(FUVEST 2010 1ª FASE) Sempre deixamos marcas no meio ambiente. Para medir essas marcas, William Rees propôs um(a) indicador/estimativa chamado(a) de “Pegada Ecológica”. Segundo a Organização WWF, esse índice calcula a superfície exigida para sustentar um gênero de vida específico. Mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer e renovar seus recursos naturais e também de absorver os resíduos que geramos. Assim, por exemplo, países de alto consumo e grande produção de lixo, bem como países mais industrializados e com alta emissão de CO2, apresentam maior Pegada Ecológica.
www.wwf.org.br. Acessado em 17/08/09. Adaptado.
Assinale a anamorfose que melhor representa a atual Pegada Ecológica dos diferentes países.
Questões relacionadas
- Química | 2.6 Eletroquímica
(FUVEST 2018 1ª FASE) Um método largamente aplicado para evitar a corrosão em estruturas de aço enterradas no solo, como tanques e dutos, é a proteção catódica com um metal de sacrifício. Esse método consiste em conectar a estrutura a ser protegida, por meio de um fio condutor, a uma barra de um metal diferente e mais facilmente oxidável, que, com o passar do tempo, vai sendo corroído até que seja necessária sua substituição.
Um experimento para identificar quais metais podem ser utilizados como metal de sacrifício consiste na adição de um pedaço de metal a diferentes soluções contendo sais de outros metais, conforme ilustrado, e cujos resultados são mostrados na tabela. O símbolo ( + ) indica que foi observada uma reação química e o ( ) indica que não se observou qualquer reação química.
Metal X
Soluções
Estanho
Alumínio
Ferro
Zinco
SnC 2
+
+
+
AlC 3
FeC 3
+
+
ZnC 2
+
Da análise desses resultados, conclui se que pode(m) ser utilizado(s) como metal(is) de sacrifício para tanques de aço:
Note e adote:
- o aço é uma liga metálica majoritariamente formada pelo elemento ferro.
- o aço é uma liga metálica majoritariamente formada pelo elemento ferro.
- Língua Inglesa | 2.01 Pronomes
(UERN) Mooresville’s Shining Example (It’s Not Just About the Laptops)
MOORESVILLE, N.C. — Sixty educators from across the nation roamed the halls and ringed the rooms of East Mooresville Intermediate School, searching for the secret formula. They found it in Erin Holsinger’s fifth-grade math class.
There, a boy peering into his school-issued MacBook blitzed through fractions by himself, determined to reach sixth-grade work by winter. Three desks away, a girl was struggling with basic multiplication – only 29 percent right, her screen said – and Ms. Holsinger knelt beside her to assist. Curiosity was fed and embarrassment avoided, as teacher connected with student through emotion far more than Wi-Fi.
As debate continues over whether schools invest wisely in technology – and whether it measurably improves student achievement – Mooresville, a modest community about 20 miles north of Charlotte best known as home to several Nascar teams and drivers, has quietly emerged as the de facto national model of the digital school.
The district’s graduation rate was 91 percent in 2011, up from 80 percent in 2008. On state tests in reading, math and science, an average of 88 percent of students across grades and subjects met proficiency standards, compared with 73 percent three years ago. Attendance is up, dropouts are down. Mooresville ranks 100th out of 115 districts in North Carolina in terms of dollars spent per student – $7,415.89 a year – but it is now third in test scores and second in graduation rates.
“Other districts are doing things, but what we see in Mooresville is the whole package: using the budget, innovating, using data, involvement with the community and leadership,” said Karen Cator, a former Apple executive who is director of educational technology for the United States Department of Education. “There are lessons to be learned.”
Start with math lessons: each student’s MacBook Air is leased from Apple for $215 a year, including warranty, for a total of $1 million; an additional $100,000 a year goes for software. Terry Haas, the district’s chief financial officer, said the money was freed up through “incredibly tough decisions.”
Sixty-five jobs were eliminated, including 37 teachers, which resulted in larger class sizes – in middle schools, it is 30 instead of 18 – but district officials say they can be more efficiently managed because of the technology. Some costly items had become obsolete (like computer labs), though getting rid of others tested the willingness of teachers to embrace the new day: who needs globes in the age of Google Earth?
Families pay $50 a year to subsidize computer repairs, though the fee is waived for those who cannot afford it, about 18 percent of them. Similarly, the district has negotiated a deal so that those without broadband Internet access can buy it for $9.99 a month. Mr. Edwards said the technology had helped close racial performance gaps in a district where 27 percent of the students are minorities and 40 percent are poor enough to receive free or reduced-price lunches.
(The New York Times. February 13, 2012/adaptado)
The underlined word in the text refers to:
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
As curvas de oferta e de demanda de um produto representam, respectivamente, as quantidades que vendedores e consumidores estão dispostos a comercializar em função do preço do produto. Em alguns casos, essas curvas podem ser representadas por retas. Suponha que as quantidades de oferta e de demanda de um produto sejam, respectivamente, representadas pelas equações:
QO = –20 + 4P
QD = 46 – 2P
em que QO é quantidade de oferta, QD é a quantidade de demanda e P é o preço do produto.
A partir dessas equações, de oferta e de demanda, os economistas encontram o preço de equilíbrio de mercado, ou seja, quando QO e QD se igualam.
Para a situação descrita, qual o valor do preço de equilíbrio?
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(PUC-CAMP) É a força gravitacional que governa as estruturas do universo, desde o peso dos corpos próximos à superfície da Terra até a interação entre as galáxias, assim como a circulação da Estação Espacial Internacional em órbita ao redor da Terra.
Suponha que um objeto de massa MT e peso PT quando próximo à superfície da Terra seja levado para a Estação Espacial Internacional. Lá, o objeto terá
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(UFU) Por meio da anatomia e da embriologia comparadas, é possível verificar que os ossos dos membros anteriores de alguns vertebrados têm origem evolutiva comum, embora possam desempenhar funções diferentes. Nas aves, por exemplo, esses ossos atuam no voo, enquanto, no homem e na baleia, podem ser usados para a natação. Por outro lado, as asas dos insetos e das aves têm origem evolutiva e embrionária diferentes, mas têm a mesma função (voo).
Com relação à origem evolutiva e à função desempenhada, assinale a alternativa correta.