(FUVEST 2006 1ª FASE) Em Brasília, em julho de 2005, numa das sessões da CPI dos Correios, o relator citou o início das Catilinárias, de Cícero (63 a.C.): “Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda esse teu rancor nos enganará? Até que ponto a (tua) audácia desenfreada se gabará?” Transcendendo a história romana, o nome de Cícero continua presente no vocabulário político-cultural do Ocidente, estando associado a
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O Reizinho Mandão foi publicado no ano de 1978, pela Editora Pioneira. A obra reflete o momento político vivido pelo Brasil, pois foi lançada um pouco antes da extinção do AI-5 (Ato Institucional nº 5), que dava força total à censura e às perseguições políticas totalmente arbitrárias. O Reizinho Mandão faz crítica aos governos militares brasileiros, já que a primeira edição da obra é de 1978 (final do período militar). A autora, Ruth Rocha, utilizou-se da sátira ou da paródia para apresentar o seu personagem principal.
Leia a seguir um trecho do livro O reizinho mandão, de Ruth Rocha, e responda às questões.
O reizinho não queria saber de nada.
[…]
Ele era tão mandão, que queria mandar em tudo que acontecia no reino.
Quando eu digo tudo, era tudo mesmo!
A diversão do reizinho era fazer leis e mais leis.
[…]
Eu sou o rei. Eu é que mando!
ROCHA, Ruth. O reizinho mandão. São Paulo: Editora Pioneira, 1978.
a) Ao ler o trecho do livro, você acha que a autora também encontrou um jeito de criticar a ditadura militar?
( ) sim ( ) não
b) Que relação pode ser estabelecida entre as frases da autora e a ditadura militar?
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
(ENEM 2021 1° APLICAÇÃO) Os velhos papéis, quando não são consumidos pelo fogo, às vezes acordam de seu sono para contar notícias do passado.
É assim que se descobre algo novo de um nome antigo, sobre o qual já se julgava saber tudo, como Machado de Assis.
`Por exemplo, você provavelmente não sabe que o autor carioca, morto em 1908, escreveu uma letra do hino nacional em 1867— e não poderia saber mesmo, porque os versos seguiam inéditos. Até hoje.
Essa letra acaba de ser descoberta, em um jornal antigo de Florianópolis, pelo pesquisador independente Felipe Rissato.
“Das florestas em que habito/ Solto um canto varonil:/ Em honra e glória de Pedro/ O gigante do Brasil”, diz o começo do hino, composto de sete estrofes em redondilhas maiores, ou seja, versos de sete sílabas poéticas. O trecho também é o refrão da música.
O Pedro mencionado é o imperador Dom Pedro II. O bruxo do Cosme Velho compôs a letra para o aniversário de 42 anos do monarca, em 2 de dezembro daquele ano — o hino seria apresentado naquele dia no teatro da cidade de Desterro, antigo nome de Florianópolis.
Disponível em: www.revistaprosaversoearte.com. Acesso em: 4 dez 2018 (adaptado).
Considerando-se as operações de retomada de informações na estruturação do texto, há interdependência entre as expressões
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(UEFS) O DNA é uma molécula com potencial replicativo semiconservativo e, diante dessa informação, 50 moléculas desse ácido nucleico foram marcadas com timina radioativa e posteriormente transferidas para um meio sem esse isótopo e com condições necessárias para a sua replicação. Após três duplicações consecutivas, o número de DNAs que ainda apresentarão esse marcador radioativo é
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UDESC) Dois vagões de trem, cada um com massa m, estão unidos formando o vagão AB, movendo-se com velocidade v0 em direção ao vagão de trem C com massa m. O vagão C está inicialmente em repouso. Ocorre uma colisão perfeitamente inelástica entre os vagões AB e o C. Após esta colisão, a velocidade do vagão AB e a variação em sua energia cinética são, respectivamente:
- Matemática | 3.6 Exponencial
Admita que um tipo de eucalipto tenha expectativa de crescimento exponencial, nos primeiros anos após seu plantio, modelado pela função na qual y representa a altura da planta em metro, t é considerado em ano, e "a" é uma constante maior que 1 .O gráfico representa a função y.
Admita ainda que fornece a altura da muda quando plantada, e deseja-se cortar os eucaliptos quando as mudas crescerem 7,5 m após o plantio.O tempo entre a plantação e o corte, em ano, é igual a: