(FUVEST 2017 1° FASE) O paralelepípedo reto-retângulo ABCDEFG, representado na figura, tem medida dos lados AB = 4, BC = 2 e BF = 2.
O seno do ângulo HA\widehat{A}F é igual a
Questões relacionadas
- Química | 3.8 Bioquímica
Os polímeros são macromoléculas formadas pela reação entre os monômeros, que formam através da reação de polimerização. Um dos polímeros bastante usado na atualidade é o PET, que é formado a partir da reação a seguir.
A análise das informações permite inferir que o polímero PET é classificado como
- História | 2.3 Segundo Reinado
Que aspecto histórico da escravidão no Brasil no séc. XIX pode ser identificado a partir da análise do vestuário do casal retratado acima?
- Física
O alumínio é obtido por meio da eletrólise ígnea do óxido de alumínio hidratado (Al2O3.nH2O), também denominado de alumina. Esse processo consome muita energia, pois além da energia para a eletrólise é também necessário manter a alumina a cerca de 1000 ºC. Entretanto, para reciclar o alumínio é necessário fundir o metal a uma temperatura bem menor. Tendo como referência os dados sobre o alumínio, abaixo, e considerando a temperatura ambiente de 25 ºC, é correto afirmar que a energia mínima necessária, em kJ, para reciclar um mol desse metal é aproximadamente igual a:
Dados sobre o alumínio:
Massa molar = 27g/mol
Ponto de fusão = 660 ºC
Calor específico = 0,9J/gºC
Entalpia de fusão = 10,7kJ/mol
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
O que distingue os milhares de anos de história do que consideramos os tempos modernos? A resposta transcende em muito o progresso da ciência, da tecnologia, do capitalismo e da democracia. O passado remoto foi repleto de cientistas brilhantes, de matemáticos, de inventores, de tecnólogos e de filósofos políticos.
Centenas de anos antes do nascimento de Cristo, os céus haviam sido mapeados, a grande biblioteca de Alexandria fora construída e a geometria de Euclides era ensinada. A demanda por inovações tecnológicas para fins bélicos era tão insaciável quanto atualmente. Carvão, óleo, ferro e cobre estiveram a serviço dos seres humanos por milênios, e as viagens e comunicações marcaram os primórdios da civilização conhecida.
A ideia revolucionária que define a fronteira entre os tempos modernos e o passado é o domínio do risco: a noção de que o futuro é mais do que um capricho dos deuses e de que homens e mulheres não são passivos ante a natureza. Até os seres humanos descobrirem como transpor essa fronteira, o futuro era um espelho do passado ou o domínio obscuro de oráculos e adivinhos que detinham o monopólio sobre o conhecimento dos eventos previstos.
BERNSTEIN, P. L. Desafio aos Deuses: A fascinante história do risco. Rio de Janeiro: Altabooks, 2019.
Segundo o texto,
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Mediante as claras intenções de Dom Pedro, as Cortes exigiram que o príncipe retornasse para Portugal e entregasse o Brasil ao controle de uma junta administrativa formada pelas Cortes. A ameaça vinda de Portugal despertou a elite econômica brasileira para o risco que as benesses econômicas conquistadas ao longo do período joanino corriam. Dessa maneira, grandes fazendeiros e comerciantes passaram a defender a ascensão política de Dom Pedro I à líder da independência brasileira.
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiab/independencia-brasil.htm>. Acesso em: 19 maio 2014.
O apoio da elite econômica brasileira a D. Pedro estava associado à