(FUVEST 2019 1° FASE) A figura exemplifica o comportamento de povos indígenas que viveram no Brasil há 1.000 anos. Eles construíam suas casas escavadas na terra, faziam fogueiras e manuseavam objetos.
Escavações revelam hábitos de antigos povos que ocuparam o Sul do país. Folha de S.Paulo. 20/03/2016. Adaptado.
Com base nos dados apresentados e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta quanto à época geológica desses sítios arqueológicos, quanto ao elemento químico analisado coerente com as práticas humanas exemplificadas na figura e quanto ao método de datação.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.02 Texto Literário e Não Literário
Texto base: Para resolver a questão 19, leia a resposta da revista Superinteressante à dúvida de um leitor. GEOGRAFIA CARETA Por que alguns Estados americanos têm formato geométrico?
Cristovam Albuquerque
Belém, PA Coisa velha. Em 1789, o Congresso americano aprovou a Lei Noroeste. Segundo Thomas Bender, do Departamento de História da Universidade de Nova York, todo o noroeste (e depois o sudeste, em uma lei subsequente) seria dividido em quadrados de 6 milhas por 6 milhas. Consequentemente, os municípios também têm esse formato. É, eles são quadradões... Disponível em: <http://super.abril.com.br/alimentacao/suco-tem-corante-inseto-726058.shtml>. Acesso em: 14 fev. 2014.
Enunciado:
No contexto, a expressão “quadradões” significa
- Química | 2.5 Oxirredução
Para realizar suas atividades, os escoteiros utilizam vários utensílios de ferro, como grelhas, facas e cunhas. A desvantagem do uso desses materiais de ferro é a corrosão, resultado da oxidação do ferro que forma vários compostos, entre eles, óxido de ferro.
Com relação ao óxido de ferro, é correto afirmar:
I. Pode existir na forma de óxido ferroso, FeO.
II. Pode existir na forma de óxido férrico, Fe2O3.
III. O íon ferro possui estado de oxidação +2 e +3 no óxido ferroso e no óxido férrico, respectivamente.
Está(ão) correta(s)
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A inteligência está na rede
Pergunta: Há tecnologias que melhoram a vida humana, como a invenção do calendário, e outras que revolucionam a história humana, como a invenção da roda. A internet, o iPad, o Facebook, o Google são tecnologias que pertencem a que categoria?
Resposta: À das que revolucionam a história. O que está acontecendo no mundo de hoje é semelhante ao que se passou com a sociedade agrária depois da prensa móvel de Gutenberg. Antes, o conhecimento estava concentrado em oligopólios. A invenção de Gutenberg começou a democratizar o conhecimento, e as instituições do feudalismo entraram num processo de atrofia. A novidade afetou a Igreja Católica, as monarquias, os poderes coloniais e, com o passar do tempo, resultou nas revoluções na América Latina, nos Estados Unidos, na França. Resultou na democracia parlamentar, na reforma protestante, na criação das universidades, do próprio capitalismo. Martinho Lutero chamou a prensa móvel de “a mais alta graça de Deus”. Agora, mais uma vez, o gênio da tecnologia saiu da garrafa. Com a prensa móvel, ganhamos acesso à palavra escrita. Com a internet, cada um de nós pode ser seu próprio editor. A imprensa nos deu acesso ao conhecimento que já havia sido produzido e estava registrado. A internet nos dá acesso ao conhecimento contido no cérebro de outras pessoas em qualquer parte do mundo. Isso é uma revolução. E, tal como aconteceu no passado, está fazendo com que nossas instituições se tornem obsoletas.
TAPSCOTT, D. Entrevista concedida a Augusto Nunes. Veja, 21 abr. 2011 (adaptado).
Segundo o pesquisador entrevistado, a internet revolucionou a história da mesma forma que a prensa móvel de Gutenberg revolucionou o mundo no século XV. De acordo com o texto, as duas invenções, de maneira similar, provocaram o(a):
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UERN) O processo geral de síntese de ATP, denominado fosforilação oxidativa, que ocorre em células eucarióticas, está corretamente descrito em:
- História | 4.2 Baixa Idade Média
No início foram as cidades. O intelectual da Idade Média – no Ocidente – nasceu com elas. Foi com o desenvolvimento urbano ligado às funções comercial e industrial – digamos modestamente artesanal – que ele apareceu, como um desses homens de ofício que se instalavam nas cidades nas quais se impôs a divisão do trabalho. Um homem cujo ofício é escrever ou ensinar, e de preferência as duas coisas a um só tempo, um homem que, profissionalmente, tem uma atividade de professor e erudito, em resumo, um intelectual – esse homem só aparecerá com as cidades.
LE GOFF, J. Os intelectuais da Idade Média. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010.
O surgimento da categoria mencionada no período em destaque no texto evidencia o(a)