(FUVEST 2006 1ª FASE) “Para mim, o mais absurdo dos costumes vale mais do que a mais justa das leis. A nossa legislação alemã contenta-se com evocar o espírito atual, notadamente o espírito francês, mas não faz alusão ao espírito do povo”. Essa frase do alemão William Gerlach, em 1810, exprime uma visão
Questões relacionadas
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
Sem água líquida, a vida (pelo menos como a entendemos) não pode existir senão num estado de suspensão das funções vitais. O crescimento e a reprodução simplesmente não são possíveis. Assim, a busca de vida em outro lugar do sistema solar é, na realidade, uma busca de água. (ASHCROFT, 2001, p. 298).
Considerando-se a importância da água na manutenção dos sistemas vivos, pode-se afirmar: - Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
“Culture is language”: why an indigenous tongue is thriving in Paraguay
Paraguayan Guaraní – a language descended from several indigenous tongues – remains one of the main languages of 70% of Paraguay’s population.
On a hillside monument in Asunción, a statue of the mythologized indigenous chief Lambaré stands alongside other great leaders from Paraguayan history. The other historical heroes on display are of mixed ancestry, but the idea of a noble indigenous heritage is strong in Paraguay, and – uniquely in the Americas – can be expressed by most of the country’s people in an indigenous language: Paraguayan Guaraní. “Guaraní is our culture – it’s where our roots are,” said Tomasa Cabral, a market vendor in the city.
Elsewhere in the Americas, European colonial languages are pushing native languages towards extinction, but Paraguayan Guaraní – a language descended from several indigenous tongues – remains one of the main languages of 70% of the country’s population. And unlike other widely spoken native tongues – such as Quechua, Aymara or the Mayan languages – it is overwhelmingly spoken by non-indigenous people.
Miguel Verón, a linguist and member of the Academy of the Guaraní Language, said the language had survived partly because of the landlocked country’s geographic isolation and partly because of the “linguistic loyalty” of its people. “The indigenous people refused to learn Spanish,” he said. “The imperial governors had to learn to speak Guaraní.” But while it remains under pressure from Spanish, Paraguayan Guaraní is itself part of the threat looming over the country’s other indigenous languages. Paraguay’s 19 surviving indigenous groups each have their own tongue, but six of them are listed by Unesco as severely or critically endangered.
The benefits of speaking the country’s two official languages were clear. Spanish remains the language of government, and Paraguayan Guaraní is widely spoken in rural areas, where it is a key requisite for many jobs. But the value of maintaining other tongues was incalculable, said Alba Eiragi Duarte, a poet from the Ava Guaraní people. “Our culture is transmitted through our own language: culture is language. When we love our language, we love ourselves.”
COSTA, W. Disponível em: www.theguardian.com. Acesso em: 3 set. 2020 (adaptado).
De acordo com o texto, um dos motivos da popularidade da língua guarani no Paraguai deve-se à (ao)
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
(UFPB) Em uma fábrica, utiliza-se uma barra de alumínio de 80 cm2 de seção reta e 20 cm de comprimento, para manter constante a temperatura de uma máquina em operação. Uma das extremidades da barra é colocada em contato com a máquina que opera à temperatura constante de 400 ºC, enquanto a outra extremidade está em contato com uma barra de gelo na sua temperatura de fusão.
Sabendo que o calor latente de fusão do gelo é de 80 cal/g, que o coeficiente de condutibilidade térmica do alumínio é de 0,5 cal/s.cm.ºC e desprezando as trocas de calor do sistema máquina-gelo com o meio ambiente, é correto afirmar que o tempo necessário para derreter 500 g de gelo é:
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
A modernidade [...] é um fenômeno de dois gumes. O desenvolvimento das instituições sociais modernas e sua difusão em escala mundial criaram oportunidades bem maiores para os seres humanos gozarem de uma existência segura e gratificante que qualquer tipo de sistema pré-moderno. Mas a modernidade tem também um lado sombrio.
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 1991.
Giddens, ao discutir a dicotomia existente nas sociedades modernas, apresenta sua teoria do(a)
- História | 4. Patrimônio Cultural
TEXTO I
TEXTO II
A eleição dos novos bens, ou melhor, de novas formas de se conceber a condição do patrimônio cultural nacional, também permite que diferentes grupos sociais, utilizando as leis do Estado e o apoio de especialistas, revejam as imagens e alegorias do seu passado, do que querem guardar e definir como próprio e identitário.
ABREU, M.; SOIHET, R.; GONTIJO, R.(Org.). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
O texto chama a atenção para a importância da proteção de bens que, como aquele apresentado na imagem, se identificam como: