(FUVEST 2009 1ª FASE) Existem semelhanças entre as ditaduras militares brasileira (1964-1985), argentina (1976-1983), uruguaia (1973-1985) e chilena (1973-1990).
Todas elas
Questões relacionadas
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(PUCRJ) Seres vivos que apresentam, simultaneamente, ausência de pigmento fotossintetizante, presença de paredes celulares com quitina e reprodução por esporos são:
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
A favela é vista como um lugar sem ordem, capaz de ameaçar os que nela não se incluem. Atribuir-lhe a ideia de perigo é o mesmo que reafirmar os valores e estruturas da sociedade que busca viver diferentemente do que se considera viver na favela. Alguns oficiantes do direito, ao defenderem ou acusarem réus moradores de favelas, usam em seus discursos representações previamente formuladas pela sociedade e incorporadas nesse campo profissional. Suas falas se fundamentam nas representações inventadas a respeito da favela e que acabam por marcar a identidade dos indivíduos que nela residem.
RINALDI, A. Marginais, delinquentes e vítimas: um estudo sobre a representação da categoria favelado no tribunal do júri da cidade do Rio de Janeiro. In: ZALUAR, A.; ALVITO, M. (Orgs.). Um século de favela. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1998.
O estigma apontado no texto tem como consequência o(a)
- Matemática | 13.4 Quadriláteros Notáveis
(FGV) A figura representa um trapézio isósceles ABCD, com AD = BC = 4cm. M é o ponto médio de AD, e o ângulo BMC é reto.
O perímetro do trapézio ABCD, em cm é igual a
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Observe a imagem e leia o trecho. Disponível em: <http://ensaiosfragmentados.com/2013/05/09/tenochtitlan-o-planejamento-urbano-asteca/>. Acesso em: 29 de nov. 2015.
Enunciado:
Tendo como referência o trecho e a imagem, afirma-se que no século XVI, quando os espanhóis chegaram à cidade asteca de Tenochtitlán, ficaram espantados, pois eles não esperavam encontrar
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
(FUVEST 2005 1ª FASE) Em um bate-papo na Internet, cinco estudantes de química decidiram não revelar seus nomes, mas apenas as duas primeiras letras, por meio de símbolos de elementos químicos. Nas mensagens, descreveram algumas características desses elementos.
• É produzido, a partir da bauxita, por um processo que consome muita energia elétrica. Entretanto, parte do que é produzido, após utilização, é reciclado.
• É o principal constituinte do aço. Reage com água e oxigênio, formando um óxido hidratado.
• É o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre.
Na forma de óxido, está presente na areia. É empregado em componentes de computadores.
• Reage com água, desprendendo hidrogênio. Combina-se com cloro, formando o principal constituinte do sal de cozinha.
• Na forma de cátion, compõe o mármore e a cal.
Os nomes dos estudantes, na ordem em que estão apresentadas as mensagens, podem ser