Uma planta é perturbada na sua sesta* pelo exército que a pisa.
Mas mais frágil fica a bota.
Gonçalo M. Tavares, 1: poemas.
*sesta: repouso após o almoço.
(FUVEST 2020 1º FASE) O ditado popular que se relaciona melhor com o poema é:
Questões relacionadas
- História | 6.10 Revolução Russa
(UFPR) O lema dos bolcheviques a partir de abril de 1917 era “Paz, Pão e Terra”, conhecido também como Teses de Abril. Assinale a alternativa que identifica e justifica corretamente qual entre as palavras do lema tem correspondência direta com os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial.
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
Assinale a alternativa correta a respeito da célula representada acima.
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
Considere a figura do coração humano abaixo esquematizado. Nele se podem observar os vasos sanguíneos que chegam ao coração e que dele saem.
Sobre a figura apresentada, podem-se fazer todas as afirmações abaixo, exceto:
- Geografia | 6.1 Agricultura
A luta pela terra no Brasil é marcada por diversos aspectos que chamam a atenção. Entre os aspectos positivos, destaca-se a perseverança dos movimentos do campesinato e, entre os aspectos negativos, a violência que manchou de sangue essa história. Os movimentos pela reforma agrária articularam-se por todo o território nacional, principalmente entre 1985 e 1996, e conseguiram de maneira expressiva a inserção desse tema nas discussões pelo acesso à terra. O mapa seguinte apresenta a distribuição dos conflitos agrários em todas as regiões do Brasil nesse período, e o número de mortes ocorridas nessas lutas.
Com base nas informações do mapa acerca dos conflitos pela posse de terra no Brasil, a região
- Arte - Fundamental | 12. Arte Moderna
14. Exposição mostra o melhor das artes de Cuba
Postado em (Dica CULT) por admin em 23-06-2009
Tags: Dragão do Mar
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura promove a amostra “Diálogos em Movimento: vídeo arte cubana contemporânea“, com abertura nesta terça (23 de junho) às 19h. Sob a curadoria do artista visual e pesquisador cubano Rafael Acosta, a exposição inédita ilustra o panorama da atual criação artística da vídeo arte em Cuba.
Com 15 trabalhos em seu acervo, a mostra se caracteriza por não possuir vínculo temático único. A diversidade e a pluralidade de tópicos, enfoques e poéticas é que constituem o signo identificativo do ciclo. Os expositores selecionados constituem a vanguarda da vídeo arte em Cuba, tendo integrado importantes curadorias nesse gênero mundo afora, como Felipe Dulzaides, ganhador de importantes prêmios incluindo Cintas Fellowship, Creative Work e Art Matters.
http://www.zonamix.com.br/cultucando/2009/06/23/exposicao-mostra-o-melhor-das-artes-de-cuba/
A videoarte, manifestação contemporânea, atualmente é bastante comum, que por utilizar um meio de comunicação simples que é o vídeo, conta mais com a criatividade do artista do que com os recursos utilizados. Converse com os alunos sobre o tema e peça para pesquisarem a respeito em livros, revistas, jornais e sites. Em uma roda de discussão, proporcione a oportunidade para os alunos compartilharem as informações pesquisadas, se for necessário assista com eles a alguns videartes.
Divida a turma em cinco grupos e proponha que cada grupo desenvolva um trabalho de videoarte temático, cada grupo com um dos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.
Depois dos trabalhos prontos, organize uma mostra de videoarte no espaço cultural da escola