(FUVEST 2008 1ª FASE) O triângulo ACD é isósceles de base CD e o segmento OA é perpendicular ao plano que contém o triângulo OCD conforme a figura:
Sabendo-se que AO = 3, AC = 5 e sen(OCD) = 1/3, então a área do triângulo OCD vale
Questões relacionadas
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(FCM-MG) Ilustração sobre a formação dos diferentes componentes de uma colmeia. Os processos biológicos ocorridos em em 1, 2 e 3 são denominados, respectivamente, de:
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
Sílvio e Fátima têm três filhos, um deles fruto do primeiro casamento de um dos cônjuges. Sílvio é de tipo sanguíneo ABRh- e Fátima de tipo ORh+. Dentre os filhos, Paulo é de tipo sanguíneo ARh+, Mário é de tipo BRh- e Lucas é de tipo ABRh+.
Sobre o parentesco genético nessa família, é correto afirmar que:
- História | 3.5 Nova
(ESPCEX) A partir da eleição pelo Colégio Eleitoral do Presidente Tancredo Neves, em 1985, inicia-se um novo período republicano brasileiro, que alguns autores chamam de Nova República. Sobre esse período, assinale a única resposta que associa corretamente uma característica do governo ao respectivo governante
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
A atividade será composta de cinco momentos. Seria interessante aplicá-la como fechamento do conteúdo e como uma proposta prática e teórica abordando o conteúdo da performance juntamente com uma dinâmica do corpo.
1.º Serão distribuídos, previamente, em aulas anteriores, uma proposta de pesquisa teórica sobre performance. Para guiar os alunos, podem ser sugeridos nomes de obras ou de artistas pelo professor. Exemplos: Marina Abramovic, Hélio Oiticica, Berna Reale, dentre outros. Forneça aos alunos sugestão de sites confiáveis para facilitar o acesso às informações que você deseja coletar.
2º Os alunos podem ser divididos em duplas para fazerem a atividade. As duplas serão orientadas a trazerem algo de significativo que represente o trabalho do artista pesquisado. Poderá ser um movimento do corpo, uma coreografia ou pose estática. Além da parte performática, o aluno deverá ser capaz de apresentar de maneira breve e sucinta o conteúdo relacionado ao trabalho estudado usando mídias variadas (PowerPoint, vídeo, etc.).
3º Exponha as pesquisas para que todos tenham acesso às informações coletadas. Essa parte é bastante importante para o próximo item a ser trabalhado.
4º No dia marcado para as performances, os alunos que ficarão assistindo à apresentação dos outros serão convidados a identificar o artista ou obra escolhidos pelos colegas.
5º Como uma conclusão, após as apresentações, recorrer à autoavaliação.
Sugestão de sites para pesquisa sobre artistas performáticos:
Marina Abramovic. Disponível em:<http://www.iea.usp.br/noticias/as-multiplas-facetas-da-arte-performativa-de-marina-abramovic>. Acesso em: 20 abr. 2015.
Hélio Oiticica. Disponível em: <http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=856&titulo=Parangole:_anti-obra_de_Helio_Oiticica>. Acesso em: 20 abr. 2015.
Berna Reale. Disponível em: <http://bernareale.com/home.html>. Acesso em: 20 abr. 2015.
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
Quando aquecemos água em nossas casas utilizando um recipiente aberto, sua temperatura nunca ultrapassa os 100 °C. Isso ocorre por que: