(FUVEST 2020 1º FASE) Brasil: Estabelecimentos de agricultura familiar e não familiar
HervéThéry e Neli Aparecida Mello‐Théry. Atlas do Brasil: disparidades edinâmicas do território. 3ª edição, 2018. Adaptado.
Sobre a produção agrícola brasileira e os dados apresentados nos cartogramas, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Para resolver a questão, leia o texto sobre a importância econômica da escravidão.
[...] A escravidão se tornou um negócio lucrativo tanto para os africanos que escravizavam quanto para os europeus que traficavam escravos. A acentuação da escravidão na África aconteceu porque as vendas de escravos para a América se tornou uma lucrativa atividade.
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiab/escravidao-na-Africa.htm> (Adaptação). Acesso em: 06 mar. 2013.
A presença dos africanos no Brasil deveu-se
- Geografia | 8. Regionalização
(FUVEST 2016 1° FASE) Observe o mapa abaixo e leia o texto a seguir.
O terremoto ocorrido em abril de 2015, no Nepal, matou por volta de 9.000 pessoas e expôs um governo sem recursos para lidar com eventos geológicos catastróficos de tal magnitude (7,8 na Escala Richter). Índia e China dispuseram-se a ajudar de diferentes maneiras, fornecendo desde militares e médicos até equipes de engenharia, e também por meio de aportes financeiros.
Considere os seguintes motivos, além daqueles de razão humanitária, para esse apoio ao Nepal:
I. interesse no grande potencial hidrológico para a geração de energia, pois a Cadeia do Himalaia, no Nepal, representa divisor de águas das bacias hidrográficas dos rios Ganges e Brahmaputra, caracterizando densa rede de drenagem;
II. interesse desses países em controlar o fluxo de mercadorias agrícolas produzidas no Nepal, através do sistema hidroviário Ganges-Brahmaputra, já que esse país limita-se, ao sul, coma Índia e, ao norte, coma China;
III. necessidades da Índia e, principalmente, da China, as quais, com o aumento da população e da urbanização, demandam suprimento de água para abastecimento público, tendo em vista que o Nepal possui inúmeros mananciais.
Está correto o que se indica em
- Matemática | 12.2 Arcos e Ciclos
(EFOMM) Determine o comprimento do menor arco AB na circunferência de centro O, representada na figura a seguir, sabendo que o segmento OD mede 12 cm os ângulos COD=30º e OAB=15º e que a área do triângulo CDO é igual a 18cm2.
- Física | 3.2 Dilatação
(UDESC) Uma placa de alumínio com um furo circular no centro foi utilizada para testes de dilatação térmica. Em um dos testes realizados, inseriu-se no furo da placa um cilindro maciço de aço. À temperatura ambiente, o cilindro ficou preso à placa, ajustando-se perfeitamente ao furo, conforme ilustra a figura abaixo.
O valor do coeficiente de dilatação do alumínio é, aproximadamente, duas vezes o valor do coeficiente de dilatação térmica do aço. Aquecendo-se o conjunto a 200°C é correto afirmar que:
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
Dança e folguedos regionais ou folclóricos
Diferentes manifestações culturais e folclóricas se utilizam da dança como meio de expressão.
Nesta sugestão de trabalho, será proposta aos alunos uma pesquisa prévia desse assunto.
Procedimentos
1.º Professor, divida a sala em grupos e estabeleça algumas manifestações culturais como tema de investigação. Como sugestão (podem-se acrescentar ou escolher outras vertentes) de temas de pesquisa para os grupos. apresentamos: capoeira, congado, folia de reis ou reisado e dança de São Gonçalo. Forneça aos alunos sugestão de sites confiáveis para facilitar o acesso às informações que você deseja coletar.
2.º Os alunos deverão fazer uma pesquisa prévia e realizar uma apresentação para a turma, seja com uso de multimídias ou cartazes (o que for mais viável). Auxilie os alunos na escolha da forma de apresentação. Prepare com antecedência material para projeção, som ou papéis para os alunos confeccionarem os cartazes.
3.º Podem ser analisadas as vestes, as músicas, as regras de apresentação. Além disso, em relação à capoeira, a situação intermediária em que se encontra como um sistema de defesa e a dança, simultâneos.
4.º Sugira aos alunos que apresentem uma pequena performance de como seria a dança folclórica pesquisada. Eles poderão improvisar as roupas, escolher a música que geralmente é usada na apresentação e, em um dia marcado por você, professor, as crianças apresentariam as danças para os outros alunos da escola. Peça auxílio para os professores de Educação Física, na execução dos passos próprios de cada dança.
Material de pesquisa sobre danças e folguedos regionais disponível em:
<http://www.brasilcultura.com.br/antropologia/dancas-folcloricas-brasileiras/>.Acesso em: 20 abr. 2015.
<https://www.youtube.com/watch?v=aO96RV3u1OU>.Acesso em: 20 abr. 2015.
<http://www.gazetadebeirute.com/2013/04/a-cultura-e-danca-popular-do-brasil.html>.
Acesso em: 20 abr. 2015.