(FUVEST 2009 1ª FASE) Em três momentos importantes da história europeia – Revoluções de 1830-1848, Primeira Guerra Mundial de 1914-1918, e movimentos fascista e nazista das décadas de 1920-1930 – nota-se a presença de uma força ideológica comum a todos esses acontecimentos. Trata-se do
Questões relacionadas
- História | 6.05 Revoluções Liberais
(UFSM-RS) Em 1830, a Europa é varrida por revoltas que têm suas origens
I. no ideário da Revolução Francesa.
II. no socialismo da burguesia em ascensão.
III. nos princípios do liberalismo e do nacionalismo.
IV. no ideário da Santa Aliança.
Estão corretas
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
1 – Dividir a turma em grupos para facilitar o uso dos materiais
2 - Iniciar a atividade perguntando aos alunos se conhecem o círculo cromático.
3 – Anunciar que irão construir um.
4 – Desenhar no quadro o círculo cromático, pedindo aos alunos que transfiram o desenho para o papel.
5 – Enquanto os alunos desenham, distribuir para cada grupo três copinhos com as três cores primárias: azul ciano, amarelo ouro e magenta, além de um pincel para cada um, um copinho de água coletivo, um tecido (flanela) ou papel toalha para enxugar os pincéis e três copinhos vazios para efetuarem as misturas.
6 – Escrever no quadro onde as cores primárias serão colocadas no círculo cromático e deixe que as crianças preencham os espaços correspondentes à estas cores.
7 – Explicar que os espaços intermediários serão preenchidos pelas misturas, entre as duas cores primárias que os delimitam, formando assim as cores secundárias e deixar que eles efetuem as misturas e preencham os espaços respectivos: entre o amarelo e o azul, o verde; entre o amarelo e magenta, o laranja; entre o azul e o magenta, o violeta.
8 – Neste momento, quando estiverem com o círculo completo, demonstrar a eles que as cores quentes e frias encontram-se em lados opostos, de forma sequencial, no círculo cromático:
9 – Agora, é só observar o que acontece com os contrastes. O resultado é que os contrastes de maior intensidade dizem respeito às cores complementares, ou seja, àquelas que se encontram em lados opostos no círculo cromático:
Magenta e verde, amarelo e roxo, laranja e azul são cores complementares entre si e, ao mesmo tempo, definem o máximo de contraste entre duas cores. Elas são complementares porque, para que o verde contenha em sua composição as três cores primárias, só falta o magenta. A mesma regra se aplica às demais.
10- Agora é só associar esta informação, por exemplo, à logomarca do Itaú, às cores da Escola de Samba Mangueira.
11- Colagens interessantes poderão ser feitas usando o princípio do contraste, a partir de cores complementares.
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
As tecnologias de informação e comunicação (TIC) vieram aprimorar ou substituir meios tradicionais de comunicação e armazenamento de informações, tais como o rádio e a TV analógicos, os livros, os telégrafos, o fax etc. As novas bases tecnológicas são mais poderosas e versáteis, introduziram fortemente a possibilidade de comunicação interativa e estão presentes em todos os meios produtivos da atualidade. As novas TIC vieram acompanhadas da chamada Digital Divide, Digital Gap ou Digital Exclusion, traduzidas para o português como Divisão Digital ou Exclusão Digital, sendo, às vezes, também usados os termos Brecha Digital ou Abismo Digital.
Nesse contexto, a expressão Divisão Digital refere-se a
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
(UFG) Leia o trecho da reportagem a seguir. Detran pode negar habilitação a portador de daltonismo
O 11º Grupo Cível do TJRS negou recurso de candidato a motorista e manteve decisão do Detran, que não concede habilitação a um homem portador de daltonismo, pois o defeito visual desse indivíduo é a incapacidade de distinguir entre as cores verde e vermelha.
Disponível em: http://www.bonde.br?bonde.php?id_bonde. Acesso em: 17 set. 2010. [Adaptado]
Qual é a causa da anomalia apresentada pelo indivíduo citado na reportagem?
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
Dois engenheiros chegam à entrada de uma mina de extração de sal que se encontra em grande atividade. Um deles está portando um decibelímetro e verifica que a intensidade sonora é de 115 decibéis. Considerando as qualidades fisiológicas do som, qual é a definição de intensidade sonora?