segundo os critérios da proporção áurea, foi: