(FUVEST 2010 1ª FASE) A única frase que segue as normas da língua escrita padrão é:
Questões relacionadas
- Literatura | 5.2 Modernismo
(ESPCEX) Assinale a alternativa que contém uma das características da segunda fase modernista brasileira.
- Química | 2.8 Radioatividade
(UNIC) O grande perigo das radiações nucleares reside no fato de uma pessoa não as sentir de imediato e, quando percebe, sua saúde pode estar seriamente comprometida.
Em relação à exposição às radiações provenientes das reações nucleares, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) o poder ionizante das radiações, que aumenta na ordem β > α > γ.
( ) a energia das partículas emitidas, que causa destruição das células do organismo.
( ) a velocidade de desintegração muito pequena de determinados materiais radioativos naturais.
A alternativa que contém a sequência correta de cima para baixo, é a:
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(UPE) Quando pequeno, João costumava decalcar as folhas das plantas ou desenhá-las em papel branco, com todas as nervuras que aparecem na superfície das folhas, como se fossem impressões digitais. Sua coleção de desenhos serviu para a professora mostrar os diferentes tipos de nervura presentes no limbo foliar e, assim, ensinar à turma a classifi cação adotada pela Botânica. Ela, então, solicitou aos demais estudantes que fotografassem outras plantas, para trabalhar o conteúdo em sala de aula.
A partir da pesquisa do grupo, chegaram à seguinte classifi cação quanto aos tipos de nervura:
1. Uninérvea
2. Paralelinérvea
3. Peninérvea
Assinale a alternativa CORRETA quanto aos exemplos para cada classificação acima.
- Física | C. Aparelhos de Medidas Elétricas
(ESPCEX) Um aluno irá montar um circuito elétrico com duas lâmpadas incandescentes, L1 e L2, de resistências elétricas constantes, que têm as seguintes especificações técnicas fornecidas pelo fabricante, impressas nas lâmpadas:
L1 : 30 V e 60 W;
L2 : 30 V e 30 W.
Além das duas lâmpadas, ele também usará um gerador ideal de tensão elétrica contínua de 60 V, um resistor ôhmico de 30 Ω e fios condutores elétricos ideais. Utilizando todo material acima descrito, a configuração da montagem do circuito elétrico, para que as lâmpadas funcionem corretamente com os valores especificados pelo fabricante das lâmpadas será
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
O jornal vai morrer. É a ameaça mais constante dos especialistas. E essa nem é uma profecia nova. Há anos a frase é repetida. Experiências são feitas para atrair leitores na era da comunicação nervosa, rápida, multicolorida, performática. Mas o que é o jornal? Onde mora seu encanto?
O que é sedutor no jornal é ser ele mesmo e nenhum outro formato de comunicação de ideias, histórias, imagens e notícias. No tempo das muitas mídias, o que precisa ser entendido é que cada um tem um espaço, um jeito, uma personalidade.
Quando surge uma nova mídia, há sempre os que a apresentam como tendência irreversível, modeladora do futuro inevitável e fatal. Depois se descobre que nada é substituído e o novo se agrega ao mesmo conjunto de seres através dos quais nos comunicamos.
Os jornais vão acabar, garantem os especialistas. E, por isso, dizem que é preciso fazer jornal parecer com as outras formas da comunicação mais rápida, eletrônica, digital. Assim, eles morrerão mais rapidamente. Jornal tem seu jeito. É imagem, palavra, informação, ideia,opinião, humor, debate, de uma forma só dele.
Nesse tempo tão mutante em que se tuíta para milhares, que retuítam para outros milhares o que foi postado nos blogs, o que está nos sites dos veículos on-line, que chance tem um jornal de papel que traz uma notícia estática,uma foto parada,um infográfico fixo?
LEITÃO, M. Jornal de papel. O Tempo, n. 5 684, 8 jul. 2012 (adaptado).
Muito se fala sobre o impacto causado pelas tecnologias da comunicação e da informação nas diferentes mídias. A partir da análise do texto, conclui-se que essas tecnologias: