(FUVEST 2011 1° FASE)
Um viajante saiu de Araripe, no Ceará, percorreu, inicialmente, 1000 km para o sul, depois 1000 km para o oeste e, por fim, mais 750 km para o sul. Com base nesse trajeto e no mapa acima, pode-se afirmar que, durante seu percurso, o viajante passou pelos estados do Ceará,
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto e analise a imagem a seguir:
O feroz tigre asiático domina o dócil leão africano
“Tá tudo dominado”. A expressão popular define bem o que ocorreu na África sem que as demais potências mundiais se dessem conta do “tsunami” silencioso. A China varreu o continente africano e fincou solidamente sua bandeira num território abundante em preciosos recursos naturais. Ao contrário dos seus predecessores – os antigos conquistadores ocidentais – não foi preciso dar nem um tiro ou praticar atos explícitos de violência.
A leitura do texto e a observação da imagem permitem identificar que:
- Geografia | B. Blocos Econômicos
Apesar de ser estratégica para a integração sul-americana, a Faixa de Fronteira configura-se como uma região pouco desenvolvida economicamente, historicamente abandonada pelo Estado, marcada pela dificuldade de acesso a bens e serviços públicos, pela falta de coesão social, pela inobservância de cidadania e por problemas peculiares às regiões fronteiriças.
(Ministério da Integração Nacional. Faixa de fronteira, 2009. Adaptado.)
Sob o ponto de vista do território brasileiro, configuram exemplos de problemas peculiares às regiões fronteiriças
- Língua Portuguesa
ROMEU – Como afastar-me, se daqui não pode sair meu coração?
Dá meia-volta, pesada argila, e o centro teu procura.
(Escala o muro e salta para o jardim.)
(Entram Benvólio e Mercúrio.)
BENVÓLIO – Romeu! Primo Romeu!
MERCÚRIO – Ele é prudente, por minha fé, e soube achar a estrada para o leito macio.
BENVÓLIO – Em disparada veio até aqui, tendo pulado o muro que dá para o jardim. Chama-o, Mercúrio.
MERCÚRIO – Vou conjurá-lo, sim. Romeu! Capricho! Paixão! Sujeito louco! Enamorado! Vem sob a forma de um gemido fundo; dize uma rima só, que isso me basta. Geme “ai!” e rima “amor” com “trovador”, dize à comadre Vênus algo belo; o filho cego e herdeiro dela insulta, Cupido, o moço archeiro que um disparo fez tão airoso, quando o rei Cofétua se apaixonou de uma mendiga jovem. Não ouve, não se mexe, está parado. O macaco está morto. Vou fazer-lhe um conjuro mais forte. Eu te conjuro pelos olhos sem par de Rosalina, por sua fronte, os lábios escarlates, os delicados pés, as belas pernas, as tremulantes coxas e os domínios adjacentes. Conjuro-te, repito, que, tal como és, em nossa frente surjas.
(Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Fonte Digital: www.jahr.org)
Nesse trecho, o que caracteriza Romeu e Julieta como pertencente ao gênero dramático é o(a)
- História - Fundamental | 03. O Iluminismo e o Fundamento do Liberalismo Econômico
Texto base: No dia 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas tornou pública a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Esse documento foi elaborado por representantes de todas as regiões do mundo como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações e estabeleceu, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos. Desde sua adoção, a DUDH foi traduzida em mais de 360 idiomas e inspirou as constituições de muitos Estados e democracias recentes. Leia o artigo 19º dessa Declaração: Artigo 19º Todo indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, este direito implica a liberdade de manter as suas próprias opiniões sem interferência e de procurar, receber e difundir informações e ideias por qualquer meio de expressão independentemente das fronteiras. Disponível em: <www.dudh.org.br/declaracao/>. Acesso em: 26 jan. 2016.
Enunciado:
Considerando as diferentes teorias que os pensadores iluministas propuseram, o artigo 19º pode ser relacionado a qual dos iluministas abaixo.
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
As fêmeas do mosquito da dengue, Aedes aegypti, têm um olfato extremamente refinado. Além de identificar as coleções de águas para oviposição, elas são capazes de detectar de forma precisa e eficaz a presença humana pela interpretação de moléculas de odor eliminadas durante a sudorese. Após perceber o indivíduo, voam rapidamente em direção à fonte alimentar, iniciando o repasto sanguíneo durante o qual podem transmitir o vírus da dengue. Portanto, o olfato desempenha um papel importante para a sobrevivência dessa espécie.
GUIDOBALDI, F.; MAY-CONCHA, I. J.; GUERENSTEIN, P. G.Morphology and Physiology of the Olfactory System of Blood-Feeding Insects.
Journal of Physiology-Paris,n. 2-3, abr.-jun. 2014 (adaptado).
Medidas que interferem na localização do hospedeiro pelo vetor por meio dessa modalidade sensorial incluem a: