Materiais:
- Argila
- Palito de picolé
- Rolo de papelão firme ou cano de pvc em tamanhos de 30 cm (o diâmetro não precisa ser grande)
- Água - para trabalhar a argila e limpar pincéis
- Plástico fílmico para envolver a mesa
- Tinta guache preta e pincéis finos
Desenvolvimento:
1 - Comece apresentando às crianças o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=gihZ9EJCD1U.
2 - Conversem sobre as informações apresentadas:
- A tradição da pintura;
- A relação da pintura com a natureza;
- O modo como a tinta é aplicada sobre o corpo;
- As tintas utilizadas;
- O resgate da tradição no projeto da Casa de Cultura de Marabá;
- Arte ou não? Por quê?
- O índio de hoje é o mesmo Índio da época do descobrimento do Brasil? Por quê?
- Qual é a maneira como vemos os índios? Como vocês acham que seria correto tratá-los?
3 - Nesta etapa do processo, levar os alunos para uma visita orientada ao site http://www.indioeduca.org/ no laboratório de informática. O grupo Índio Educa nasceu em setembro de 2011 com o compromisso de levar até você a verdadeira história e cultura dos povos indígenas por meio das mais variadas formas, especialmente via Internet e conta com o apoio da ONG THYDÉWÁ, selecionada por um edital fruto da parceria entre Brazil Foundation e Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, que veio atender ao Plano de Ação Conjunto Brasil – Estados Unidos para a Promoção da Igualdade Racial e Étnica (JAPER). O grupo conta também com a parceria do Pontão de Cultura Viva: Esperança da Terra, parceria entre a ONG Thydêwá e o Ministério da Cultura. No site, os alunos encontrarão imagens, histórias, mitos sobre a cultura indígena, tudo contado pelos próprios índios com ótimos textos, como O que não fazer no dia do Índio. Vale a pena conferir!
4 - Cada aluno poderá realizar uma anotação sobre o que aprendeu no vídeo e no site e apresentá-la aos colegas, explicando por que escolheu compartilhar aquela informação e não outra, ou seja, o que ela tem de importante? Poderão também realizar um registro visual de informações contidas no site.
5 - Em seguida proponha um trabalho na argila a partir do que foi apreendido. Cada aluno poderá utilizar imagens do Livro de Arte ou do site visitado e montar uma imagem que será transferida para a placa de argila.
6 - Para preparar bem a argila, bater a massa sobre a mesa até retirar as bolhas de ar. Abrir com rolo sobre a mesa revestida de plástico. Se ainda houver bolhas ou pedrinhas, retirar com uma espátula ou um palito e preencher o lugar com uma mistura cremosa de argila e água.
7 - Preparada a placa, desenhar sobre ela com o palito, retirando o excesso de argila. Para o desenho ficar com um acabamento melhor, molhe o palito na água antes de desenhar e retire o excesso da argila das bordas do desenho.
8 - Deixe a placa de argila secar completamente na sombra. Cuidado ao transferi-la para o lugar de secagem para evitar a quebra.
9 - Quando a placa estiver seca, preencha o sulco feito com o palito com a tinta preta. Se quiser, poderá deixá-la na cor natural ou preencher a contra-forma com um marrom avermelhado.
10 - Exponha o resultado para a escola.
Observações:
Acredito na força transformadora da arte. Acredito também que não há gratuidade num trabalho artístico. Digo isso porque penso ser enriquecedor provocar em nossos alunos o desejo pela elaboração de um trabalho estético que tenha relevância e sentido. Um trabalho que não esteja fundamentado apenas no fazer. Chame a atenção dos alunos para o significado do trabalho que estão construindo!
Se houver facilidade de conseguir o urucum é só macerar a semente e misturar cola branca para obter uma tinta de fácil uso!
Quanto mais exagerado for o uso de água no preparo e manipulação da argila, mais ela tenderá a quebrar.