(FUVEST 2017 1° FASE) O polinômio P(x) = x3 - 3x2 + 7x - 5 possui uma raiz complexa ξ3 cuja parte imaginária é positiva. A parte real de ξ3 é igual a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base:
Enunciado:
No segundo quadrinho, as orações apresentam dois verbos de ligação: é – parecem. Nesse contexto, cada verbo exprime uma característica distinta em relação ao sujeito. Essas características podem ser identificadas, respectivamente, como estado
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
(CPS)
As formigas são insetos sociais, possuem patas articuladas e corpo dividido em três partes distintas, interligadas entre si. Entre esses animais, as formigas cortadeiras, como por exemplo, as saúvas, ao contrário do que se pensa, não comem as plantas que cortam. Elas transportam os pedaços dessas plantas para o formigueiro onde, em câmaras especiais, eles são utilizados como substrato para o cultivo de um fungo do qual as formigas se alimentam. Esse processo causa grandes transtornos à agricultura e à pecuária.
A respeito das formigas cortadeiras, é correto afirmar que
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Funcionário do governo saindo de sua casa, acompanhado por toda a família.
Jean Baptiste Debret documentou, por meio de sua arte, a sociedade brasileira do século XIX. Ao observar a obra apresentada, verifica-se que, na época, prevalecia a noção de superioridade
- História | B. Roma
(MACKENZIE) Ao longo de toda a História, a formação de colônias permitiu que a espécie humana pudesse se distribuir pelo mundo. Contudo, o crescimento populacional e econômico, verificado em algumas civilizações, determinou um novo tipo de colonização, que passou a ter o caráter de dominação e conquista territorial.
Ao compararmos o processo de colonização romana com o português, fazem-se as seguintes afirmações:
I. O sucesso em superar suas lutas sociais internas possibilitou aos romanos implantar o regime de império, implicando uma ação conquistadora, que, graças à ação do exército, levou à incorporação de novas regiões. Da mesma forma, após sucessivas guerras religiosas internas, para conquistar sua unificação, Portugal também adotou uma ação expansionista.
II. Roma, além de conquistar territórios para o seu desenvolvimento econômico, também procurava criar um grande Império, aumentando sua supremacia em todo Oriente e Ocidente. Da mesma forma, Portugal, com o início do processo de expansão marítima, no século XIV, almejava criar uma grande nação ultramarina, restaurando o antigo Império Romano.
III. O processo português de colonização correspondia ao modelo mercantilista europeu, no qual a exploração das colônias objetivava enriquecer a metrópole, sem a preocupação de desenvolvê-las. No caso romano, além da necessidade econômica, visando manter o escravismo, almejavam criar um grande Império, possibilitando que seus habitantes pudessem se tornar cidadãos de Roma.
Assinale a alternativa correta.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. a) Professor, peça aos alunos que observem as imagens.
b) Escrevam acima das fotos os sentimentos que devem prevalecer na convivência com o outro no fazer empreendedor, referentes a elas: fidelidade, amizade, solidariedade, amor, vínculos familiares.
Disponível em:<http://www.guia.heu.nom.br/images/solidariedade2.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.
Disponível em:<http://ucanr.org/blogs/LatinoBriefs/blogfiles/11951.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.
Disponível em:<http://www.blogdovelhinho.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Amizade-crian%C3%A7as.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.
2. Segundo passo
2.1. Professor, pergunte aos alunos:
a) Quais foram os dois sentimentos que não foram representados nas fotos?
b) Vocês acham que amor e fidelidade podem estar junto com qual ou quais fotos? Por quê?
3. Terceiro passo
3.1. Professor, leia e comente com a turma o texto de Padre Fábio de Melo.
3.2. Peça aos alunos que marquem no texto todas as frases que têm a palavra oportunidade.
Solicite aos alunos que, em grupos, escolham uma dessas frases e faça uma dramatização. Depois, apresentem para os colegas.
A gente não pode perder as oportunidades de interferir de maneira positiva na vida do outro. É nossa missão como pessoas! Você tem a oportunidade de ser caminho.
Agora se você é um caminho que chega a um lugar bom, muita gente vai querer passar por você. Mas se você tem fama e já se transformou, fez questão de ser um caminho onde só passam coisas ruins, é bem provável que você irá ficar sozinho e vazio ao longo de sua vida. Seja um caminho bom! Muita gente vai querer passar por ele. E você deve deixar essas pessoas passarem de maneira respeitosa.
[...] As pessoas vão passar pela nossa vida e à medida que você tiver a oportunidade de ser este lugar por onde elas passam, seja o melhor caminho que você puder ser. [...] Se ele veio até você é porque ele descobriu o seu valor. [...] É quando se descobre que há um jeito interessante de você transformar o mundo...
Disponível em:<https://www.pensador.com/frase/NTc1MzQw/> Acesso em: 03 jan. 2018.