(FUVEST 2014 1° FASE) A ideia de ocupação do continente pelo povo americano teve também raízes populares, no senso comum e também em fundamentos religiosos. O sonho de estender o princípio da “união” até o Pacífico foi chamado de “Destino Manifesto”.
Nancy Priscilla S. Naro. A formação dos Estados Unidos. São Paulo: Atual, 1986, p. 19.
A concepção de “Destino Manifesto”, cunhada nos Estados Unidos da década de 1840,
Questões relacionadas
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Uma empresa produz painéis solares de energia elétrica, com a forma de retângulo, que geram 5 MWh (megawatts-hora) por metro quadrado. Cada painel tem 3 m de largura e 6 m de comprimento. O selo verde de eficiência é obtido se cada painel solar gerar, no mínimo, 150 MWh de energia solar. Para obter o selo verde, a empresa decide alterar apenas a largura dos seus painéis solares.
O número mínimo, em metro, que a empresa deve aumentar na largura dos seus painéis solares
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
Materiais:
- Papel craft
- Revistas velhas
- Tesoura e cola
- Canetas hidrocor
- Tintas guache
- Copinhos de café
- Papel toalha
Desenvolvimento:
Dividir a turma em duplas, estender o papel craft no chão e propor aos alunos que façam o contorno do corpo do colega no papel. Será necessária a orientação do professor quanto ao fato de que braços e pernas estejam ligeiramente abertos para facilitar o trabalho dos alunos.
Em seguida solicitar aos alunos que procurem nas revistas imagens de objetos que estejam relacionados a cada parte do corpo e efetuem sua colagem nos espaços respectivos do corpo de papel.
Por último, preencher os espaços sem colagens com tintas guache aplicadas com os dedos.
Observações:
- Enquanto as crianças colam as imagens sobre os corpos de papel o professor distribui pequenas quantidades de tinta guache nos copinhos de café para distribuir aos grupos com papel toalha para efetuar a limpeza dos dedos antes que a criança mude de cor na aplicação.
- Este trabalho poderá ser posteriormente recortado e exposto na parede um ao lado do outro, seguidamente, conforme exemplo abaixo:
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
(FUVEST) Nos ambientes aquáticos, a fotossíntese é realizada principalmente por
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
A classificação de um país no quadro de medalhas olímpicas deve-se primeiro ao número de medalhas de ouro que o país conquistou. Em caso de empate no número de medalhas de ouro, passa a ser considerado o número de medalhas de prata e, por fim, o de medalhas de bronze. O quadro de medalhas a seguir apresenta os países classificados do 9º ao 11º lugar nas Olimpíadas de Londres, realizadas em 2012.
Nessa olimpíada, o Brasil obteve 3 medalhas de ouro, 5 de prata e 9 de bronze, classificando-se em 22º lugar no quadro geral de medalhas.
Disponível em: http://olimpiadas.uol.com.br. Acesso em: 28 fev. 2013 (adaptado).
Supondo que o número de medalhas dos demais países permaneça inalterado, qual o número mínimo de medalhas que o Brasil deveria ter ganhado a mais nas Olimpíadas de Londres a fim de ficar exatamente na 10ª posição?
- História | 5.7 Iluminismo
(UPE) O Princípio de Separação dos Poderes, embora tenha sido positivado por meio da revolução constitucionalista do final do século XVIII, tem raízes muito mais profundas, tendo em vista que a preocupação de atribuir as funções fundamentais do estado a órgãos distintos é objeto de reflexão e discussão desde os primórdios da organização estatal. A separação dos poderes do Estado tem suas bases definidas por meio de uma teoria, que se desenvolveu ao longo do tempo, mediante a reflexão de filósofos que remontam à Antiguidade, consagrando-se efetivamente após a análise de Montesquieu, no século XVIII.
BARBOSA, Marília Costa. Revisão da Teoria da Separação dos Poderes do Estado. Escola Superior do Ministério Público do Ceará. (Adaptado)
Diante do contexto explicado, qual a principal característica da separação dos poderes no pensamento de Montesquieu?