(FUVEST 2007 1ª FASE) Na figura, OAB é um setor circular com centro em O, ABCD é um retângulo e o segmento CD é tangente em X ao arco de extremos A e B do setor circular.
Se AB = 23\sqrt{\smash[b]{3}} e AD = 1, então a área do setor OAB é igual a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
O texto a seguir é um trecho de uma conversa por meio de um programa de computador que permite comunicação direta pela Internet em tempo real, como o MSN Messenger. Esse tipo de conversa, embora escrita, apresenta muitas características da linguagem falada, segundo alguns linguistas. Uma delas é a interação ao vivo e imediata, que permite ao interlocutor conhecer, quase instantaneamente, a reação do outro, por meio de suas respostas e dos famosos emoticons (que podem ser definidos como “ícones que demonstram emoção”).
João diz: oi
Pedro diz: blz?
João diz: na paz e vc?
Pedro diz: tudo trank ☺
João diz: oq vc ta fazendo?
[...]
Pedro diz: tenho q sair agora...
João diz: flw
Pedro diz: vlw, abc
Para que a comunicação, como no MSN Messenger se dê em tempo real, é necessário que a escrita das informações seja rápida, o que é feito por meio de
- Geografia | 5.3 Urbanização
Desde que, em 1993, frequentei por dez meses a favela de Vigário Geral para escrever “Cidade Partida”, muita coisa piorou no quadro da violência no Rio. […]
[Nesse espaço de tempo, porém,] nem tudo foi retrocesso. Ao contrário, há que se comemorar nos últimos anos o surgimento de importantes ações afirmativas em que se destacam os trabalhos de personagens como MVBill, na Cidade de Deus; Jaílson de Souza e Silva, na Maré; Celso Athayde, à frente da CUFA [Central Única das Favelas], entre outros. Estes movimentos se caracterizam pelo empenho em sair do gueto e ganhar visibilidade não pelos tiros de AR-15, mas pelos sons, cores e gestos da arte e da cultura.
VENTURA,Z. A cultura une o que a economia separa. O Globo,02 abr. 2016.
As frases de Zuenir Ventura expressam um ponto de vista sobre as ações afirmativas realizadas por diversos grupos na tentativa de redução da distância entre “asfalto” e “favela”. Para o autor, essas ações afirmativas decorrem da
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
(ENEM 2020 2º APLICAÇÃO) A expansão urbana altera a configuração de muitos espaços, a ponto de prejudicar atividades neles desenvolvidas, seja pela especulação imobiliária, ou pelo projeto urbanístico da administração pública. Essa pressão é sentida em algumas escolas, principalmente para a prática de esportes, que demanda uma área ampla e diferenciada. O problema leva gestores e docentes a procurarem alternativas para se adaptar a essa realidade urbana. Para o urbanista Fernando Pinho, “se a cidade é de todos e para todos, por que não se apropriar dela? A escola deve ser mais porosa à cidade, à vida do lado de fora [...]. Temos que trazer a cidade para a sala de aula e tornar a cidade uma sala de aula”.
PERET, E. A cidade como sala de aula. Retratos:a revista do IBGE, n. 4, 2017 (adaptado).
As mudanças urbanísticas têm impactado o espaço escolar. Nesse contexto, a prática de esporte
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
(Unicentro) Considere as informações constantes da tabela I e do heredograma II.
De acordo com os conhecimentos relacionados ao sistema ABO de grupos sanguíneos humanos e com os dados à Tabela I, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Os alelos IAIBsão co-dominantes, pois ambos se expressam na condição heterozigótica.
( ) As pessoas do grupo sanguíneo A que têm aglutinina anti-B no plasma não podem receber sangue do tipo B nem do tipo AB, já que esses contém aglutinogênios B em suas hemácias.
( ) Pessoas do grupo AB são consideradas doadoras universais quanto ao sistema ABO, pois seus aglutinogênios são reconhecidos pelos outros tipos sanguíneos.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
exto base: Leia a frase a seguir e responda à questão. Toda criança, para realizar suas atividades do dia a dia, possui rotina. A rotina são as tarefas que fazemos todos os dias como: acordar, escovar os dentes, tomar café da manhã, entre outros...
Enunciado:
Leia o trecho a seguir.
Os meninos das laranjas
[...] Bem, lá em Tabatinga, a dona Catarina conversou um pouco com Reinaldo, de 14 anos, e seu irmão Renato, de 11, que saem às cinco e meia da manhã de casa – moram numa chácara, onde o pai é caseiro – e caminham 4 quilômetros até o ponto em que devem tomar o caminhão para chegar até os laranjais. E sabe a que horas eles voltam pra casa? Só às oito da noite! Por essa razão, os dois tiveram que abandonar a escola [...]
AZEVEDO, Jô, HUZAK, Iolanda, PORTO, Cristina. Serafina e a criança que trabalha. 13 ed. São Paulo: Ática. 2007. p.14 (Fragmento)
Compare a sua rotina com a rotina dos meninos das laranjas. Descreva as semelhanças e as diferenças que existem entre elas.
SEMELHANÇAS:
DIFERENÇAS: