(FUVEST 2007 1ª FASE) Nas reivindicações dos movimentos políticos que levaram à independência dos países da América Espanhola, encontram-se alguns traços comuns. Entre eles, a
Questões relacionadas
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
(UNIT) O termo “relógio biológico” se refere ao conjunto de mecanismos endógenos capazes de conferir ritmicidade a processos fisiológicos e comportamentais do organismo, independentemente das pistas ambientais externas. As estruturas responsáveis por gerar essa ritmicidade são denominadas “osciladores” e sua capacidade oscilatória circadiana é decorrente da expressão rítmica de certas proteínas ao longo do dia, codificadas pelos “genes do relógio”. Nos mamíferos, o oscilador central é composto pelos núcleos supraquiasmáticos (NSQs), os quais são capazes de sincronizar o ritmo das outras células do corpo e os osciladores periféricos ao ciclo claro/escuro ambiental, permitindo que o organismo seja capaz de prever as variações externas circadianas. Fatores genéticos ou ambientais que prejudiquem essa sincronia podem causar diversos distúrbios fisiológicos, inclusive algumas formas de câncer.
(O TERMO..., 2015)
Os ciclos biológicos envolvem alterações do ritmo metabólico com um complexo enzimático, hormonal e também um conjunto de glândulas endócrinas essenciais, sendo estas:
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UEFS) Como um pregador que anuncia um inferno de “fogo e enxofre”, Nathan S. Lewis vem proferindo um discurso sobre a crise energética que é, ao mesmo tempo, aterrador e estimulante. Para evitar um aquecimento global potencialmente debilitante, o químico do California Institute of Technology (Caltech) afirma que a civilização deve ser capaz de gerar mais de 10 trilhões de watts de energia limpa e livre de carbono até 2050. Isso corresponde a três vezes a demanda média americana de 3,2 trilhões de watts. O represamento de todos os lagos, rios e riachos do planeta, avalia ele, só forneceria 5 trilhões de watts de energia hidrelétrica. A energia nuclear poderia dar conta do recado, mas o mundo precisaria construir um novo reator a cada dois dias nos próximos 50 anos. Antes que seus ouvintes fiquem excessivamente deprimidos, Lewis anuncia uma fonte de salvação: o Sol lança mais energia sobre a Terra por hora do que a energia que a humanidade consome em um ano. Mas ressalta que, para se salvar, a humanidade carece de uma descoberta radical em tecnologia de combustível solar: folhas artificiais que captem seus raios e produzam combustível químico em massa no local, de modo muito semelhante ao das plantas. Esse combustível pode ser queimado como petróleo ou gás natural para abastecer carros e gerar calor ou energia elétrica, e também armazenado e utilizado quando o Sol se põe.
(REGALADO, 2010, p. 76-79)
Com base nos conhecimentos relacionados ao processo de fotossíntese que ocorre em folhas naturais, pode-se afirmar:
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Quanto mais a vida social se torna mediada pelo mercado global de estilos, lugares e imagens, pelas viagens internacionais, pelas imagens da mídia e pelos sistemas de comunicação interligados, mais as identidades se tornam desvinculadas — desalojadas — de tempos, lugares, histórias e tradições específicos e parecem “flutuar livremente”. Somos confrontados por uma gama de diferentes identidades (cada qual nos fazendo apelos, ou melhor, fazendo apelos a diferentes partes de nós), dentre as quais parece possível fazer uma escolha.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade.Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
Do ponto de vista conceitual, a transformação identitária descrita resulta na constituição de um sujeito
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir para resolver a questão.
Conselhos de um pai
Você tem ideia da vida do camponês que cultiva a terra? O cobrador de impostos fica no cais para receber os impostos da colheita. Ele está acompanhado de soldados com cassetete e escravos com varas de palmeira. Eles gritam para o camponês: “vamos, os grãos!”. Se o camponês não os tem, atiram-no ao chão, o espancam, arrastam-no até o canal e mergulham sua cabeça na água.
Já o pedreiro é obrigado a ficar agachado quase todo o dia, exposto ao sol e aos ventos. Seus braços machucam-se no trabalho, suas roupas desgastam-se totalmente. Ele só toma banho uma vez por dia.
O tecelão (...) trabalha com o joelho à altura do estômago. Se deixar de fabricar um só dia a quantia de pano estabelecida, pode ser condenado à prisão.
Só observei violência por toda parte. Por isso, recomendo que você se dedique às letras. Nada existe acima da profissão das letras. Assim, aquele que, desde a infância, dedica-se à escrita, será um homem honrado.
Papiro egípcio anônimo, de 1500 a.C. Apud G. Maspero. Histoire ancienne dês peuples de LÓrient. Paris, Hachette, s/d. p. 137.
Monte uma pirâmide social com as categorias sociais apresentadas no texto.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
– Que horas serão?
Sete horas passadas.
Vou com atraso.
A que horas você entra?
“Faltando um quarto pras oito.”
No bonde, perguntam ao viajante, companheiro de viagem de Naziazeno, o que ele levava consigo.
O moço responde: “Leite. É o meu almoço”.
Naziazeno acha estranho e pensa: “Como é que um homem pode se contentar apenas com um vidro de leite ao meio dia?”
MACHADO, D. Os ratos. São Paulo: Círculo do Livro, s/d.
A ficção modernista explorou tipos humanos e suas condições sociais. No fragmento do romancista gaúcho, a resposta do viajante sobre “o que levava consigo” pode revelar