(FUVEST 2018 1ª FASE) Examine esta propaganda.
Por ser empregado tanto na linguagem formal quanto na linguagem informal, o termo “legal” pode ser lido, no contexto da propaganda, respectivamente, nos seguintes sentidos:
Questões relacionadas
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
A molécula de DNA é um material de amplo uso em estudos de identificação dos seres vivos.
Sobre a organização e as propriedades do DNA, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A estrutura em dupla hélice torna dispensáveis processos de reparo que reduziriam a ocorrência de substituições e deleções de nucleotídeos.
( ) O pareamento específico entre bases nitrogenadas determina uma desproporção numérica entre as púricas e as pirimídicas.
( ) As moléculas-filha guardam identidade com a molécula-mãe em consequência da replicação semiconservativa.
( ) A estrutura polinucleotídica permite identificar sequências específicas que diferenciam os organismos.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a - História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Analise a imagem a respeito da queima de sacas de café em 1937.
Disponível em: <http://goo.gl/9A3bqp>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
Essa queima das sacas de café excedentes foi uma medida tomada durante a Era Vargas e esteve associada
- Matemática - Fundamental | 05. Geometria
O tabuleiro a seguir faz parte de um brinquedo educativo:
Disponível em:<http://img1.mlstatic.com/figuras-geometricas-com-encaixe-pilipili_MLB-O-4481327266_062013.jpg>. Acesso em: 15 mar. 2014.
A figura que está fora do encaixe totalmente é
- Física | 3.2 Dilatação
Um frasco de capacidade para 10 litros está completamente cheio de glicerina e encontra-se à temperatura de 10°C. Aquecendo-se o frasco com a glicerina até atingir 90°C, observa-se que 352 ml de glicerina transborda do frasco. Sabendo-se que o coeficiente de dilatação volumétrica da glicerina é 5,0 × 10-4°C-1, o coeficiente de dilatação linear do frasco é, em °C-1.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
Primeira aventura de Alexandre
[...] A reza acabou lá dentro, e ouvi a fala de meu pai: - "Vocês não viram por aí o Xandu?" - "Estou aqui, nhor sim, respondi cá de fora" - "Homem, você me dá cabelos brancos, disse meu pai abrindo a porta. Desde ontem sumido!" - "Vossemecê não me mandou procurar a égua pampa?" - "Mandei, tornou o velho. Mas mandei que você dormisse no mato [...].
“E achou o roteiro dela?" - "Roteiro não achei, mas vim montado num bicho. Talvez seja a égua pampa, porque tem malhas. Não sei, nhor não, só se vendo. O que sei é que é bom de verdade: com umas voltas que deu ficou pisando baixo, meio a galope. [...]"
[...] Meu pai, minha mãe, os escravos e meu irmão mais novo [...] foram ver a égua pampa. Foram, mas não entraram no curral: ficaram na porteira, olhando uns para os outros, lesos, de boca aberta. E eu também me admirei, pois não.
Alexandre levantou-se, deu uns passos e esfregou as mãos, parou em frente de mestre Gaudêncio, falando alto, gesticulando: - Tive medo, vi que tinha feito uma doidice. Vossemecês adivinham o que estava amarrado no mourão? Uma onça-pintada, enorme, da altura de um cavalo. Foi por causa das pintas brancas que eu, no escuro, tomei aquela desgraçada pela égua pampa. RAMOS, Graciliano. Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/genero-causo-sala-aula-732322.shtml> Acesso em: 14 nov. 2014. (Fragmento) As personagens desse causo preservam o uso da linguagem coloquial (marcas da fala) e um linguajar bem característico da cultura do interior.
Transcreva do texto as palavras e expressões que marcam a coloquialidade da língua e transcreva-as para a linguagem formal.