(FUVEST 2007 1ª FASE) Das três seguintes formulações – primeiro, a de Copérnico, a terra não é o centro do mundo, depois a de Darwin, não nascemos de Deus mas viemos do macaco, e, por último, a de Freud, não somos senhores de nossa própria consciência – pode-se dizer que
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Poema tirado de uma notícia de jornal
1 João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número
2 Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
3 Bebeu
4 Cantou
5 Dançou
6 Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
BANDEIRA, Manuel. Disponível em: <www.jornaldepoesia.jor.br/manuelbandeira04.html>. Acesso em: 12 jan. 2015.
Os versos 3, 4 e 5 do poema são compostos apenas de verbos. Esse recurso é utilizado para
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
Uma população (momento A) sofre isolamento em duas subpopulações (momento B) por um fator de isolamento (I). Passado um tempo, essas subpopulações apresentam características fenotípicas e genotípicas que as distinguem (momento C), representadas na figura pelas tonalidades de cor. O posterior desaparecimento do fator de isolamento I pode levar, no momento D, às situações D1 e D2.
A representação indica que, no momento D, na situação
- História | 4.1 Alta Idade Média
(FUVEST 2018 1ª FASE) Um grande manto de florestas e várzeas cortado por clareiras cultivadas, mais ou menos férteis, tal é o aspecto da Cristandade algo diferente do Oriente muçulmano, mundo de oásis em meio a desertos. Num local a madeira é rara e as árvores indicam a civilização, noutro a madeira é abundante e sinaliza a barbárie. A religião, que no Oriente nasceu ao abrigo das palmeiras, cresceu no Ocidente em detrimento das árvores, refúgio dos gênios pagãos que monges, santos e missionários abatem impiedosamente.
J. Le Goff. A civilização do ocidente medieval. Bauru: Edusc, 2005. Adaptado.
Acerca das características da Cristandade e do Islã no período medieval, pode se afirmar que
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
O BRASIL DEPOIS DA CONSTITUINTE DE 1988
11. Texto base: Leia o texto a seguir. No governo Collor, no início da década de 1990, os produtos importados passaram a invadir o mercado brasileiro, com a redução dos impostos de importação. A oferta de produtos cresceu e os preços de algumas mercadorias caíram ou se estabilizaram. Os efeitos iniciais destas medidas indicavam que o governo estava no caminho certo, ao debelar a inflação que havia atingido patamares elevados no final da década de 1980 e início da década de 1990, mas isso durou pouco tempo. Ao mesmo tempo, o governo passou a incentivar os investimentos externos no Brasil mediante incentivos fiscais e privatização das empresas estatais. No entanto, estes investimentos chegaram um pouco mais tarde, dado o receio dos investidores frente à instabilidade econômica do país naquele momento. O processo acelerado de abertura econômica, mais intenso no governo Fernando Henrique Cardoso, fez com que muitas empresas não conseguissem se adaptar às novas regras de mercado, levando-as à falência ou a vender seu patrimônio. Muitas multinacionais compraram essas empresas nacionais ou associaram-se a elas. Em apenas uma década as multinacionais mais que dobraram sua participação na economia brasileira. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/neoliberalismo-no-brasil-politica-economica-incentivou-privatizacoes.htm>. Acesso em: 17 mar. 2014.
Enunciado:
a) Identifique qual modelo econômico foi sendo implementando no Brasil durante a década de 1990, principalmente no governo de Fernando Henrique Cardoso.
b) Explique quais são suas principais características, de acordo com o texto.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia o texto a seguir sobre crianças que trabalham no Haiti e responda à questão “Infância em Perigo”.
(UNICEF) Segundo a UNICEF, cerca de 300 mil crianças entre 5 a 17 anos estão submetidas à exploração doméstica infantil, ou seja, são Restavecs. Restavecs é uma criança Haitiana que se torna um escravo a partir do momento em que é doada pelos seus pais a famílias urbanas. A doação é feita na esperança que tenham uma vida digna, mas a realidade é outra.Essas crianças viram escravas afirma Jean Robert Cadet autor do livro “Restavec: um menino escravo no Haiti” que já foi um Restavec.
Um Restavec, por exemplo, com cinco ou seis anos, acorda cedo prepara o café da manhã para a família, busca água no poço para todos da família tomarem banho, deve lavar louças, roupas e arrumar as crianças para as escolas e ao retornar deve cozinhar para toda a família. E, muitas vezes, dorme sem comer ou come os restos das comidas.
As meninas são as mais favoráveis nesse trabalho. Disponível em:<http://criancanaotrabalha1.blogspot.com.br/>Acesso em 13 de mar. 2014.
Enunciado:
O trabalho feito por uma criança Restavec é uma forma de exploração do trabalho infantil, o que é diferente do trabalho como forma de socialização.
Explique a diferença entre essas duas formas de trabalho.