(FUVEST 2009 1ª FASE) O pressuposto da frase escrita no cartaz que compõe a charge é o de que a Amazônia está ameaçada de
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão.
Manual de desculpas esfarrapadas
Inventar desculpas pra um para-casa atrasado é especialidade de alunos de qualquer idade. Eu, que dou aula há alguns anos, já ouvi as histórias mais cabeludas, contadas com a cara mais lavada do mundo. E, o que é pior, engoli a maioria.
Outro dia resolvi fazer uma enquete com meus colegas professores pra montar um manual com as desculpas mais esfarrapadas que já ouvimos. [...]
1 – A culpa é de São Pedro.
Essa é das desculpas mais tradicionais. A rua alagou e eu não consegui chegar na biblioteca. Ou eu esqueci a janela aberta e o trabalho ficou encharcado. Que pena, fessor, tava tão lindo!
2 – A culpa é dos outros.
Outra desculpa clássica. Foi o Joãozinho que tinha que ter comprado a cartolina e não comprou, fessor! Foi a Joana que não fez a parte dela a tempo.
3 – A culpa é do computador.
Quem nunca ouviu essa frase, vai ouvir logo. O computador deu pau, a impressora ficou sem tinta, o disquete não abriu, um vírus apagou tudo. Você sabe que computador é um bicho imprevisível, né, fessor? Temperamental feito ele só!
4 – A culpa é do excesso de trabalhos.
Essa costuma irritar meus companheiros docentes. Não é por nada não, fessor, mas o senhor acha que a gente só tem a sua matéria? Tava assim de trabalho pra fazer, os outros eram mais urgentes.
CUNHA, Leo. In: Manual de desculpas esfarrapadas: casos de humor. São Paulo: FTD, 2004. p. 23.
No trecho “A rua alagou e eu não consegui chegar na biblioteca”, a palavra em destaque é um pronome pessoal que se refere:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia a tirinha da Mafalda:
(http://www.portalibahia.com.br/blogs/brincantes/wp-content/uploads/2009/11/mafalda3731.jpg, acessada em
25⁄06⁄10).
Pela resposta dada a Mafalda percebe-se que a Susanita,
- Matemática - Fundamental | 03. Razão e Proporção
Texto para a questão
O tamanho de uma televisão é dado pela medida da diagonal de sua tela. Quando compramos uma TV de 46 polegadas, significa que a diagonal da tela dessa TV mede 46 polegadas, que equivalem a 116,84 cm (1 polegada equivale a 2,54 cm). Nas televisões widescreen, a razão entre a largura e a altura da tela é 16:9 (para cada 16 unidades de largura, tem-se 9 unidades de altura).
A diagonal da tela de uma TV de 32 polegadas mede aproximadamente
- Língua Portuguesa - Fundamental | 04. Acentuação
.
No primeiro quadrinho da tirinha, na fala do tio (personagem) há uma palavra cujo ditongo aberto ‘ ei’ não é mais acentuado. escreva essa palavra e dê mais dois exemplos de palavras que seguem a mesma linha de acentuação com o novo acordo ortográfico .
- Geografia | 6.3 Mineração
(UECE) Atente ao seguinte excerto
“A tarde daquela quinta-feira corria como outra qualquer. Crianças na escola começavam a se agitar para o fim da aula, o senhor de idade levantava do seu costumeiro repouso, trabalhadores retornavam da jornada. Porém, de maneira abrupta, aquilo que alguns temiam se realizou. Por volta das 15 horas e 30 minutos, no município de Mariana, a estrutura da barragem de rejeitos minerários de Fundão, de propriedade da Samarco (Vale/BHP Billiton) se rompeu e aproximadamente 40 milhões de metros cúbicos de lama invadiram o leito dos rios Gualaxo do Norte, Carmo e Doce. Por meio de muita poeira e de barulhos estrondosos, as famílias que moravam à jusante receberam o anúncio. Em questão de minutos, viram aproximar de si uma montanha de lama, que arrombava as portas de casa, derrubava as paredes, arrastava as árvores e os carros. Quem conseguiu, correu com a roupa do corpo para o lugar mais alto que podia alcançar. Para trás, foram deixados animais, plantações, casas, documentos, algum retrato de família, algum brinquedo de infância, um objeto de sorte, uma carta de amor”.
Fonte: Le Monde Diplomatique Brasil. 23 de novembro de 2017. No Rio Doce, dois anos de violência e de luta. Disponível em https://diplomatique.org.br/dois-anos-deviolencia-e-luta-no-rio-doce-samarco/.
O texto acima relata um dos maiores acidentes ambientais já ocorridos no Brasil, como consequência do rompimento da barragem de Fundão (MG), em 2015. Sobre os desdobramentos desse desastre, é correto afirmar que