(FUVEST 2013 1° FASE) Em Viagens na minha terra, assim como em
Questões relacionadas
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(FASA) As centenas de trilhões de moléculas que formam o corpo humano são, na verdade, grandes conjuntos de ímãs. Enquanto giram em torno do núcleo, os elétrons criam minúsculos campos magnéticos que dão estabilidade e equilíbrio às moléculas. Sabendo-se que a massa e o módulo da carga elétrica do elétron são, respectivamente, iguais a 9,1.10-31kg e 1,6.10-19C, o raio da órbita do elétron é igual a 1,0. 10-10m e que a constante eletrostática do meio, 9.109N.m²/C², é correto afirmar que a ordem de grandeza do módulo da velocidade linear do elétron que gera o minúsculo campo magnético em torno de um próton é igual, em m/s, a
- Matemática | 10. Estatística
(INSPER) A tabela a seguir mostra as quantidades de alunos que acertaram e que erraram as 5 questões de uma prova aplicada em duas turmas. Cada questão valia dois pontos.
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(UPE) Quando pequeno, João costumava decalcar as folhas das plantas ou desenhá-las em papel branco, com todas as nervuras que aparecem na superfície das folhas, como se fossem impressões digitais. Sua coleção de desenhos serviu para a professora mostrar os diferentes tipos de nervura presentes no limbo foliar e, assim, ensinar à turma a classifi cação adotada pela Botânica. Ela, então, solicitou aos demais estudantes que fotografassem outras plantas, para trabalhar o conteúdo em sala de aula.
A partir da pesquisa do grupo, chegaram à seguinte classifi cação quanto aos tipos de nervura:
1. Uninérvea
2. Paralelinérvea
3. Peninérvea
Assinale a alternativa CORRETA quanto aos exemplos para cada classificação acima.
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
A dança é um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de várias regiões do país. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras e caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares), figurinos e cenários representativos.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Educação Física. São Paulo: 2009 (adaptado).
A dança, como manifestação e representação da cultura rítmica, envolve a expressão corporal própria de um povo. Considerando-a como elemento folclórico, a dança revela:
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Entrevista Almir Suruí
Não temos o direito de ficar isolados
Soa contraditório, mas a mesma modernidade que quase dizimou os suruís nos tempos do primeiro contato promete salvar a cultura e preservar o território desse povo. Em 2007, o líder Almir Suruí, de 37 anos, fechou uma parceria inédita com o Google e levou a tecnologia às tribos. Os índios passaram a valorizar a história dos anciãos. E a resguardar, em vídeos e fotos on-line, as tradições da aldeia. Ainda se valeram de smartphones e GPS para delimitar suas terras e identificar os desmatamentos ilegais. Em 2011, Almir Suruí foi eleito pela revista americana Fast Company um dos 100 líderes mais criativos do mundo dos negócios.
ÉPOCA - Quando o senhor percebeu que a internet poderia ser uma aliada do povo suruí?
Almir Suruí - Meu povo acredita no diálogo. Para nós, é uma ferramenta muito importante. Sem a tecnologia, não teríamos como dialogar suficientemente para propor e discutir os direitos e territórios de nosso povo. Nós, povos indígenas, não temos mais o direito de ficar isolados. Ao usar a tecnologia, valorizamos a floresta e criamos um novo modelo de desenvolvimento. Se a gente usasse a tecnologia de qualquer jeito, seria um risco. Mas hoje temos a pretensão de usar a ferramenta para valorizar nosso povo, buscar nossa autonomia e ajudar na implementação das políticas públicas a favor do meio ambiente e das pessoas.
RIBEIRO, A. Época, 20 fev. 2012 (fragmento).
As tecnologias da comunicação e informação podem ser consideradas como artefatos culturais. No fragmento de entrevista, Almir Suruí argumenta com base no pressuposto de que: