(FUVEST 2017 1° FASE) Anamorfose geográfica representa superfícies dos países em áreas proporcionais a uma determinada quantidade. Observe as seguintes anamorfoses:
Nas alternativas apresentadas, os títulos que identificam de forma correta as anamorfoses I e II são, respectivamente:
Questões relacionadas
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
A figura mostra uma praça circular que contém um chafariz em seu centro e, em seu entorno, um passeio. Os círculos que definem a praça e o chafariz são concêntricos.
O passeio terá seu piso revestido com ladrilhos. Sem condições de calcular os raios, pois o chafariz está cheio, um engenheiro fez a seguinte medição: esticou uma trena tangente ao chafariz, medindo a distância entre dois pontos A e B, conforme a figura. Com isso, obteve a medida do segmento de reta AB : 16m.Dispondo apenas dessa medida, o engenheiro calculou corretamente a medida da área do passeio, em metro quadrado.A medida encontrada pelo engenheiro foi: - Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
Leia os versos da canção “Carcará”, de José Cândido e João do Vale.
Carcará
Carcará
Lá no Sertão
É um bicho que “avoa” que nem avião
É um pássaro malvado
Tem o bico “volteado” que nem gavião
Carcará
Quando vê roça queimada
Sai voando e cantando
Carcará
Vai fazer sua caçada
Carcará
Come “inté” cobra queimada
Mas quando chega o tempo da invernada
No Sertão não tem mais roça queimada
Carcará mesmo assim num passa fome
Os “burrego que nasce” na baixada
Carcará
Pega, mata e come
Carcará
Num vai morrer de fome
Carcará
Mais coragem do que homem
Carcará
Pega, mata e come
Carcará é malvado, é valentão
É a águia de lá do meu Sertão
Os “burrego novinho” num pode andar
Ele puxa o “imbigo” “inté” matar
Carcará
Pega, mata e come
Carcará
Num vai morrer de fome
Carcará
Mais coragem do que homem
Carcará
Pega, mata e come
www.radio.uol.com.br
Considerando as relações tróficas encontradas no texto da canção, assinale a alternativa que apresenta a correta correlação entre o trecho selecionado e a afirmação que o sucede.
- Química | 2.3 Termoquímica
(UESB)
I. C(grafite) + O2(g) →CO2(g) ΔH1 = – 395,0 kJ/mol II. H2(g) + ½ O2(g) →H2O(l) ΔH2 = – 286,0 kJ/mol
III. CH4(g) + 2 O2(g) →CO2(g) + 2 H2O(l) ΔH3 = – 895,0 kJ
IV. C(grafite) + 2H2(g) →CH4(g)
A lei de Germain Henry Hess tem importância fundamental no estudo de termoquímica e estabelece que a variação da entalpia de uma reação química depende apenas dos estados inicial e final da reação. Desse modo, considerando-se as equações termoquímicas I, II e III, é possível calcular, aplicando-se a Lei de Hess, a variação de entalpia da reação química representada em IV.
Levando-se em consideração essas informações e as equações termoquímicas I, II e III, e a equação química IV, é correto afirmar:
- Matemática | 2.1 Conjuntos
Considere a sentença: para qualquer x pertencente ao conjunto M, tem-se x² > x.
Assinale a alternativa que apresenta um possível conjunto M.
- Geografia | 5.2 Migração
O jovem espanhol Daniel se sente perdido. Seu diploma de desenhista industrial e seu alto conhecimento de inglês devem ajudá-lo a tomar um rumo. Mas a taxa de desemprego, que supera 52% entre os que têm menos de 25 anos, o desnorteia. Ele está convencido de que seu futuro profissional não está na Espanha, como o de, pelo menos, 120 mil conterrâneos que emigraram nos últimos dois anos. O irmão dele, que é engenheiro-agrônomo, conseguiu emprego no Chile. Atualmente, Daniel participa de uma “oficina de procura de emprego” em países como Brasil, Alemanha e China. A oficina é oferecida por uma universidade espanhola.
GUILAYN, P. Na Espanha, universidade ensina a emigrar. O Globo, 17 fev. 2013 (adaptado).A situação ilustra uma crise econômica que implica