(FUVEST 2009 1ª FASE) Na figura, B, C e D são pontos distintos da circunferência de centro O, e o ponto A é exterior a ela. Além disso,
(1) A, B, C, e A, O, D, são colineares;
(2) AB = OB;
(3) CO\widehat{O}D mede α\alpha radianos.
Nessas condições, a medida de ABO, em radianos, é igual a:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
O brasileiro João Guimarães Rosa e o irlandês James Joyce são autores reverenciados pela inventividade de sua linguagem literária, em que abundam neologismos. Muitas vezes, por essa razão, Guimarães Rosa e Joyce são citados como exemplos de autores "praticamente intraduzíveis". Mesmo sem ter lido os autores, é possível identificar alguns dos seus neologismos, pois são baseados em processos de formação de palavras comuns ao português e ao inglês.
Entre os recursos comuns aos neologismos de Guimarães Rosa e de James Joyce, estão:
I. Onomatopeia (formação de uma palavra a partir de uma reprodução aproximada de um som natural, utilizando-se os recursos da língua); e
II. Derivação (formação de novas palavras pelo acréscimo de prefixos ou sufixos a palavras já existentes na língua).
- Arte - Fundamental | 06. Instrumentos Musicais
12. MATERIAL
- Nesta atividade será usado somente o corpo e a voz das crianças
PROCEDIMENTOS
- Caro professor, inicie a aula com uma discussão sobre o que é um instrumento
musical e a sua finalidade dentro da música. Fale sobre o que são instrumentos
musicais convencionais e não convencionais, sobre o uso do corpo como instrumento
(exemplo bater palmas com as mãos).
- Discuta sobre as várias formas de se utilizar um instrumento convencional, por
exemplo: as várias maneiras de se tocar as cordas de um violão, as várias maneiras de
se tocar a pele e o corpo de um tambor.
- Ao fim dessa introdução, proponha a seguinte atividade: Transforme o corpo de um
colega em um instrumento musical. Uma criança será o instrumentista e o outro será
o instrumento.Trabalhem em duplas (no máximo em trios).Eleja duas partes do corpo
da criança-instrumento para serem tocadas. A criança-instrumento deverá responder
com sons aos diferentes gestos da criança-instrumentista. Por exemplo: combine que
um toque no ombro feito pela criança-instrumentista fará com que a criança-
instrumento responda com a sílaba “pa” e um assopro nos cabelos fará com que ele
imite uma campanhia distorcida.
- Peça a dupla que coloque um nome no instrumento criado e que experimente,
improvise e ao final faça uma presentação para toda a sala.
- Ao apresentar para a turma, peça a dupla que descreva seu instrumento e mostre
seus sons antes de apresentar a peça.
- Se possível, faça uma gravação desta apresentação para que em outro momento,
professor e aluno possam avaliar juntos o resultado.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6314
O DESENHO E O VOLUME
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Leia o texto abaixo para responder à questão.
“Literatura indígena é sempre militante”, diz Daniel Munduruku
Por Bruno Molinero
Daniel Munduruku gosta de dizer que pegou gosto pela leitura por causa de uma aranha. Ainda criança, uma de suas obrigações era organizar a biblioteca de sua escola. Só que não importava o quanto ele limpasse: uma aranha todos os dias fazia uma teia na mesma prateleira, sobre o mesmo livro. Era só abrir a biblioteca e lá estava a trama pegajosa. Até que o garoto, intrigado, resolveu dar uma olhada na obra de que o inseto tanto gostava. E foi então que leu pela primeira vez O Pequeno Príncipe.
Disponível em: <http://eraoutravez.blogfolha.uol.com.br/2017/03/06/literatura-indigena-e-sempre-
militante-diz-daniel-munduruku-leia-entrevista/>. Acesso em: 22 mar. 2017. Adaptado.
Vocabulário
Militante – que ou aquele que defende ativamente uma causa ou exerce efetivamente uma atividade.
A finalidade desse texto é:
- Geografia - Fundamental | 03. O Brasil e suas diferenças sociais
Analise a imagem a seguir e responda:
Disponível em: <http://compauta.com.br/4098/brasil/trabalho-infantil-no-mundo-e-reduzido-em-um-terco-entre-2000-e-2012>. Acesso em: 13 out. 2013.
A) O que a imagem anterior representa?
B) Como esse problema afeta o futuro das crianças?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Disponível em: < http://testearinelli.wordpress.com/2009/04/page/2/>. Acesso em: 29 jun. 2016.
Enunciado:
Com o intuito de obter maior fluidez na interlocução com seus leitores, o locutor do texto utiliza uma linguagem informal, espontânea e dinâmica. A escolha dessa modalidade justifica a presença de uma passagem que destoa da norma-padrão pela inobservância do articulador entre o termo regente e o termo regido. Qual é ela?