(FUVEST 2014 1° FASE) Considere a tabela abaixo.
ASSASSINATOS DE INDÍGENAS NO BRASIL E NO MATO GROSSO DO SUL
*De janeiro a novembro de 2012.
www.cimi.org.br.Acessado em 10/07/2013.
Com base na tabela e em seus conhecimentos, está correto o que se afirma em:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto base: 10470099
Texto para a questão. A mania nacional da transgressão leve Pequenos delitos são transgressões leves que passam impunes e, no Brasil, estão tão institucionalizados que os transgressores nem têm ideia de que estão fazendo algo errado. Ou então acham esses “miniabusos” irresistíveis, apesar de causarem “minidanos” e/ou levarem a delitos maiores. Esses maus exemplos são também contagiosos. E, em uma sociedade na qual proliferam, ser um cidadão-modelo exige que se reme contra uma poderosa maré ou que se beire a santidade. Alguns pequenos delitos – fazer barulho em casa a ponto de incomodar os vizinhos ou usar as calçadas como depósito de lixo e de cocô de cachorro – diminuem a qualidade de vida em pequenas, mas significativas, doses. Eles ilustram a frase do escritor Millôr Fernandes: “Nossa liberdade começa onde podemos impedir a dos outros”. No ano passado, o grupo de adolescentes que furou a enorme fila para assistir ao show gratuito [...], na qual eu e outros esperávamos por horas, impediu nossa liberdade. Os jovens receberam os ingressos gratuitos que, embora devessem ser nossos, se esgotaram antes de chegarmos à bilheteria. KEEP, Michael. A mania nacional da transgressão leve. Disponível em:
<www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq2608200412.htm>. Acesso em: 23 jul. 2018.
Enunciado:
A primeira frase contendo a opinião do autor é:
- Arte - Fundamental | 09. Dança Contemporânea
Converse com a turma sobre esse tema, e sugira que busquem informações em livros, revistas, jornais e sites da internet. É interessante que os alunos também tenham a oportunidade de visualizar esse tipo de manifestação contemporânea. Incentive-os a procurar no site Youtube alguns exemplos como: http://www.youtube.com/watch?v=9ms7MGs2Nh8&NR=1
Compartilhe com a turma o texto abaixo, uma reportagem sobre o grupo Sankai Juku e abra uma roda de discussão, instigue-os a compreender as intenções da dança contemporânea com um olhar mais perspicaz. Use o grupo Sankai Juku como exemplo, através dessa reportagem, que mostra justamente esse lado, artistas que conseguem dizer através de expressões corporais o que talvez seria difícil dizer com meras palavras.
Grupo Sankai Juku traz o butô, a “dança das trevas” ao Brasil
Espetáculo de butô Kagemi - Além das Metáforas de Espelho será apresentado em São Paulo
25.08.2007
O Japão do pós-guerra era um misto de indignação e dor. E um estilo de dança mostrou ao mundo as feridas e a decadência dessa sociedade: o butô.
Não por acaso, a dança foi rejeitada em seu próprio país. Mas ganhou o mundo com sua estética impressionante e temas polêmicos. Ficou conhecida como a “dança das trevas”.
Criada nos anos 60 por Tatsumi Hijikata (1928-1986), o butô surgiu como uma espécie de ruptura com tudo o que se produzia no Japão antes da Segunda Guerra Mundial. Os ideogramas da palavra butô significam “dançar/manipular” e “pisar o solo/marcar passo”, o que dá ideia da teatralidade da dança, que até hoje não consta dos calendários oficiais como uma arte típica japonesa.
Além de Hikijata, outro mestre máximo do butô é Kazuo Ohno, uma lenda dessa arte que celebrizou a dança da luz, uma contraposição a dança das trevas de Hikijata.
Um dos principais herdeiros da tradição do mestre Hikijata é o Sankai Juku, grupo criado em 1975. O nome Sankai Juku significa “oficina da montanha e do mar”, uma referência aos dois elementos característicos da geografia japonesa. A companhia já esteve no Brasil com a peça Unetsu (Ovos em Pé por Curiosidade) e agora apresenta Kagemi -Além das Metáforas de Espelho dias 4 e 5 de setembro, no Teatro Alfa, em São Paulo.
A coreografia do grupo, composto por sete bailarinos, é de Ushio Amagatsu, um herdeiro da arte de Hikijata que, antes de dançar butô formou-se na escola de dança clássica e moderna de Tokyo. “Kage, em kagemi, significa “sombra”.
É também jogo de luz, de claro e escuro, reflexo que se divide na superfície da água. Mi significa “ver”. Kage-mi dá origem a kagemi, “espelho”; origem da luz, superfície que se olha. Em Kagemi os artistas, pintados de branco dançam em sete cenas construídas com areia e água, cinzas e sangue, vida e morte. Para Amagatsu, o palco é como o curso de um rio, “água densa e volumosa que flui”. É como se os bailarinos flutuassem tamanha a delicadeza e refinamento da coreografia, como elfos em uma floresta de flores de lótus.
Confira entrevista com mestre da dança butô Ushio Amagatsu, criador do Sankai Juku
Made in Japan - Quais os principais elementos do butô atual?
Ushio Amagatsu - Em minha opinião, o butô atualmente aborda dois grandes temas: a “diferença” e a “universalidade”. E é por causa dessas diferenças que a cultura existe e faz com que as pessoas possam interagir sentimentos e emoções entre si.
MJ - Por que o Brasil foi escolhido para integrar o roteiro da turnê mundial do grupo em 2007?
Amagatsu - Fizemos uma turnê do Kagemi no outono de 2006 pela América do Norte e México. Não visitamos o Brasil desde a performance de 2000, em São Paulo, por isso incluímos o país na turnê do nosso novo trabalho.
MJ - Quem influenciou o seu estilo de dançar?
Amagatsu - Conheci Kazuo Ohno por meio de Hijikata Tatsumi e ambos são fortes influências na minha dança. Sentia uma forte conecção com a consciência em relação ao estilo de Ohno, mas creio que eu puxei mais o lado de Hijikata.
MJ - Como o público japonês corresponde às apresentações de butô?
Amagastu - Não tenho notado distanciamento em relação ao Sankai Juku. Sinto que os japoneses também têm uma forma diferente de causar impressões.
Sankai Juku
Kagemi – Além das Metáforas de Espelho
Programa:
I – Ventos das profundezas aquáticas
II – Dois espelhos que imitam
III – Ecos do olhar que é olhado
IV – Sob a luz à beira d’água
V – Diálogo ilimitado
VI – Vazio / Cheio
VII – Kiraru / Akiraru: flutuação e sedimentação
http://madeinjapan.uol.com.br/2007/08/25/grupo-sankai-juku-traz-o-buto-a-danca-das-trevas-ao-brasil/
Divida a turma em grupos e distribua para cada grupo um tema, buscando temas polêmicos e difíceis de ser abordados. Peça aos alunos que desenvolvam através de expressões corporais uma apresentação de dança contemporânea inspirada no grupo Sankai Juku. Lembre-os de utilizarem músicas instrumentais, para seguirem uma mesma linha de indução sem palavras. O figurino deverá ser o mais simples possível, como por exemplo, colant de uma só cor, rosto pintado de branco ou preto.
Combine com os alunos uma apresentação no auditório da escola.
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
As capitais brasileiras Boa Vista, Brasília, Macapá, Recife, São Paulo e Vitória tiveram reajuste na tarifa de transporte público neste ano. Em Maceió, há sinalização de reajuste, mas ele depende da aprovação do prefeito e do governador. Já em Campo Grande, após determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a prefeitura suspendeu o decreto que havia implementado o aumento de R$ 3,95 para R$ 4,10.
Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 10 mar. 2020.
Caso o decreto tivesse sido aprovado pela prefeitura de Campo Grande, o aumento na tarifa do transporte público seria de, aproximadamente,
- Física | 7.2 Quântica
Um laser de intensidade I0, linearmente polarizado na direção vertical, atravessa um polarizador (polaroide) cujo eixo de polarização forma um ângulo de 30° com a direção vertical. A seguir, o feixe de luz transmitido atravessa um segundo polarizador cuja direção de polarização forma um ângulo de 90° com a direção vertical. Qual a razão It/I0entre as intensidades da luz transmitida, It, após passar pelo segundo polarizador e a intensidade incidente I0?
- História | 5.3 Reforma Protestante
(ESPCEX) As reformas religiosas ocorridas na Europa no século XVI devem ser analisadas como parte integrante do processo de transição do feudalismo para o capitalismo. Desta forma, implicaram conflitos entre a doutrina religiosa que vigorava e as novas práticas relacionadas à nova ordem econômica.
Assinale a alternativa que se refere aos conflitos apresentados.