(FUVEST 2018 1ª FASE)
O Brasil possui um território extenso, com 92% pertencentes à zona intertropical. As massas de ar que atuam em território brasileiro possuem influências oceânicas e continentais. Sobre as características dessas massas de ar, é correto afirmar:
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- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
(CFTMG) A questão refere-se ao neurônio a seguir.
A sequência que apresenta o sentido correto de propagação do impulso nervoso em um neurônio é
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A elaboração da primeira Constituição brasileira, em 1823, foi marcada por um conflito de interesses entre D. Pedro I e os membros da Assembleia Constituinte.
Caracterize esse conflito.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Graças à fala, humanos podem facilmente trocar ideias e conhecimentos, filosofar em voz alta e fazer planos sobre como mudar o mundo.
Na prática, contudo, a fala é usada quase a metade do tempo para tratar do próprio umbigo e comunicar como nós mesmos nos sentimos, do que gostamos ou o que pensamos. De 30% a 40% da fala cotidiana trata de experiências próprias ou relacionamentos e incríveis (mas não surpreendentes) 80% dos "posts" em mídias sociais servem para irradiar ao universo a vida pessoal de cada um.
É claro que há várias vantagens em falar de si mesmo. Fazendo isso, compartilhamos experiências e aprendemos uns com os outros, um benefício talvez já grande o suficiente para garantir que, evolutivamente, o hábito de falar de si mesmo fosse mantido e passado adiante.
HERCULANO-HOUZEL, Suzana. Deixa eu falar de mim! Disponível em:
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/. Acesso em: 06 ago. 2012. (Fragmento)
Considerando o articulador em destaque no texto anterior, pode-se afirmar que se constrói, entre o primeiro e o segundo parágrafo, uma relação de
- Química | 3.1 Introdução à Orgânica
(UCS) A primeira explosão de uma bomba atômica na história da humanidade aconteceu no dia 6 de agosto de 1945. Ela continha 50 kg de urânio 235, com potencial destrutivo equivalente a 15 mil toneladas de TNT e foi lançada sobre o centro da cidade de Hiroshima, às 8h15min da manhã, horário local, causando a morte de mais de 140 mil pessoas. Nagasaki foi atingida três dias depois. Inicialmente, o plano do exército americano era jogar a bomba sobre Kokura. Mas o tempo nublado impediu que o piloto visualizasse a cidade, e decidiu-se pela segunda opção. A bomba, agora de plutônio 239, apresentava um potencial destrutivo equivalente a 22 mil toneladas de TNT. Cerca de 70 mil pessoas morreram.
Pouco depois de a bomba atômica ser lançada sobre o Japão, cientistas inventaram outra arma, ainda mais poderosa: a bomba de hidrogênio. Em 1957, a bomba H explodia no atol de Bikini, no Oceano Pacífico. Tinha um poder de destruição cinco vezes maior do que todas as bombas convencionais detonadas durante a Segunda Guerra Mundial.
Prevendo a corrida armamentista, Albert Einstein declarou em 1945: “O poder incontrolado do átomo mudou tudo, exceto nossa forma de pensar e, por isso, caminhamos para uma catástrofe sem paralelo”.
Disponível em: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/as-bombas-atomicas-lancadas-sobre-o-japao.html. Acesso em: 2 set. 15.
Em relação à temática e às informações apresentadas no texto, assinale a alternativa correta.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Conocimiento, libertad y moral
Según el planteamiento socrático, una vida que no gobernamos racionalmente, ni siquiera es, propiamente hablando, nuestra vida. En ausencia de pensamiento y conocimiento, se puede decir que, más que vivir, «somos vividos por fuerzas que no gobernamos».
Y es contra esta falta de autonomía y de libertad contra lo que se pronuncia regularmente Sócrates. En un sentido muy preciso, la reivindicación socrática del conocimiento es una reivindicación de la libertad. Sócrates se da cuenta de que el conocimiento es condición de la libertad y que la ignorancia, por el contrario, nos hace dependientes, nos ata indefectiblemente a algo o a alguien. Un individuo sin conocimiento de sí y del mundo en el que vive es como un barco a la deriva: no va a donde quiere, sino a donde es llevado por los vientos y las mareas.
Ahora bien, sólo a propósito de seres racionales con el conocimiento suficiente para actuar libremente tiene sentido hablar de moral. Sería absurdo juzgar desde el punto de vista moral a alguien cuya ignorancia le impide actuar libremente. De lo único que, tal vez, cabría hacerle moralmente responsable es de su propia ignorancia. Pero no de haber actuado mal, porque — si Sócrates está en lo certo — nadie actúa mal sabiendo que lo hace.
Sea como sea, Sócrates no dejará de esforzarse en poner al descubierto el vínculo existente entre el conocimiento, la libertad y la moral. Y tal vez sea este esfuerzo lo más característico y destacable de sus reflexiones filosóficas acerca de la moral.
Internet:Recursostic.educacion.es (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con el texto anterior.
Cualquier ser humano que carezca de conocimiento de sí mismo es realmente libre.