(FUVEST 2008 1ª FASE) O triângulo ACD é isósceles de base CD e o segmento OA é perpendicular ao plano que contém o triângulo OCD conforme a figura:
Sabendo-se que AO = 3, AC = 5 e sen(OCD) = 1/3, então a área do triângulo OCD vale
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
(ENEM 2018 1ª APLICAÇÃO)
TEXTO I
TEXTO II
Imaginemos um cidadão, residente na periferia de um grande centro urbano, que diariamente acorda às 5h para trabalhar, enfrenta em média 2 horas de transporte público, em geral lotado, para chegar às 8h ao trabalho. Termina o expediente às 17h e chega em casa às 19h para, aí sim, cuidar dos afazeres domésticos, dos filhos etc. Como dizer a essa pessoa que ela deve praticar exercícios, pois é importante para sua saúde? Como ela irá entender a mensagem da importância do exercício físico? A probabilidade de essa pessoa praticar exercícios regularmente é significativamente menor que a de pessoas da classe média/alta que vivem outra realidade. Nesse caso, a abordagem individual do problema tende a fazer com que a pessoa se sinta impotente em não conseguir praticar exercícios e, consequentemente, culpada pelo fato de ser ou estar sedentária.
FERREIRA, M. S. Aptidão física e saúde na educação física escolar: ampliando o enfoque. RBCE, n. 2, jan. 2001 (adaptado).
O segundo texto, que propõe uma reflexão sobre o primeiro acerca do impacto de mudanças no estilo de vida na saúde, apresenta uma visão
- Química
Sobre uma bancada, há cinco frascos de soluções aquosas de um ácido, bases e sais na temperatura de 25°C. Nessa temperatura, o produto iônico da água (Kw) é 1,0 x 10-14. Assim, a concentração de H+, em mol L-1, representada por [H+], na solução de
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
A subsidência é um processo de rebaixamento do terreno, que ocorre de forma lenta, em que a ação antrópica pode ser uma de suas causas.
Caracteriza um exemplo de interferência da ação antrópica no processo de subsidência:
1 — Chapada Diamantina.
4 — Planalto da Borborema.
2 — Chapada dos Parecis.
5 — Serra dos Carajás.
3 — Serra da Canastra.
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
O engenheiro
A luz, o sol, o ar livre
envolvem o sonho do engenheiro.
O engenheiro sonha coisas claras:
superfícies, tênis, um copo de água.
O lápis, o esquadro, o papel;
o desenho, o projeto, o número:
o engenheiro pensa o mundo justo,
mundo que nenhum véu encobre.
(Em certas tardes nós subíamos
ao edifício. A cidade diária,
como um jornal que todos liam,
ganhava um pulmão de cimento e vidro).
A água, o vento, a claridade,
de um lado o rio, no alto as nuvens,
situavam na natureza o edifício
crescendo de suas forças simples.
MELO NETO, J. C. de. Melhores poemas. São Paulo: Global, 1985.
A escolha lexical para a composição do poema é parte fundamental da construção dos versos e pode ser observada pelo leitor. Nesse poema, é clara a utilização de
- Biologia | 10.1 Características Gerais, Poríferos e Cnidários
Mixotrofismo ou mixotrofia, é a qualidade do ser vivo com características autótrofas e heterótrofas, ou seja, capaz de produzir seu próprio alimento a partir da fixação de CO2 mas pode também se alimentar de outros compostos inorgânicos ou orgânicos. Portanto, seres mixotróficos são autótrofos e heterótrofos.
É um exemplo de ser mixotrófico