(FUVEST 2011 1° FASE) Quando a expansão comercial europeia ganhou os oceanos, a partir do século XV, rapidamente o mundo conheceu um fenômeno até então inédito: populações que jamais tinham tido qualquer contato umas com as outras passaram a se aproximar, em diferentes graus. Uma das dimensões dramáticas desses novos contatos foi o choque entre ambientes bacteriológicos estranhos, do qual resultou a “mundialização” de doenças e, consequentemente, altas taxas de mortalidade em sociedades cujos indivíduos não possuíam anticorpos para enfrentar tais doenças.
Isso ocorreu, primeiro, entre as populações
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
(ENEM 2017 LIBRAS)
TEXTO I
Criatividade em publicidade: teorias e reflexõesResumo: O presente artigo aborda uma questão primordial na publicidade: a criatividade. Apesar de aclamada pelos departamentos de criação das agências, devemos ter a consciência de que nem todo anúncio é, de fato, criativo. A partir do resgate teórico, no qual os conceitos são tratados à luz da publicidade, busca-se estabelecer a compreensão dos temas. Para elucidar tais questões, é analisada uma campanha impressa da marca XXXX. As reflexões apontam que a publicidade criativa é essencialmente simples e apresenta uma releitura do cotidiano.DEPEXE, S. D. Travessias: Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Artes.
TEXTO II
Os dois textos apresentados versam sobre o tema criatividade. O Texto I é um resumo de caráter científico e o Texto II, uma homenagem promovida por um site de publicidade. De que mandeira o Texto II exemplifica o conceito de criatividade em publicidade apresentado no Texto I?
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
(IFSP) Ao examinar cinco tipos de tecidos animais expostos um aluno relacionou três características de um deles.
I. Possuem várias unidades microscópicas formadas por camadas de minerais depositados ao redor de canais contendo vasos sanguíneos e nervos.
II. Suas células ficam em uma matriz rica em fibras colágenas e fosfato de cálcio, dentre outros minerais.
III. Células localizadas um pouco distantes umas das outras, por secretarem a matriz extracelular.
Assinale a alternativa que identifica corretamente esse tecido.
- Física | 3.2 Dilatação
(UPE) Neste sábado, começa a maior, mais famosa e mais esperada competição do ciclismo mundial, o Tour de France. (...) Do dia 2 ao dia 24 de julho, os ciclistas vão encarar as grandes montanhas francesas e as mais belas paisagens em busca da tão sonhada camisa amarela. (...) Serão vinte e duas etapas – nove planas, uma de alta montanha, nove de montanha e duas de relógio individual – e 3.519 km percorridos ao longo de todo o território francês, uma média de 167,5 km pedalados por dia.
Fonte: http://espn.uol.com.br/noticia/610082_equipes-favoritos-camisas-e-curiosidades-saiba-tudo-sobre-o-tour-de-france-2016.
Acessado em 15 de julho de 2016. (Adaptado)
Ao longo dessa competição, um ciclista viaja por diversos locais, onde ele e sua bicicleta experimentam as mais diferentes temperaturas. Desejando um melhor desempenho aerodinâmico na prova, um atleta analisa o comportamento geométrico dos raios (barras cilíndricas maciças) disponíveis para instalar nas rodas de sua bicicleta, com a variação de temperatura. Em seu experimento, dois raios de alumínio, A e B de comprimentos L e 2L e diâmetros 4r e 2r respectivamente, são aquecidos até a mesma temperatura, a partir de uma mesma temperatura inicial.
A razão entre o aumento de volume do raio A com respeito ao raio do tipo B é
- Física
Segundo a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), a taxa metabólica basal (TMB) é o mínimo de energia necessária para manter as funções do organismo em repouso, tais como os batimentos cardíacos, a pressão arterial, a respiração e a manutenção da temperatura corporal. Em uma competição de corrida, um atleta de 70kg tem que subir uma montanha com uma inclinação de 60° e uma distância total de 1200m Desprezando a taxa metabólica basal e as perdas por atrito, CALCULE qual deve ser a energia extra, ou seja, o trabalho extra realizado pelo corredor para chegar ao final da subida
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Na sociedade contemporânea, onde as relações sociais tendem a reger-se por imagens midiáticas, a imagem de um indivíduo, principalmente na indústria do espetáculo, pode agregar valor econômico na medida de seu incremento técnico, amplitude do espelhamento e da atenção pública. Aparecer é então mais do que ser; o sujeito é famoso porque é falado. Nesse âmbito, a lógica circulatória do mercado, ao mesmo tempo que acena democraticamente para as massas com supostos “ganhos distributivos”(a informação ilimitada, a quebra das supostas hierarquias culturais), afeta a velha cultura disseminada na esfera pública. A participação nas redes sociais, a obsessão dos selfies, tanto falar e ser falado quanto ser visto são indices do desejo do ˜espelhamento˜.
A crítica contida no texto sobre a sociedade contemporânea enfatiza