(FUVEST 2017 1° FASE) Leia o texto e observe a imagem.
Numa guerra não se matam milhares de pessoas. Mata-se alguém que adora espaguete, outro que é gay, outro que tem uma namorada. Uma acumulação de pequenas memórias... .
Nós que aqui estamos, por vós esperamos. Direção de Marcelo Masagão. Brasil, 1999.
A partir do texto e da imagem, pode-se afirmar corretamente que
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 09. Imunização
Texto base: 11106729
Texto introdutório
A vacinação é uma das medidas mais importantes para prevenção de doenças infecciosas. Quando uma pessoa é vacinada, o seu sistema imunológico é estimulado a produzir anticorpos contra o agente causador da doença. Dessa forma, quando ela é exposta a esse agente no futuro, seu sistema imunológico já está preparado para combatê-lo. A imunidade coletiva é um fenômeno em que a vacinação em massa de uma população previne a disseminação de doenças infecciosas. O programa nacional de vacinação é um conjunto de estratégias do governo para garantir o acesso da população a vacinas gratuitas e seguras.
Enunciado:
Joãozinho é um menino de 6 anos que nunca foi vacinado. Seus pais procuraram um posto de saúde para colocar a carteira de vacinação em dia. Ao verificar o calendário de vacinação, o profissional de saúde percebeu que Joãozinho precisa receber a vacina tríplice viral. Essa vacina previne quais doenças?
- Geografia - Fundamental | 3.3 Conceitos Demográficos
Observe a chamada e um trecho da reportagem abaixo.
Espanha atrai brasileiros para ajudar a repovoar ‘cidades-fantasma’
Pelo menos 15 pequenos municípios espanhóis ofereceram ou estão oferecendo casa, emprego e até dinheiro a famílias de imigrantes para tentar repovoar suas ruas. [...] Em Lorcha, vilarejo de 735 habitantes encravado em uma montanha do leste da Espanha, as paranaenses Adelle, de 8 anos, e Camille, de 10, além de outros sete equatorianos, ajudaram a manter aberta a única escola local. Sem esses alunos imigrantes, as 24 crianças nascidas na cidade precisariam percorrer 18 km até a escola mais próxima.
Disponível em: www.bbc.com/portuguese/lg/noticias/2009/05/090508_espanhavilasml.shtml. Acesso em: 21 jan. 2019.
O fenômeno retratado na reportagem ocorre porque
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do TextoA ascensão das novas tecnologias de comunicação causou alvoroço, quando não gerou discursos apocalípticos acerca da finitude dos objetos nos quais se ancorava a cultura letrada. As atenções voltaram-se, sobretudo, para o mais difundido de todos esses objetos: o livro impresso. A crer nesses diagnósticos sombrios, os livros e a noção romântica de autoria estavam fadados ao desaparecimento. O triunfo do hipertexto e a difusão dos e-books inscreveriam um marco na linha do tempo, semelhante aos daqueles suscitados pelo advento da escrita e da “revolução do impresso”. Decerto porque as mudanças no padrão tecnológico de comunicação alteram práticas e representações culturais. Contudo, os investigadores insistem que uma perspectiva evolutiva e progressiva acaba por obscurecer o fato de que as normas, as funções e os usos da cultura letrada não são compartilhados de maneira igual, como também não anulam as formas precedentes.
Apesar dos avanços, a história da leitura não pode restringir seu interesse ao livro, tendo de considerar outras formas de impresso de ampla circulação e suportes de textos não impressos. Isso é particularmente relevante no Brasil, onde a imprensa aportou tardiamente e o letramento custou a se espalhar pela sociedade.
SCHAPOCHNIK, N. Cultura letrada: objetos e práticas – uma introdução. In: ABREU, M.; SCHAPOCHNIK, N. (Org.). Cultura letrada no Brasil: objetos e práticas. Campinas: Mercado das Letras, 2005 (adaptado).
Nesse texto, ao abordar o desenvolvimento da cultura letrada no país, o autor defende a ideia de que: - História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Para uma pessoa nascer, foi preciso outras duas, ou seja, o pai e a mãe. Segundo a árvore genealógica, os pais também tiveram essas duas origens.
Que tipo de parentesco os pais de um pai e de uma mãe apresentam?
- Geografia | 3.1 Movimentos da Terra
DUARTE, P. A. Fundamentos de Cartografia. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008 (adaptado).
O esquema apresentado corresponde