(FUVEST 2015 1ª FASE) Examine a seguinte imagem, que foi inspirada pela situação da Índia de 1946.
Legenda:
MOSLEM: muçulmano;
NEW CONSTITUTION: nova Constituição;
CIVIL WAR: guerra civil;
FAMINE: fome.
A leitura correta da imagem permite concluir que ela constitui uma crítica
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Esta figura representa uno de los pasos en la preparación de la receta de pastel de chocolate. ¿Qué paso es este?
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Os homens que combatem e morrem pela Itália têm o ar, a luz e mais nada […] lutam e perecem para sustentar a riqueza e o luxo de outro, mas embora sejam chamados senhores do mundo, não têm um único torrão de terra que seja seu.
ANDERSON, Perry. Tibério Graco. In: Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. 1988, p. 60.
Com a expansão territorial romana, houve um empobrecimento da maioria da população, que gerou sérios problemas sociais: fome, desemprego, falta de moradia. A tensão social tornava-se maior a cada dia, com pessoas dispostas a se rebelar e a desobedecer às autoridades romanas. Entre as diversas tentativas de reverter o empobrecimento da plebe, destacamos as ações
- História | 2.3 Segundo Reinado
Nas décadas de 1860 e 1870, as escolas criadas ou recriadas, em geral, previam a presença de meninas, mas se atrapalhavam na hora de colocar a ideia em prática. Na província do Rio de Janeiro, várias tentativas foram feitas e todas malsucedidas: colocar rapazes e moças em dias alternados e, em 1874, em prédios separados. Para complicar, na Assembleia, um grupo de deputados se manifestava contrário ao desperdício de verbas para uma instituição “desnecessária”, e a sociedade reagia contra a ideia de coeducação.
VILLELA, H. O. S. O mestre-escola e a professora. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. (Org.).500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003 (adaptado).As dificuldades retratadas estavam associadas ao seguinte aspecto daquele contexto histórico: - Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Texto base: Texto para a questão Aquarela Macaibeiras chovendo
Cheiro de flor amarela;
Cheiro de chão que amanhece.
Estavas sob a latada
Quando te abri a janela. Cheiro de jasmim-laranja
Pelos jardins anoitece;
Junto a papoulas dobradas,
Num canteiro florescendo,
A tua saia singela. Macaibeiras chovendo
Cheiro de flor amarela... Não sei se és tu, se eras outra,
Não sei se és esta ou aquela,
A que não quis nem me quer,
Fugindo sob a latada
Nessa tarde de aquarela. Macaibeiras chovendo
Cheiro de flor amarela... CARDOZO, Joaquim. Signo Estrelado. In: Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008, p. 193. Vocabulário:
Macaibeira ou macaubeira – palmeira comum desde a América Central até a região Sudeste do Brasil.
Latada – caramanchão, alpendre de casa rústica
Enunciado:
Em sua fala, o eu lírico dirige-se:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
As ruas na Roma Antiga também eram um importante espaço de convívio social. Nelas, os moradores da cidade podiam debater e decidir, juntos, assuntos sobre o futuro da cidade. Assinale a resposta correta.
a) Na Roma Antiga, as ruas eram:
( ) cheias de gente e estreitas.
( ) vazias e largas.
b) Os governantes romanos não permitiam que:
( ) as carroças circulassem por elas durante o dia.
( ) as pessoas caminhassem por elas durante o dia.
c) As ruas na Roma Antiga eram:
( ) espaço de convívio entre seus moradores.
( ) local de brigas.